Depois de Portugal conquistar o Campeonato da Europa, em 2016, e de arrecadar a Liga das Nações, em 2019, a Seleção Nacional parte para novo certame desportivo na condição de ser um dos favoritos à vitória final.
Repleta de matéria prima da baliza à 'tripulação' mais ofensiva, o campeão europeu terá dois testes de fogo na fase de grupos, diante de França e de Alemanha, começando a competição do Velho Continente com um 'digestivo' um pouco mais acessível... a Hungria.
O confronto com a seleção magiar está agendado para 15 de junho, seguindo-se depois o conjunto germânico, a 19, e, por fim, o campeão do Mundo, dia 23.
Curiosamente, Portugal parte para este certame desportivo sem o herói do último Europeu: Eder. Deixem-nos sonhar com o nome de um novo herói, afinal o passado recente ensinou-nos que também podemos sonhar de olhos abertos.
Figura
Apesar dos 36 anos que já estão presentes no cartão de cidadão de Cristiano Ronaldo, o avançado madeirense continua a ser, indubitavelmente, a figura maior da Seleção Nacional. O esquema de Fernando Santos continuará a mover-se em torno do seu maior astro que, neste ano, participará no seu último Europeu.
Joker
Apesar de não ter sido aposta regular no onze titular de Diego 'Cholo' Simeone, João Félix foi, muitas das vezes, o 'joker' do técnico argentino na hora de desequilibrar a toada ofensiva dos colchoneros. E é esse desequilíbrio, seja no onze, seja no decorrer das partidas, que mais de 11 milhões de portugueses colocam as suas 'fichas'. As qualidades do ex-Benfica no último terço do terreno de jogo podem ser determinantes para desbloquear muitos marcadores neste Europeu.
Sistema táctico
Apesar de Fernando Santos não ter um esquema preferencial, o selecionador deverá apostar num sistema de 4-3-3, em que Cristiano Ronaldo, após muitos anos na ala, habita agora num lugar mais fixo na posição de avançado centro.
Convocados
Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Rui Silva.
Defesas: João Cancelo, Nelson Semedo, José Fonte, Pepe, Nuno Mendes, Ruben Dias e Raphael Guerreiro.
Médios: Danilo, João Moutinho, Rúben Neves, Renato Sanches, Sérgio Oliveira, William Carvalho, Palhinha e Bruno Fernandes.
Avançados: Pedro Gonçalves, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo, Rafa, João Félix, André Silva, Gonçalo Guedes e Bernardo Silva.