"A cara de quem ganha não é a mesma de quem perde"

Jogador português falou aos jornalistas.

Notícia

© Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto
21/06/2021 16:50 ‧ 21/06/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

João Moutinho

João Moutinho esteve, esta segunda-feira, em conferência de imprensa para lançar o jogo com a França, referente à 3.ª e última jornada do grupo F do Euro'2020. 

Renato Sanches merece ser titular?: "Eu não sou treinador. Essas questões têm de ser feitas ao míster Fernando Santos. Como disse, todos nós trabalhamos da melhor maneira e focados a 100% para dar o melhor dentro de campo. Seja quem for que o míster escolha os objetivos são os mesmos. O míster sabe o que cada um pode dar."

Mudar a filosofia de jogo: "No primeiro jogo marcámos três golos, não acho que sejamos assim tão defensivos. Claro que estamos a jogar contra grandes seleções. A Alemanha conseguiu impor o seu jogo e empurrou-nos para trás e isso pode fazer parecer que somos uma equipa muito defensiva. Isso não é verdade. Nós tentámos pressionar e estar altos no campo para poder atacar e ter posse de bola. Temos um adversário muito forte pela frente, mas queremos impor o nosso jogo. Temos de saber defender bem e atacar bem nos momentos certos."

Ambição de ser treinador no futuro: "Já falei sobre isso algumas vezes. Penso nisso, mas não o faço muitas vezes. Sinto-me bem dentro de campo e depois tenho tempo de pensar noutra carreira." 

Segredo de estar há tanto tempo ao melhor nível: "Não há segredos. Trabalho como sempre trabalhei. Claro que a alimentação, o descanso... Isso também é importante para ter uma longa carreira. Felizmente as lesões não têm aparecido e isso ajuda. Tento dar o melhor nos treinos e nos jogos. Estar muito tempo neste mundo do futebol não é fácil."

Final antecipada?: "Grandes dificuldades que vamos ter. A França é uma equipa coesa e que ataca com velocidade e com grandes jogadores na frente. Já jogámos várias vezes contra eles e temos de saber impor a nossa forma de jogar para conseguirmos um bom resultado. Queremos dar o nosso melhor, sabendo que vamos para dentro de campo para ganhar."

Azia após a derrota: "A azia vai passando. Como se costuma dizer, a cara de quem ganha não é a mesma de quem perde. Claro que ficamos com azia, tristes e tem que ser assim. Temos que encarar as coisas. Não podemos estar alegres. Mas temos de pensar na próxima tarefa, que é contra a seleção de França. Queremos dar uma melhor imagem."

Contas do apuramento: "Sabemos que podemos passar em primeiro, segundo ou como melhor terceiro. No entanto, o nosso objetivo foi sempre ganhar todos os jogos. Apenas ganhámos um e ainda dependemos de nós. Isso é importante. Temos de saber o que queremos e perceber o que temos pela frente. O grande objetivo passa por passarmos. Vai ser mais uma final." 

Críticas feitas à seleção: "Não sou de ver muitos jornais e de ver análises. Dentro ou fora de campo, tento eu perceber o que se passa e retirar as minhas conclusões. Claro que houve coisas que não correram como queríamos. Infelizmente não correu bem. Tivemos uma boa semana, mas não conseguimos transportar para o jogo com a Alemanha. No futebol é assim. Por vezes correr bem as coisas, outras vezes não correm tão bem. Não podemos estar a lamentar o que podíamos ter feito, mas no próximo jogo conseguiremos atingir os nossos objetivos."

Estofo: "A seleção já demonstrou ter qualidade para enfrentar qualquer dificuldade. Sabemos que temos de estar focados e concentrados para conseguir ultrapassar esta grande seleção francesa. O estofo vai-se ganhando. O último jogo não correu bem, mas depois do primeiro jogo não éramos os melhores e depois deste segundo não somos os piores."

Ataque da seleção francesa: "A seleção francesa tem uma grande equipa. Claro que podemos destacar esses três nomes [Benzema, Griezmann e Mbappé], mas há mais jogadores que podem fazer estragos. Vamos trabalhar da mesma maneira. Já conseguimos anular grandes seleções. É como esse espírito que vamos entrar dentro de campo. Vamos impor o nosso jogo e sairmos vitoriosos." 

Titular contra França?: "Não sei, o míster é que vai decidir. Todos os jogadores estão disponíveis para ajudar. Tal como todos, posso garantir empenho e fazer o melhor pela seleção. Nós tentamos, mas por vezes as coisas não saem como nós queremos. O que se pode esperar de mim e de todos é que vamos para dentro de campo mostrar o nosso melhor e focados no nosso objetivo."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

St. Juste celebra conquista de Edwards: "Show de lesmas continua"

Sporting

St. Juste celebra conquista de Edwards: "Show de lesmas continua"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Fórmula 1

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas