Leão volta a conquistar lugar no pódio à boleia de herói improvável
Colombiano Cristian Borja marcou o golo que recolocou a equipa de Alvalade no terceiro posto do campeonato.
© Global Imagens
Desporto I Liga
Resumo do jogo: O Sporting venceu, esta segunda-feira, na recepção ao Marítimo, por 1-0, em encontro da 18.ª jornada da I Liga. O golo da vitória foi marcado por Cristián Borja já no último quarto de hora, num jogo que ficou marcado pela estreia de Sporar e a lesão aparentemente grave de Luiz Phellype.
O encontro começou com o Sporting a ficar perto de se colocar em vantagem por intermédio de Ristovski. Bruno Fernandes descobriu o macedónio na área, que recebeu bem, mas atirou muito por cima da baliza defendida por Amir.
Minutos depois aconteceu a lesão de Luiz Phellype que levou à entrada extemporânea do reforço de inverno Sporar. O brasileiro saiu do encontro em lágrimas, e acompanhado por dois elementos da equipa médica dos leões, antevendo-se uma lesão grave.
O esloveno entrou na partida e tentou logo mostrar serviço nos minutos seguintes. Servido por Bruno Fernandes, Sporar atirou para uma defesa com o pé de Amir, com a bola a sair pela linha de fundo.
Em seguida, Coates marcou, aos 18 minutos, aquele que poderia ter sido o melhor golo da sua carreira. Bruno Fernandes cruzou para a área, o uruguaio recebeu no peito e com um excelente 'pontapé moinho' colocou a bola no fundo das redes adversárias, mas a posição irregular impediu aquele que seria um belo golo.
Depois de dominar na primeira meia-hora do encontro, o Sporting desceu de produção e o Marítimo até podia ter saído a ganhar para o intervalo não fosse a boa intervenção de Luís Maximiano a um remate de Rodrigo Pinho aos 38 minutos, naquela que foi a melhor oportunidade da etapa inicial.
O segundo tempo começou com mais um golo anulado ao Sporting, mas este deixou algumas dúvidas. Borja cruzou da esquerda à procura de Sporar, mas Amir chegou primeiro e desviou para a frente onde estava Rafael Camacho para atirar para o fundo das redes. Rui Costa foi ver as imagens e decidiu invalidar, pela segunda vez, um golo aos leões por falta de Sporar sobre René Santos.
A resposta do Marítimo não se fez esperar e Rodrigo Pinho esteve a centímetros de marcar. O brasileiro ultrapassou Neto e Coates e na cara de Maximiano viu o guarda-redes cortar o lance em direção da baliza, antes de Ristovski tirar pela linha de fundo.
Numa tentativa de mexer com o jogo, Silas colocou em campo Gonzalo Plata e Jovane Cabral, jovem cabo-verdiano que esteve na origem do golo, agora validado, que daria a vitória aos leões. Aos 76 minutos, o extremo cruzou rasteiro e ao segundo poste Borja apareceu para desviar para aquele que foi o seu primeiro golo com a camisola do emblema verde e branco.
Até final do encontro, Jovane Cabral esteve perto de assinar aquele que seria o segundo dos leões no encontro. O cabo-verdiano atirou a centímetros da baliza de Amir.
Com este resultado, o Sporting regressa ao terceiro posto do campeonato com 32 pontos, ultrapassando o Famalicão que é quarto classificado com menos um. O Marítimo é 13.º com 20.
Momento do jogo: Borja fez explodir as bancadas do estádio de Alvalade com um remate certeiro aos 76 minutos. Jovane Cabral cruzou para a área e o colombiano desviou ao segundo poste para aquele que foi o seu primeiro golo com a camisola dos leões.
Minuto a minuto:
90+3' - Cartão amarelo para Edgar Costa.
90+1' - Que perigo! Esteve à vista o segundo. Jovane dispara cruzado e fica a centímetros do golo.
90' - Rui Costa dá quatro minutos de compensação.
89' - René vê cartão amarelo.
86' - O Marítimo tenta agora pressionar no ataque na tentativa de chegar à igualdade no marcador.
Confira o lance do golo do Sporting
82' - Bruno Fernandes vê cartão amarelo
79' - Segunda mudança no Marítimo. Getterson entra para o lugar de Diego Moreno.
76' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Sporting! Marca Borja! Jovane Cabral recebe na direita, cruza rasteiro e o colombiano aparece ao segundo poste a inaugurar, à terceira, o marcador.
72' - Canto de Bruno Fernandes, Coates desvia ao primeiro poste, mas Jovane Cabral não consegue encostar.
71' - Silas esgota as alterações. Saída de Doumbia para a entrada de Jovane Cabral.
70' - Grande momento de Bruno Fernandes! Capitão leonino ficou a centímetros do 1-0, com um míssil que terminou na trave da baliza do Marítimo. Amir estava batido.
66' - Grande jogada de Plata que termina em defesa de Amir. Bruno Fernandes solicita a entrada do equatoriano, mas o guardião insular estava atento e desviou a bola.
62' - José Gomes faz a primeira alteração. Edgar Costa entra para o lugar de Joel Tagueu.
62' - Silas volta a mexer. Plata entra para o lugar de Jesé.
61' - Muito perto o Marítimo de abrir o marcador. Rodrigo Pinho correu quase metade do campo, ultrapassou Neto e Coates e na cara de Maximiano viu o guarda-redes cortar o lance em direção da baliza, antes de Ristovski tirar pela linha de fundo.
57' - Confirma-se o golo anulado aos leões, o segundo na partida. Rui Costa analisou as imagens do VAR e decidiu que Sporar empurrou René Santos pelas costas.
