O jornal A Bola destaca este domingo a aposta vincada do Sporting nos talentos produzidos em solo nacional, mas nem só.
O desportivo português lembra que entre os 23 atletas que compõe o seu plantel principal, 74% dos jogadores, com idades entre os 18 e 36 anos, são todos de origem lusa.
Aqui, destaque para Matheus Nunes e Jovane Cabral, dois atletas respetivamente brasileiros e cabo-verdianos que já optaram pela nacionalidade lusa.
Porém, há que dizer que se assim o pretendesse Rúben Amorim, o Leão podia alinhar com uma equipa 100% feita em 'casa', num onze composto por Maximiano; Eduardo Quaresma, Palhinha e Gonçalo Inácio; João Mário, Daniel Bragança, Rodrigo Fernandes e Nuno Mendes; Tiago Tomás, Jovane Cabral e Joelson Fernandes.
Se atendermos a este facto, lembra A Bola que se verificarmos a 'origem' de cada um dos portugueses mais habitualmente rodados, 9 em 17 são formados em Alcochete, facto que merece destaque.
Se tirarmos da equação Rodrigo Fernandes e Joelson, que raramente estão com a equipa principal, o Sporting teria de recuar 12 anos para encontrar tanto produção interna, sendo que na altura alinhavam Rui Patrício, Caneira, Carriço, Pereirinha, André Marques, Miguel Veloso, Moutinho Adrien Silva ou Yannick Djaló.