Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers defrontam-se, este domingo, dia 2 de fevereiro, pelas 23h30 [hora de Portugal Continental], para a 54.ª edição da final da Super Bowl.
Uma final com um cunho especial por aparecer associada à época em que a NFL celebrou o centenário. No Hard Rock Stadium, em Miami, vão estar frente a frente os emblemas de Patrick Mahomes (Chiefs) e Jimmy Garopollo (49ers).
Patrick Mahomes é considerado um dos principais prodígios da modalidade. Chegou há três anos, onde foi a 10.ª escolha na 1.ª ronda do Draft. Se no primeiro ano esteve longe de ser uma das primeiras escolhas, na época anterior assumiu-se como uma das grandes figuras dos Chiefs, acabando só por perder na final da conferência da AFC, frente a Tom Brady e aos New England Patriots. Falhou a Super Bowl por um jogo, mas este ano conseguiu chegar à grande final, sendo de crucial importância no caminho até ao encontro decisivo, nomeadamente nos triunfos frente aos Houston Texans e ao Tennessee Titans.
Frente aos Texans, conseguiu ajudar a equipa a virar uma desvantagem de 0-24, vencendo por 51-31, naquele que foi um dos melhores jogos do ano. No final da AFC frente aos Titans, Mahomes voltou a dar nas vistas com um touchdown decisivo.
Destacar ainda o facto de os Kansas City Chiefs regressarem ao Super Bowl 50 anos depois. A última final em que marcaram presença foi em 1970, onde derrotaram os Minnesota Vikings por 23-7. Já os 49ers estragaram as contas da NFL, que sonhava com a reedição do primeiro Super Bowl (Green Bay Packers x Kansas City Chiefs, em 1967). Os 49ers venceram os Packers por 37-20 a final da conferência da NFC e vão agora tentar o sexto Super Bowl da sua história, depois de disputarem a última final há sete anos, onde perderam frente aos Baltimore Ravens, por 34-31.
Se vencerem a presente edição da Super Bowl, os 49ers igualam os Pittsburgh Steelers e os New England Patriots como os clubes com mais títulos conquistados: seis.
Se no decorrer deste artigo já falámos de Patrick Mahomes, quarterback dos Chiefs e considerado o sucessor de Tom Brady na NFL, agora é a vez de convocar o nome de Jimmy Garopollo, quarterback dos 49ers e antigo suplente de Tom Brady nos New England Patriots. Com falta de espaço na equipa por culpa de Brady acabou por se transferir para os 49ers em 2017, curiosamente o ano de estreia de Mahomes.
A 54.ª edição da final do Super Bowl é também considerada uma das partidas mais equilibradas dos últimos anos e que pode marcar o início de uma nova dinastia na NFL, após o domínio absoluto dos Patriots de Brady, que desde o início do século XXI estiveram em nove finais da Super Bowl e venceram seis.