Vice-presidente do Benfica, Varandas Fernandes exerce profissionalmente como médico-cirurgião ortopédico. Numa altura em que o mundo luta contra uma pandemia, o dirigente encarnado quis deixar uma palavra de força do setor da saúde e apelou ao sentido de responsabilidade de todos os portugueses.
"Existe apreensão face à situação que vivemos porque a evolução pode ser moderada ou mais repentina. A atitude dos profissionais de saúde é muito afirmativa e confiante. A comunicação é essencial. Tem existido um comportamento exemplar por parte de todos – órgãos de comunicação social, agentes, entidades... todos têm seguido o mais rigoroso aspeto de orientação. É muito importante, e de uma forma também rigorosa, seguir as indicações das autoridades de saúde, e devemos olhar para todos os sinais que existem na comunidade. Devemos respeitar e cumprir as orientações das autoridades de saúde”, começou por dizer em declarações à BTV.
O vice-presidente do Benfica relatou ainda como está o clube a proceder aos trabalhos nesta altura de luta contra a Covid-19.
"No Benfica, desde a primeira hora foi implementado um rigoroso plano de prevenção e contingência com total prevalência para o teletrabalho, em que estão neste momento cerca de 500 funcionários e colaboradores das áreas mais diversas do Clube a trabalhar neste sistema. Existe um minucioso acompanhamento do trabalho diário de preparação dos atletas nas suas residências, havendo inclusive preocupação de dar pública visibilidade às diferentes rotinas do dia a dia dos nossos atletas, proporcionando exemplos que sirvam de incentivo e ajuda a todos os que partilham esta fase de necessário e obrigatório recolhimento”, salientou.
Por fim, Varandas Fernandes mostrou-se confiante quanto ao futuro.
"Nesta fase o nosso foco está essencialmente no combate que todos, sem exceção, devemos travar contra esta gravíssima pandemia. Como foi dito, nesta batalha somos todos do mesmo clube. Sobre o futuro, acredito também que, juntos, teremos a grande capacidade de salvaguardar os milhares de clubes que em Portugal têm sido tanto o garante da prática desportiva e que, conjuntamente com os maiores, também são verdadeiros embaixadores e símbolos do País, desta grande nação”, finalizou.