O Benfica goleou, este domingo, o Sporting de Braga por expressivos 6-1, no encontro que fechou a 11.ª jornada da I Liga
Everton e Rafa, que bisaram no encontro, Darwin e Grimaldo fizeram os golos dos encarnados. Ricardo Horta foi o autor do golo dos minhtos.
Filme do jogo:
Depois de mais uma goleada sofrida diante do Bayern Munique, Jorge Jesus mexeu quatro peças em relação à partida na Baviera, com as entradas de Otamendi, Weigl, Rafa e Darwin Núñez.
Ainda antes do apito inicial, e talvez fruto do momento menos positivo da equipa, Jorge Jesus ouviu alguns assobios quando o seu nome foi entoado na instalação sonora, mas a verdade é que foi o clube da Luz o primeiro a marcar e logo aos dois minutos.
Darwin fugiu pela direita e cruzou para o segundo poste, onde o lateral-esquerdo Grimaldo surgiu solto de marcação e finalizou de cabeça. Contudo, o Sporting de Braga não baixou os braços, e dez minutos depois Ricardo Horta rematou cruzado para o golo da formação orientada por Carlos Carvalhal.
Depois de um período mais eletrizante nos minutos iniciais, e que contou com a saída por lesão de João Mário e Lucas Veríssimo, este último retirado de maca, a partida tornou-se mais equilibrada, mas o Benfica colocou o pé no acelerador na etapa final da primeira parte e construiu um resultado com contornos de goleada que chegou ainda antes do apito de Artur Soares Dias para o intervalo.
O segundo dos encarnados surgiu aos 37 minutos. Após uma iniciativa individual de Everton Cebolinha, o brasileiro serviu Grimaldo que rematou forte para defesa apertada de Matheus. Na recarga, Darwin encostou para o fundo da baliza.
De seguida, surgiu a velocidade de Rafa Silva, que em duas transições rápidas bisou contra a sua antiga equipa. Primeiro, aos 42 minutos, o internacional português tirou Diogo Leite do caminho e atirou para um golaço. Nos descontos, o extremo voltou a fazer o gosto ao pé, depois de ter sido isolado por Everton Cebolinha.
Por estes dias sabemos que o combustível está caro, mas o de Rafa Silva e Everton não se esgotou na primeira parte, e a dupla foi uma autêntica dor de cabeça para os minhotos no segundo tempo, que sofreram mais dois golos, ambos dos pés do internacional brasileiro.
O primeiro surgiu aos 52 minutos. Rafa conduziu o ataque rápido, libertou para Everton no momento certo, que sentou Paulo Oliveira e atirou de pé direito para o fundo da baliza de Matheus. Minutos depois, aos 59'. o extremo canarinho recebeu um cruzamento rasteiro de Darwin e bisou no encontro.
Com a partida mais do que controlada, Jorge Jesus, que só podia usar mais um momento de substituição depois das saídas de João Mário e Lucas Veríssimo, tirou de uma só vez Darwin, Everton e Gilberto, aproveitando para fazer descansar os titulares desta partida eletrizante.
Até final, o ritmo de jogo baixou e muito na Luz e bola agora chegou pouco às áreas. Os encarnados foram circulando tranquilamente a bola, à procura de espaços na área arsenalista, e tiveram algumas oportunidades para fazer mais golos, mas Matheus foi negando aquele que podia ser um resultado mais avolumado para a formação orientada por Carlo Carvalhal.
Com este resultado, o Benfica não perde de vista os líderes FC Porto e Sporting, e passa a somar 28 pontos, a apenas um da dupla da frente. O Sporting de Braga não conseguiu voltar a ultrapassar o Estoril-Praia, mantendo-se no quinto lugar e a um ponto dos estorilistas, que são quartos classificados.
Momento do jogo: Belo golo de Rafa Silva, naquele que foi o seu primeiro do encontro. Internacional português tirou Diogo Leite do caminho e atirou para o fundo das redes de Matheus.
Acompanhamento:
90+2' - Termina o jogo na Luz.
90' - Dois minutos de compensação.
83' - Gonçalo Ramos também punido com o amarelo. Fez falta sobre Lucas Mineiro.
81' - Pizzi vê o cartão amarelo. Fez falta sobre Lucas Mineiro.
72' - Esgota as mexidas o Braga. Iuri Medeiros entra para o lugar de Lucas Piazon.
65' - Jesus esgota as alterações. Saem Gilberto, Everton e Darwin, entram Pizzi, Diogo Gonçalves e Gonçalo Ramos.
