A seleção nacional venceu, nesta terça-feira, o Luxemburgo, por 5-0, no estádio do Algarve, num duelo de qualificação para o Mundial’2022.
A faltar dois jogos para o fim da fase de qualificação (Irlanda fora e Sérvia em casa, ambos em novembro), os pupilos de Fernando Santos seguem no segundo lugar do grupo, com 16 pontos, menos dois do que a Sérvia, que tem mais um jogo realizado do que o conjunto das quinas. Já fora destas contas aparecem Luxemburgo, com seis, Irlanda, com cinco, e Azerbaijão, com dois pontos.
Portugal precisou apenas de 17 minutos para ‘arrumar’ o Luxemburgo no arquivo. Bastaram sete para o árbitro francês Benoît Bastien assinalar o primeiro castigo máximo, a castigar uma falta sobre Bernardo, e estava lá o eterno capitão para, da marca dos 11 metros, arrombar a baliza de Moris.
Eles são o Grão-Ducado, mas os títulos são todos para Cristiano que, aos 10 minutos, lá vestiu a capa de ‘Grão-Duque’ e sacou o golo 800 como profissional. Novamente de grande penalidade o avançado do Manchester não perdoou, nem à segunda cobrança, visto que à primeira houve invasão de André Silva, antes do compatriota partir para a redondinha.
Tudo parecia tão fácil, e ao mesmo tempo tão castigador, para um Luxemburgo que, aos 17 minutos, viu outro red devil arrombar-lhe o cofre. Desta feita, não foi Ronaldo, mas o companheiro do United, Bruno Fernandes, a tirar o terceiro da cartola, a passe de Bernardo Silva.
Ronaldo, André Silva, Bruno Fernandes e Palhinha viriam a ter ocasiões flagrantes para dilatar o marcador no sotavento algarvio, com o avançado do United, inclusive, a executar uma soberba bicicleta, na etapa complementar, mas que Moris negou, para na jogada seguinte ser o médio do Sporting a rugir para o quarto no estádio do Algarve, aos 69 minutos.
Todavia, ainda tempo para nos instantes finais Cristiano Ronaldo cabecear para o hattrick e selar as contas no estádio do Algarve.
Relato do jogo:
90+5' - TERMINA O JOGO NO ESTÁDIO DO ALGARVE!
90+4' - Ronaldo atira, mas por cima!!
90+3' - Livre perigoso para Portugal à entrada da área do Luxemburgo.
90' - Três minutos de compensação.
87' - Alterações no Luxemburgo: entram Muratovic e Eric Veiga, saem Sinani e Mica Pinto.
87' - GOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL!! DE PORTUGAL!!!! DE CRISTIANO... RONALDOOOOOOOOOO! HATTRICK DO CAPITÃO! CRUZAMENTO DE RÚBEN NEVES E ESTAVA LÁ O HOMEM DE SEMPRE PARA CABECEAR PARA O FUNDO DAS REDES DE MORIS!
84' - Amarelo para João Cancelo.
80' - Mexe Portugal: saem Bernardo Silva e Bruno Fernandes. Entram Gonçalo Guedes e Matheus Nunes.
79' - Tiraço de Rúben Neves, mas.... por cima.
71' - Rui Patrício nega o golo a Gerson Rodrigues.
69' - GOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! É NOSSO! É NOSSO! É NOSSO! MARCA PALHINHA E O MÉDIO DO SPORTING FESTEJA À... CR7! Palhinha subiu mais alto que toda a concorrência e cabeceou de forma mortífera para o fundo das redes.
68' - Bicicleta monumental de Ronaldo e defesa espetacular de Moris!
65' - Mexe Fernando Santos: sai Moutinho e entra João Mário.
62' - Cruzamento de Nuno Mendes e Bruno Fernandes, no coração da área, a não conseguir desfeitear a baliza de Moris.
58' - Remate de André Silva, mas ao lado da baliza de Moris.
57'- O que acaba de desperdiçar Palhinha! Teve o quarto golo nas botas...
54'- Criança invade o terreno de jogo para falar com Cristiano Ronaldo.
49' - Nuno Mendes a servir Ronaldo, mas o avançado do United a desviar a redondinha e ela a escapar-se ao lado do poste esquerdo de Moris.
48' - Confusão na área luxemburguesa e Portugal quase marcava. Primeiro por André Silva e depois por Palhinha. A bola não entra por milagre.
Entretanto no outro jogo do grupo Azerbaijão e Sérvia empatam, 1-1, em Belgrado. Boas notícias para Portugal.
46' - Começa a 2.ª parte com alterações no Luxemburgo. Saem os irmãos Thill e entram Borges Sanches e Deville.
45+2' - Intervalo no estádio do Algarve. Portugal a vencer por 3-0, com bis de Ronaldo (ambos de grande penalidade) e um remate certeiro de Bruno Fernandes.
45+1' - André Silva a cabecear, mas para as mãos de Moris.
45' - Um minuto de compensação.
45' - Remate acrobático de Bernardo Silva, a passe de Pepe, mas para as mãos de Moris.
43'- Belo passe de André Silva e Ronaldo na cara de Moris a falhar o hattrick!
41' - Aquece João Mário, mas Bruno Fernandes parece recuperado.
40 - Bruno Fernandes muito queixoso no tapete verde do estádio do Algarve. Jogo interrompido.
32' - Amarelo para Christopher Pereira.
22' - Amarelo para Nuno Mendes, que não irá jogar frente à República da Irlanda.
21' - Cabeceamento perigoso de Rúben Dias, mas para as mãos de Moris.
17' - GOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! MARCA BRUNO FERNANDES, APÓS ASSISTÊNCIA DE BERNARDO SILVA!
16' - Ronaldo atira ao poste, mas árbitro já tinha assinalado falta ofensiva de Rúben Dias.
Cristiano Ronaldo chega aos 800 golos como profissional com este 'bis' ao Luxemburgo.
13' - AGORA SIM! GRITA QUE É GOLO! É DELE! É DELE! É DE RONALDOOOOOOOOOOOO! GOLOOOOOOOOOOOOO DE PORTUGAL! DE TODOS NÓS! DOIS PENÁLTIS, DOIS GOLOS E O MARCADOR JÁ ASSINALA RONALDO 2-0 LUXEMBURGO!
12' - Ronaldo marca, mas... o árbitro manda repetir, por André Silva já estar dentro da área no momento do 'tiro' do madeirense.
10 - PENÁLTI! Ronaldo é travado na área e Benoît Bastien aponta para a marca dos 11 metros!
8' - GOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! DE PORTUGAL! É NOSSO! É NOSSO! É DE TODOS NÓS! É DO CAPITÃO, DO NOSSO CAPITÃO.... CRISTIANO RONALDOOOOOOOO!!!!!
7' - VAR confirma a decisão do árbitro principal.
7' - Bernardo Silva cai na grande área e o árbitro aponta para a marca dos 11 metros! Penálti para Portugal...
Rui Patrício é o sétimo jogador a chegar à barreira dos 100 jogos pela seleção.
2' - Cruzamento largo de João Cancelo, a partir do lado destro, mas André Silva não chega.
1' - Rola a bola no estádio do Algarve! Sai Portugal!
- E agora o hino mais bonito de todos... A PORTUGUESA!!!!
- Já se ouve o hino do Luxemburgo!
- Entram as três equipas no tapete verde do Estádio do Algarve!
- As duas equipas completaram os exercícios de aquecimento e já recolheram aos balneários.
Onze de Portugal: Rui Patrício; Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes; Palhinha e Moutinho; Bernardo Silva, Bruno Fernandes; Ronaldo e André Silva.
𝗥𝗘𝗔𝗗𝗬 𝗣𝗟𝗔𝗬𝗘𝗥 𝗢𝗡𝗘 - 𝗣𝗥𝗘𝗦𝗦 𝗦𝗧𝗔𝗥𝗧 ▶
— Portugal (@selecaoportugal) October 12, 2021
Já temos XI! #PORLUX #VamosComTudo #TeamPortugal pic.twitter.com/bNRKC0xj12
Onze do Luxemburgo: Moris; Jans, Chanot, Carlson e Mica Pinto; Sinani, Martins Pereira, Barreiro, O. Thill; Rodrigues e S. Thill.
Suplentes Portugal: Anthony Lopes, Diogo Costa, Dalot, Nélson Semedo, José Fonte, Danilo, William Carvalho, Rafael Leão, Gonçalo Guedes, Rúben Neves, Matheus Nunes e João Mário.
Suplentes Luxemburgo: Schon, T. Kips, Malget, Dzogovic, Selimovic, Diogo Pimentel, Veiga, Borges Sanches, Deville, Skenderovic, E. Muratovic e Omosanya
Antevisão: Portugal e Luxemburgo defrontam-se no Estádio do Algarve, nesta terça-feira, em mais um duelo de qualificação para o Mundial'2022.
Os pupilos de Fernando Santos sabem que esta é a primeira de três finais para garantir o passaporte rumo ao maior certame de seleções. Hoje, diante da congénere do Grão-Ducado, para em novembro fechar com chave de ouro diante da República da Irlanda (fora) e a Sérvia (casa).
Relembrar que a Sérvia comanda o Grupo A com 14 pontos, mais um que Portugal e mais oito do que o Luxemburgo. Irlanda com cinco e Azerbaijão com um ponto fecham as contas do grupo.
Recuando na história, a seleção nacional venceu os oito jogos realizados em casa frente ao Luxemburgo, sendo que as duas congéneres defrontaram-se por 18 ocasiões, com clara vantagem do conjunto das quinas, que soma 16 vitórias, enquanto os luxemburgueses triunfaram por apenas uma vez.
Leia Também: Amorim com 13 'reforços' na preparação para a Taça de Portugal