Jorge Jesus e Helton Leite estiveram, este sábado, em conferência de imprensa, para fazerem o lançamento da final da Taça de Portugal.
Jorge Jesus
Farpas de Varandas: "Bom, é um pouco complicado. Não tenho a certeza qual o sentido dessa declaração do presidente do Sporting, que trabalhou comigo, como vocês sabem, durante alguns anos, e do qual eu respeito muito. O Sporting ganhou, foi um justo vencedor... Nestes momentos o importante é valorizar quem ganha e não falar muito dos rivais. Se alguém em Portugal ou no mundo, tirando o River, teve problemas muito sérios do que é ter um surto de Covid na equipa... Foram 28. Não foram um dois, três, quatro ou cinco, foram 28 jogadores! A equipa técnica também foi toda, estivemos semanas sem treinar. Não há comparação possível. O Sporting ganhou porque mereceu e justificou que foi melhor. Isso foi uma forma de desvalorizar o título do Sporting."
Desejo para a final: "Espero que o Benfica seja melhor e que ganhe. Queremos acabar esta época ganhando um título. Tirando o campeonato, a Taça é o troféu mais importante nas provas internas."
Taça retira pressão?: "É sempre importante vencer a Taça. Não vai valorizar nada aquilo que fizemos nesta ponta final da época, mas ganhando o troféu conquistamos este título. Ganhando ou não ganhando, a pressão é a mesma. Já falei daquilo que eu penso e sei que aconteceu esta época no Benfica. Se é importante vencer? Isso é. Queremos partilhar um título com os adeptos que eles merecem. Quanto ao futuro é tudo igual."
Braga em queda no final da época: "As equipas têm momentos piores e melhores durante a época. São situações que nós, treinadores, analisamos e sabemos, mas isto não quer dizer que o Braga deixou de ter uma boa equipa e de ter bons jogadores. O Benfica vai convencido da sua qualidade, tal como o Braga. Como treinador do Benfica, acredito na qualidade da equipa. Acabámos os jogos do campeonato muito bem. Uma final é uma final. Acontecem muitas coisas nas finais que nós não esperamos."
Final: "São jogos com características especiais. Ou ganhas ou perdes. Tem muito a ver com a qualidade do jogo. Não é muito importante nas finais quem é mais forte ou não, teoricamente. Numa final tens de arriscar tudo porque queres sair de lá vencedor."
Seferovic foi batido por Pote: "Claro que as expectativas dele e nossas é que ele fosse o melhor marcador. Claro que isto não desvaloriza a época que ele fez. Ele não fica psicologicamente afetado por não ser o melhor marcador. Tanto ele como o Pedro disputaram esta conquista individual até ao último dia. Qualquer um podia ser vencedor. O Pedro ficou feliz e o Sefe também, sendo o melhor marcador do Benfica. Fez uma excelente segunda volta."
Jardel e André Almeida podem ir a jogo: "Jardel sim, André Almeida não. A lesão do André Almeida foi muito grave. Nem hoje, nem amanhã. Nem é questão isso. O Jardel está convocado, como estão todos os jogadores. Toda a equipa vai estar junta amanhã na final. É o último jogo e a equipa vai estar unida do primeiro ao último dia."
Vertonghen: "Nós já tínhamos muitos centrais. Com o Lucas lesionado e se o Jan não recuperar, praticamente não temos centrais para jogar com uma estrutura de três. Tenho a certeza que vamos jogar com 11. Isso é o que interessa. Não estou muito preocupado com o resto."
Carvalhal disse que quer ganhar: "Para mim não é nada de anormal um treinador dizer que vai ganhar a final. Não é falta de respeito pelo adversário. É confiança e nós também pensamos assim. Estamos preparados para o duelo e para vencer esta final da Taça. Último jogo da época. Único título que o Benfica pode conquistar. É importante para nós ganhar esta final da Taça. O. Benfica nos últimos 20 anos ganhou três. Não é fácil ganhar a Taça de Portugal."
Lucas e Vertonghen de fora: "Nestes últimos cinco dias tivemos dois contratempos que não estávamos à espera. O Lucas e hoje o Vertonghen. Tenho de decidir porque tem de ser assim. Não estava preparado para perder dois jogadores que normalmente jogam. O futebol tem disto e eu vou preparar-me para isto."
Antevisão: "Falando do jogo, toda a gente espera que seja um jogo de grande qualidade. São duas boas equipas e com muita criatividade. Dá-nos indicadores que vai ser um bom jogo. Pena não ter público."
Helton Leite
Plantel em dívida com os adeptos?: "Uma coisa é o campeonato, outra é a Taça de Portugal. Estamos focados em alcançar este objetivo da Taça."
Balanço da época: "A verdade é que ainda não é o momento para fazermos o balanço da época. Temos um jogo para vencer, contra um adversário muito forte."
Taça salva a época?: "Ninguém fala em salvar a época. O campeonato é sempre o grande objetivo, mas o nosso foco agora é a Taça. Queremos terminar de forma a dar alegrias aos adeptos."
Época desgastante: "O nosso foco é total na final de amanhã. Depois pensa-se nas férias e nas seleções. O pensamento está na final."
Benfica favorito?: "Não vejo favoritismo, mas nós jogamos sempre para vencer. O Braga tem uma boa equipa e um ótimo treinador. Respeitamos muito o Braga. Vai ser um bom espetáculo. O nosso objetivo é conquistar a Taça de Portugal."
Terminar bem para culminar boa segunda volta: "Estando no Benfica, o objetivo é sempre vencer. Sabemos que estamos num bom momento, mas queremos o título porque o Benfica vive de títulos."
Espírito para a final: "Estamos focados e queremos muito conquistar este título. Queremos oferecê-los aos adeptos"