Benfica-Sporting: Quebrar invencibilidade para sonhar com o segundo lugar

Encarnados precisam de ganhar o dérbi contra o campeão se ainda quiserem ter hipóteses de chegar ao segundo lugar, Já os leões vão tentar manter o registo de jogos sem conhecer o sabor das derrotas.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
15/05/2021 07:17 ‧ 15/05/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

Antevisão

O Estádio da Luz recebe, este sábado, o sempre histórico dérbi da cidade de Lisboa entre Benfica e Sporting, a contar para a 33.ª e penúltima jornada do campeonato português.

Em 'casa' dos encarnados, e depois dos leões terem garantido a conquista do título, que fugia há 19 anos, o clube da Luz terá obrigatoriamente de se ainda quiser ter hipóteses de poder alcançar o acesso direto à Liga dos Campeões, apesar de já estar garantida a presença nas pré-eliminatórias da competição.

Do outro lado, os comandados de Rúben Amorim, que regressa a um estádio que bem conhece, vão tentar continuar sem derrotas e ficar ainda mais perto de se tornar a primeira equipa a terminar uma época com o estatuto de imbatível, num campeonato com mais de 30 rondas.

Os leões, ao contrário do Benfica, chegam a este dérbi com apenas três dias de descanso, tendo algumas baixas importantes para a partida, como são os casos de Pedro Porro, lesionado, e do central marroquino Feddal, castigado.

Jorge Jesus, por outro lado, optou por fazer alguma gestão no jogo diante do Nacional, com algumas das principais figuras da partida a terem minutos de descanso sempre fulcrais para um jogo que promete ser de ritmo elevado.

O Benfica-Sporting está agendado para as 18h00 deste sábado, no Estádio da Luz, e terá arbitragem de Tiago Martins.

Treinadores em discurso direto:

Jorge Jesus:

Dérbi: É um dérbi, que é sempre apaixonante. Este ano não será tanto porque não há adeptos. Isso é um dos fatores que tira a quase totalidade da paixão. Já não sei quantos dérbis tenho... Já são uns 20. Estou habituado. Vai ser um jogo emotivo e equilibrado, independentemente dos objetivos do Benfica. É um jogo com responsabilidade acrescida. Este clube joga sempre para ganhar independentemente dos objetivos. Espero que seja um bom jogo, bem jogado pelas três equipas. Incluindo o árbitro, o VAR e por aí fora. O Benfica tem capacidade para sair vencedor.

Guarda de honra: Não é por mim, é por aquilo que é a tradição no futebol português. Felizmente posso dizer que já venci três campeonatos e ninguém me fez guarda de honra. Isso não é normal. O normal é dar os parabéns, coisa que já fiz. O resto é o jogo. Não mais do que isso.

Sporting sem derrotas: O nosso foco é sempre em função da vitória. Para nós isso não acresce muito mais. Trabalhamos para isso. Não é por aí que vamos correr. Nós corremos pelos três pontos.

Rúben Amorim:

Ausência de guarda de honra no dérbi: É verdade que não é tradição em Portugal. Poderá vir a ser, mas ainda não o é. Queremos é ganhar, e ficamos satisfeitos. Toda a gente assinalou este título como justo, e isso é o mais importante para nós. Para nós não é caso o Benfica não fazer a vénia porque não é tradição em Portugal.

Dérbi e ausências no encontro: É sempre um dérbi, e é importante para os adeptos. O Benfica ainda está na luta por um lugar, e nós já temos a nossa classificação feita. Temos coisas para andar para a frente. Temos que ver soluções e preparar o próximo ano. Temos o objetivo de não perder esta época, mas o mais importante é começar a construir o futuro e a preparar o que vem aí. Em relação ao Feddal, queria dar-lhe uma palavra porque tem andado a jogar muitas vezes lesionado, nunca consegue recuperar bem das lesões e tinha mesmo de parar. Mesmo que não tivesse o castigo ia parar. Tem de fazer um trabalho de recuperação para voltar ao melhor dele e isso não se notou. Isso revela a capacidade de sofrimento e qualidade dele.

Sporting é candidato ao título na próxima época? É campeão nacional, a pressão aumenta, mas não muda a diferença que temos para os rivais nem a nossa ambição que é vencer todos o jogos. Queremos melhorar, ser melhor na Europa, fazer mais golos e sofrer menos. Somos candidatos a ganhar a todos os jogos. Ganhámos um título, fomos mais fortes esta época, mas em termos globais não mudou assim tanto a diferença. Os jogadores cresceram e valorizaram, e o Sporting ganhou um título, mas ainda há diferença. Vai ser jogo a jogo mais um aninho.

Últimos resultados:

Benfica: V-V-V-E-V

Sporting: E-V-V-V-V

Últimos onzes:

Benfica: Helton Leite, Gilberto, Otamendi, Nuno Tavares, Pedrinho, Weigl, Chiquinho, Cervi, Waldschmidt e Sefetovic.

Sporting: Adan, Inácio, Coates, Feddal, João Pereira, João Palhinha, João Mário, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, Paulinho e Nuno Santos.

Ausências:

Benfica: Gilberto (castigo), André Almeida, Samaris e Jardel (lesionados).

Sporting: Feddal (castigado), Porro, Tabata e Tiago Tomás (lesionados).

Leia Também: "O Benfica tem obrigação moral e equipa para ganhar ao Sporting"

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Craque dos Wolves surpreende na hora de festejar e já há uma explicação

Wolverhampton

Craque dos Wolves surpreende na hora de festejar e já há uma explicação

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine A290. Um desportivo acessível que o vai desafiar (literalmente)

Alpine

Alpine A290. Um desportivo acessível que o vai desafiar (literalmente)

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas