Gonzalo Plata estava a começar a despontar antes da paragem do campeonato. O jovem extremo equatoriano chegou a Alvalade ainda na época 2018/19 e, em entrevista ao programa ‘Fanático’, recordou que os primeiros dias em Portugal não foram fáceis.
"Quando cheguei a Portugal foi muito difícil para mim. No dia a seguir já estava a pensar em voltar ao Equador, porque me sentia mal. Não tinha confiança, não tinha os meus amigos. Pensava que ia ser igual a quando estive no Independiente. Os primeiros meses foram muito duros porque estava sozinho, ainda não estava cá o meu irmão. Com o tempo fui-me habituando, conheci os meus colegas aqui no Sporting, senti-me mais tranquilo e tive mais contacto com as pessoas do clube”, começou por dizer.
Plata tinha vários interessados, o Barcelona esteve em cima da mesa, mas o jovem explicou por que optou pelos leões.
“Sim, estive muito perto de assinar pelo Barcelona. estive prestes a assinar, mas apareceu o Sporting, era mais favorável para a minha carreira, pela minha idade, ia ter mais minutos. Mas claro que jogar com treinar com aqueles craques do Barça seria algo espetacular. Ir para a B do Barcelona? Tenho a capacidade para ganhar um lugar, mas claro que no Barcelona seria mais difícil que em qualquer outro clube”, realçou.
Quanto a um interesse de clubes ingleses, Plata deixou claro que nada sabe acerca disso.
"Não sei o que há de verdade nisso. O meu empresário é que se encarrega de se mexer nesse sentido. Todos sonham com jogar na Premier League. Desde pequeno era a liga que mais via. Aqui em Portugal sinto-me bem e ainda me falta muito por dar”, finalizou o extremo.