FC Porto cai na armadilha espanhola e está fora da Liga dos Campeões

Dragões foram superiores até ao momento em que os colconheros marcaram o primeiro golo do encontro. Confusão com duas expulsões também explica queda do FC Porto. Segue-se a Liga Europa para a equipa portuguesa. Atlético garante vaga nos oitavos.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
07/12/2021 21:55 ‧ 07/12/2021 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga dos Campeões

O FC Porto foi, esta terça-feira, derrotado pelo Atlético de Madrid (1-3) e acabou eliminado da Liga dos Campeões. Na derradeira jornada da fase de grupos, os dragões deixaram-se levar pela estratégia colconhera e seguem, agora, para o playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, uma vez que terminaram no terceiro lugar do grupo B.

O FC Porto até dominou grande parte do jogo, mas o golo de Griezmann e a dupla confusão que resultou nas expulsões de Carrasco e Wendell deixaram a equipa portuguesa à deriva. 

Filme do jogo

O Atlético de Madrid entrou no Dragão com uma postura defensiva e com Diego Simeone a apostar num 5x3x2 que permita a equipa colconhera juntar linhas e defender melhor pelos corredores, evitando, por consequência as investidas de Luis Díaz. 

No entanto, a primeira grande oportunidade de golo até aconteceu do lado do Atlético. Marcos Llorente apareceu na cara do golo, mas Diogo Costa, com os pés, evitou o tento do internacional espanhol. 

Na resposta, também o FC Porto causou perigo junto da baliza da Oblak. Primeiro, por Luis Díaz, após cruzamento de Diogo Costa, e minutos mais tarde, através de um remate rasteiro, mas pouco colocado, de Marko Grujic. 

Ao intervalo, o nulo mantinha-se, mas com o FC Porto confortável no jogo perante um Atlético de Madrid mais preocupado em defender do que em atacar. Nota, ainda, para a lesão de Suárez logo aos 12 minutos, que obrigou Diego Simeone a mexer na equipa e a lançar Matheus Cunha. 

O FC Porto manteve o domínio e a toada de jogo e só não entrou a ganhar no segundo tempo porque Mehdi Taremi ainda não fez as pazes com o golo. O avançado iraniano dispôs de duas grandes ocasiões (47' e 52'), mas falhou ambas de forma incrível. 

Os dragões estavam melhores, pareciam mais perto da vantagem, mas a falta de pontaria paga-se cara na Liga dos Campeões. O Atlético de Madrid dispôs de um canto e Antoine Griezmann abriu o marcador, aos 56 minutos, com muita sorte à mistura.  

Aos 67 minutos originou-se um lance de muita confusão que acabou em expulsão para Carrasco. O internacional belga belga perdeu a cabeça, acertou na cabeça de Otávio e viu o cartão vermelho direto. 

No entanto, a vantagem numérica do FC Porto pouco durou. Menos de cinco minutos depois foi a vez de Wendell, que havia entrado minutos antes, também foi expulso por empurrado Matheus Cunha e as duas equipas ficaram com 10 jogadores cada. 

O Atlético aproveitou o lado demasiado emotivo dos dragões e soube 'matar' o jogo no momento certo. Após um lance de ataque mal calculado, Griezmann entregou a bola a Correa (90') que assinou o segundo golo da equipa visitante no Dragão. 

O segundo golo acabou com as dúvidas no desfecho deste grupo B, mas ainda houve tempo para mais dois golos. Rodrigo De Paul (90'+2) apontou o terceiro dos colconheros e Sérgio Oliveira (90'+6), de grande penalidade, reduziu para o FC Porto. 

Feitas as contas, o Atlético de Madrid soma sete pontos, 'rouba' o segundo lugar ao FC Porto e segue em frente na Liga dos Campeões. Os dragões descem para o terceiro posto e 'descem' para a Liga Europa, onde vão disputar o playoff de acesso aos oitavos de final da segunda prova da UEFA. 

Momento do jogo: O golo de Griezmann surge após duas perdidas de Taremi. A falta de eficácia paga-se caro. E ainda mais quando se está em plena Liga dos Campeões. 

Classificação final grupo B

  1. Liverpool, 18 pontos
  2. Atlético Madrid, 7 pontos
  3. FC Porto, 5 pontos
  4. AC Milan, 4 pontos

Equipas iniciais 

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio; Luis Díaz, Taremi e Evanílson

Atlético de Madrid: Oblak; Llorente, Hermoso, Kondogbia, Vrsaljko; Koke, De Paul, Lemar; Carrasco, Griezmann e Suárez. 

Pré-jogo 

18h56: Do lado do Atlético de Madrid nota para a adaptação de Kondogbia a central e para o facto de João Félix ser... suplente: Oblak; Llorente, Hermoso, Kondogbia, Vrsaljko; Koke, De Paul, Lemar; Carrasco, Griezmann e Suárez. 

No banco estão: Lecomte, Christian, João Félix, Correa, Renan Lodi, Herrera, Matheus Cunha, Fran González e Camara.

18h53: Conceição volta, assim, a dar a titularidade a Vitinha e deixa Sérgio Oliveira no banco. 

18h52: Já há onze do FC Porto e Conceição surpreende: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio; Luis Díaz, Taremi e Evanílson. 

No banco estão: Marchesín, Meixedo, Fábio Cardoso, Tecatito, Manafá, Wendell, Nanu, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Toni Martínez, Fábio Vieira e Gonçalo Borges. 

18h13: As portas do Estádio do Dragão já estão abertas e os adeptos começam a entrar. Recorde-se que a apresentação de teste negativo à Covid-19 é obrigatória. 

 

17h25: O FC Porto já deu o pontapé de saída nas redes sociais ao mostrar o palco do jogo. 

Antevisão

O FC Porto recebe, esta terça-feira, o FC Porto em jogo da 6.ª e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. As contas do grupo B estão em aberto e só o Liverpool já garantiu um acesso na fase a eliminar da prova milionária.

Vamos aos cálculos:

  • FC Porto 'carimba' a qualificação se vencer os colconheros.
  • Em caso de empate terá que aguardar pelo resultado do AC Milan-Liverpool.
  • No cenário mais negativo, a vitória do Atlético de Madrid atira os dragões para fora da Champions. 

O pontapé de saída está agendado para as 20 horas, no Estádio do Dragão. Siga no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, o relato da partida entre FC Porto e Atlético de Madrid.  

Leia Também: FC Porto-Atlético de Madrid: Só a vitória interessa aos dragões

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas