Devido às restrições impostas pelas autoridades britânicas relacionadas com a pandemia da covid-19, a UEFA determinou que os dois duelos dos quartos de final da Liga dos Campeões se realizassem no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha.
Assim, é só na 'teoria' que os 'dragões' vão jogar na terça-feira como visitados, como também só no 'papel' é que, na quarta-feira, foram anfitriões dos 'blues', que se impuseram por 2-0, com tentos de Mason Mount (32 minutos) e Ben Chilwell (85).
Para efeitos estatísticos, o jogo da segunda mão dos 'quartos' será, ainda assim, na casa do Chelsea e, revisitando a história, a mesma indica que, em 21 visitas a clubes ingleses, o FC Porto não conseguiu mais do que três igualdades, todas na 'Champions'.
Os 'dragões' conseguiram 'empatar' duas vezes o Manchester United - a um golo em 2003/04, rumo ao segundo título europeu, e a dois em 2008/09, numa eliminatória que Cristiano Ronaldo resolveria no Dragão (0-1) - e uma o Liverpool (0-0 em 2017/18), após um 0-5 caseiro.
De resto, os 'dragões' acumularam derrotas, num total de 18, a últimas das quais já na presente temporada, no jogo de estreia no Grupo C da Liga dos Campeões, no Etihad Stadium, onde o Manchester City se impôs por 3-1.
Após sete jogos e mais de 640 minutos sem conseguir sequer qualquer golo em solo inglês, o conjunto 'azul e branco' ainda se adiantou no marcador, graças a um golo do internacional colombiano Luis Díaz, apontado logo aos 14 minutos.
Mas, os comandados do catalão Pep Guardiola restabeleceram igualdade aos 20 minutos, num penálti do argentino Agüero, e marcaram mais dois tentos na segunda parte, pelo alemão Gündogan, aos 65, de livre direto, e o espanhol Ferrán Torres, aos 73.
Face ao Chelsea, o embate de terça-feira será já o quinto, sempre na 'Champions', e os quatro primeiros terminaram com outras tantas vitórias dos londrinos, em três ocasiões comandados pelo treinador português José Mourinho, que rumou aos 'blues' após conduzir os 'azuis e brancos' ao título em 2003/04.
Os ingleses, comandados pelo 'special one' venceram por 3-1 em 2004/05, na fase de grupos, e por 2-1 em 2006/07, após 1-1 nas Antas, nos 'oitavos', e, sob o comando do 'happy one', na segunda passagem pelo clube, por 2-0 em 2015/16, também na fase de grupos.
Pelo meio, o Chelsea, comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, ganhou por 1-0 em 2009/10, também na fase de grupos.
Em Inglaterra, o FC Porto foi derrotado, no total, por nove equipas, sendo que, além do recordista Chelsea (quatro triunfos), também venceram mais do que uma vez os 'dragões' o Arsenal e o Liverpool (ambos três) e o City e o United (ambos duas).
Os 'dragões', que somam 11 golos marcados, contra 54 sofridos, também perderam uma vez com Newcastle, na primeira visita, em 1969/70 (0-1 na segunda mão da segunda eliminatória da Taça das Cidades com Feira), Wolverhampton, Tottenham e Leicester.
O encontro entre Chelsea e FC Porto, da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, realiza-se na terça-feira, de novo no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa).
Leia Também: FC Porto com tarefa muito complicada para chegar às 'meias' da Champions