54' - Lance está a ser analisado pelo vídeoárbitro.
53' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Sporting! Marca Rafael Camacho. Borja cruza da esquerda à procura de Sporar, mas Amir chega primeiro e desvia para a frente onde estava o jovem para atirar para o fundo das redes.
52' - Livre de Bruno Fernandes passa pouco por cima da trave de Amir.
51' - Cartão amarelo para Bebeto por falta sobre Borja.
51' - Boa jogada de ataque do Sporting. Bruno Fernandes pica a bola sobre a defesa à procura de Jesé, mas Amir chega primeiro.
47' - Cruzamento de Rúben Ferreira termina nas mãos de Maximiano.
46' - Começa a segunda parte no estádio de Alvalade.
45+2' - Intervalo em Alvalade. Jogo termina sem golos na primeira parte.
45+2' - Rafael Camacho passou por dois adversários e tentou o remate de trivela, mas a bola terminou nas mãos de Amir.
45' - Rui Costa dá dois minutos de compensação.
40' - Rafael Camacho tenta sair a jogar em zona proibida, mas Nanú ganha a bola e atira para defesa de Maximiano.
39' - É o segundo aviso do Marítimo para a baliza do Sporting. Rodrigo Pinho falha por centímetros o desvio a um cruzamento de Bebeto.
38' - Grande defesa de Maximiano a remate de Rodrigo Pinho! Boa jogada de Nanu a servir o avançado brasileiro que na cara do guardião leonino atira para uma boa intervenção do português.
33' - Boa jogada de Borja pela esquerda, mas o cruzamento de pé direito sai totalmente desenquadrado.
31' - Bruno Fernandes tenta o remate de longe, mas a bola sai pouco centímetros a cima da baliza de Amir.
28' - Cartão amarelo para Luís Neto por falta sobre Correa.
26' - Amir quase borrava a pintura. Bruno Fernandes cobra um livre ainda longe da área, e o guardião não segurou, com a bola a sair pela linha de fundo.
25' - Luiz Phellype saiu em lágrimas em direção ao balneário. Avançado brasileiro muito aplaudido desde as bancadas.
23' - Bruno Fernandes tirar um cruzamento para a área, mas Zainadine desvia pela linha de fundo.
21' - Cruzamento de Nanu vai para as mãos de Maximiano.
20' - Confirma-se a posição irregular de Coates. O uruguaio estava 33 centímetros fora de jogo.
18' - Belo remate de Coates que termina no fundo das redes. Bruno Fernandes cruza para a área, e o uruguaio 'mata' no peito, antes de atirar para a baliza de Amir. O lance é invalidado por fora de jogo e está em análise no vídeoárbitro.
17' - Sporar anima as bancadas com um bom remate pouco depois de entrar. Grande passe de Bruno Fernandes para o avançado que de primeira vê Amir desviar pela linha de fundo.
15' - Aí está a estreia de Sporar. O avançado esloveno entra para o lugar de Luiz Phellype.
14' - O brasileiro sai muito queixoso do relvado e apoiado por dois elementos da equipa médica dos leões.
13' - Luiz Phellype não está em condições para continuar em campo. Sporar despe o casaco e vai estrear-se pelos leões.
12' - O que acaba de perder Ristovski. Enorme cruzamento de Bruno Fernandes a descobrir o macedónio na pequena área que recebe a bola e atira por cima da baliza de Amir.
8' - Diego Moreno atira muito por cima da baliza leonina.
5'- Primeiro remate do jogo é do Marítimo. Joel Tagueu atirou para defesa fácil de Maximiano.
5' - Cruzamento de Bruno Fernandes para a área, mas ninguém aparece para o desvio.
3' - Má decisão do ataque do Sporting. Jesé colocou em Rafael Camacho que soltou mal para Luiz Phellype.
1' - Começa o encontro em Alvalade.
0' - Capitães de equipa escolhem campo ou bola antes do início do encontro.
0' - Equipas já aquecem no relvado de Alvalade.
VAMOS EQUIPA #SCPCSM #LigaNOS #DiaDeSporting pic.twitter.com/0tHTuPwHKm
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) January 27, 2020
Equipas Iniciais:
Onze do Sporting: Maximiano, Ristovski, Neto, Coates, Borja, Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Jesé, Rafael Camacho e Luiz Phellype.
Suplentes do Sporting: Diogo Sousa, Ilori, Rodrigo Battaglia, Rosier, Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Sporar.
Onze do Marítimo: Amir, Bebeto, Zainadine, René Santos, Rúben Ferreira, Nanu, Vukovic, Diego Moreno, Correa, Rodrigo Pinho e Joel Tagueu.
Suplentes do Marítimo: Charles, Grolli, Getterson, Edgar Costa, Bambock, China e Mesquita.
Antevisão: Sporting e Marítimo encontram-se, esta segunda-feira, pelas 21h00, no Estádio de Alvalade, numa partida relativa à 18.ª jornada da I Liga.
Os comandados de Jorge Silas tentaram conquistar os três pontos num encontro que se prevê complicado frente a um adversário sempre difícil.
Depois da derrota do Famalicão na receção ao Santa Clara (1-0), no domingo, os 'verdes e brancos' têm a oportunidade de ascender ao terceiro lugar do campeonato, uma vez que somam agora 29 pontos frente a 31 dos minhotos.
Por outro lado, a equipa orientada por Silas quer, frente ao 11.º classificado Marítimo, regressar às vitórias, depois do desaire caseiro no dérbi com o Benfica (2-0), na ronda anterior.
O encontro entre Sporting e Marítimo, agendado para as 21h00, terá arbitragem de Rui Costa e poderá acompanhar todos os detalhes no Desporto ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com