65' - Nova mexida no Braga. Carvalhal troca Castro por Lucas Mineiro.
60' - GOOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É O BIS DE EVERTON! Darwin foge pela esquerda e cruza para o segundo poste, onde Francisco Moura deixa a bola passar para Everton, que atira para o golo.
Veja o primeiro golo de Everton
52' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA EVERTON! O camisola 7 sentou Paulo Oliveira e rematou para o fundo da baliza de Matheus.
46' - Começa o segundo tempo.
45' - Carvalhal mexe ao intervalo. Yan Couto e Vitinha entram para os lugares de Fabiano e Abel Ruiz.
45+6' - Intervalo na Luz.
45+6' - Braga mexe por lesão. Francisco Moura entra para o lugar de Sequeira.
45+3' - GOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! BISA RAFA! Servido por Everton, português correu até à área e atirou pela segunda vez para a baliza de Matheus.
45' - Quatros minutos de descontos.
42' - GOOOOOOOOLOOOOOOO DO BENFICA! É UM GOLAÇO DE RAFA! Internacional português tirou Diogo Leite do caminho e atirou para o fundo das redes de Matheus.
37' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOO! É DO BENFICA! MARCA DARWIN! Aproveitando a recarga a um remate de Grimaldo, o uruguaio faz o segundo das águias.
34' - Segunda mexida no Benfica por lesão. Morato substitui Lucas Veríssimo.
27' - Saí o primeiro amarelo da partida. Al Musrati é punido por Artur Soares Dias pela falta sobre Everton.
23' - Mexe Jorge Jesus. Sai João Mário, com problemas físicos, entra Paulo Bernardo, que se estreia na Liga.
Confira o golo de Ricardo Horta
12' - GOOOOOOOOOLOOOOO! EMPATA O SPORTING DE BRAGA! Avançado remata cruzado e faz o empate na Luz.
2' - GOOOOOOOOOOLOOOO DO BENFICA! Está aberto o marcador na Luz. Darwin fuge pela direita e cruza para o segundo poste, onde o lateral-esquerdo Grimaldo surge solto de marcação e finalizou de cabeça
0' - Apito inicial de Artur Soares Dias
Onzes
Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Lucas Veríssimo, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, João Mário; Rafa, Everton e Darwin Núñez.
Suplentes do Benfica: Helton Leite; Diogo Gonçalves, Morato, Meite, Pizzi, Paulo Bernardo, Seferovic, Yaremchuk e Gonçalo Ramos.
Sporting de Braga: Matheus; Fabiano, Paulo Oliveira, Diogo Leite, Sequeira, Galeno; Al Musrati, Castro; Lucas Piazón, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Suplentes do Sporting de Braga: Tiago Sá; Yan Couto, Francisco Moura, Bruno Rodrigues, André Horta, Lucas Mineiro, Mario González, Iuri Medeiros e Vítor Oliveira.
Antevisão
Neste domingo recheado de futebol no campeonato português, cabe a Benfica e Sporting de Braga encerrar a jornada 11 da I Liga, num jogo que promete ser quente numa noite fria em Lisboa.
Os encarnados, que lideraram durante várias jornadas o campeonato, tentam voltar às vitórias, depois de terem empatado (1-1) na última ronda em casa do Estoril, enquanto os minhotos, em subida de forma nas últimas rondas, vão tentar recuperar o quarto lugar, perdido momentaneamente para os estorilistas no sábado.
Mas este promete se um encontro de emoções fortes, nomeadamente do lado da formação da casa que segue numa série negativa de resultados e com apenas duas vitórias conquistadas nos últimos sete jogos - pelo meio houve duas goleadas sofridas frente ao Bayern Munique -, numa altura em que Jorhe Jesus vê os adeptos das águias a começaram a contestar o seu trabalho.
A juntar a isto tudo, o Benfica recebe um adversário que, nos jogos mais recentes, tem criado muitas dores de cabeça a Jorge Jesus. É que nas últimas duas últimas temporadas, os minhotos venceram sempre na Luz para o campeonato, e na época passada deixaram a formação orientada por Jorge Jesus fora das taças nacionais (triunfo nas meias-finais da Taça da Liga e na final da Taça de Portugal).
O Benfica-Sporting de Braga, a contar para a 11.ª jornada do campeonato nacional, será ajuizado Artur Soares Duas, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h15, na página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Os convocados do Benfica para o duelo com o Sp. Braga