[Crónica em atualização]
O FC Porto recebeu e venceu, este domingo, o Famalicão (3-1), em jogo que encerrou a 19.ª jornada da I Liga. Os dragões conseguiram, assim, aproveitar da melhor maneira o deslize do Sporting para ampliarem a vantagem na liderança isolada do campeonato. São agora seis os pontos que separam o líder FC Porto do segundo classificado Sporting.
Otávio, Luis Díaz e Mehdi Taremi foram os marcadores de serviço no Dragão, numa noite em que o conjunto portista acabou reduzido a dez unidades face à expulsão de Matheus Uribe. Riccieli, já em período de descontos, apontou o tento de honra do conjunto famalicense.
Filme do jogo
A primeira parte foi de sentido único. Sérgio Conceição, que ficou novamente na bancada por estar a cumprir castigo, voltou a apostar em Bruno Costa para o lugar de lateral direito e deixou Taremi no banco. Do outro lado, o Famalicão apresentava um onze remendado devido às lesões, castigos e casos de Covid-19.
O FC Porto entrou, como expectável, mais forte no jogo e aos 25 minutos chegou à vantagem. Na sequência de um canto batido na esquerda, a bola sobrou para Otávio que atirou de primeira e bateu Luiz Júnior, ainda que a bola tenha desviado em Pedro Marques antes de entrar na baliza.
O golo deixou os dragões confortáveis e obrigou o Famalicão a subir linhas. Perante isto, o FC Porto aproveitava para explorar as costas da linha defensiva e foi assim que nasceu o segundo golo da noite. Otávio pegou na bola de frente para o jogo e lançou Luis Díaz (37') que com um ligeiro toque fez balançar as redes adversárias.
Ainda antes do intervalo, Otávio caiu na grande área após um lance com Pickel. Rui Costa apontou prontamente para a marca de penálti, mas reverteu a decisão, depois de ser alertado pelo VAR e ter consultado as imagens. A vantagem portista ao cabo dos primeiros 45 minutos era mais do que justificada.
🇵🇹 INTERVALO | Porto 2-0 Famalicão
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) January 23, 2022
Tratado de Otávio 🇵🇹, com 1 golo e 1 assistência
Só deu #FCPorto na primeira metade do jogo#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPFCF pic.twitter.com/xeQPIuUKD9
Na segunda parte, a atitude do Famalicão mudou e a equipa comandada por Rui Pedro Silva conseguiu causar muitos problemas à defesa do FC Porto durante os primeiros 15 minutos.
Por seu turno, os dragões compareceram com menos gás na segunda metade, mas até iam dispondo de ocasiões para dilatar, ainda mais, o resultado. Mehdi Taremi foi a jogo aos 70 minutos, rendendo Fábio Vieira, e o FC Porto ganhou novo balão de oxigénio nos movimentos atacantes.
O internacional iraniano até foi protagonista de uma grande ocasião de golo, mas não teve arte nem engenho para fazer o chapéu, com sucesso, a Luiz Júnior. Minutos depois, Taremi sofreu uma grande penalidade, agarrou a bola para ser o próprio a marcar e, desta feita, não tremeu no frente a frente com o guardião brasileiro (78').
O FC Porto acabaria reduzido a 10 unidades por conta da expulsão de Uribe. O médio colombiano entrou de sola sobre Pêpê Rodrigues e Rui Costa, novamente depois de consultar as imagens do VAR, corrigiu a decisão e trocou o cartão amarelo, mostrado num primeiro momento, pelo vermelho.
O Famalicão voltou a crescer e chegou mesmo ao golo de honra. Na sequência de um canto, o capitão Riccieli (90'+1) aproveitou a passividade de Fábio Cardoso para reduzir o diferencial no marcador, já em período de descontos.
O triunfo arrecadado permite ao FC Porto cimentar a liderança do campeonato com 53 pontos, aproveitando o deslize do Sporting para elevar para seis os pontos de distância face ao rival. Por seu turno, o Famalicão mantém-se acima da linha de água com 16 pontos amealhados.
Momento do jogo: O penálti revertido em cima do intervalo deixou o jogo em aberto para a segunda parte. Um eventual terceiro golo do FC Porto naquele momento teria desfeito, por completo, a confiança do Famalicão.
9.ª vitória consecutiva do FC Porto esta época, a 14.ª vitória consecutiva na Liga🇵🇹
— playmakerstats (@playmaker_PT) January 23, 2022
O FC Porto aumenta a sua vantagem na liderança do campeonato: os portistas têm, agora, + 6 pontos que o Sporting pic.twitter.com/Bv1ocBaTiT
Equipas iniciais
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbema, Fábio Cardoso, Wendell; Uribe, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Luis Díaz e Evanílson.
ONZE DO FAMALICÃO: Luiz Júnior; Alex Nascimento, Riccieli, De La Fuente: Pickel, Pêpê, Iván Jaime, Ivo Rodrigues; Marcos Paulo, Bruno Rodrigues e Pedro Marques.
Pré-jogo
Localização atual: Estádio do Dragão
— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) January 23, 2022
Estado: Ansiosos pelo início do jogo
#vilanovameuamor #amordeperdicao pic.twitter.com/aNsw2KnZil
Chegamos ao Dragão#FCPorto #FCPFCF pic.twitter.com/XBgtkZrKOW
— FC Porto (@FCPorto) January 23, 2022
Antevisão
O FC Porto pode, este domingo, isolar-se ainda mais na liderança da I Liga, em caso de vitória ou empate frente ao Famalicão, em jogo da 19.ª jornada. O Sporting, segundo classificado, escorregou na receção ao Sp. Braga (1-2), há menos de 24 horas, e a equipa de Sérgio Conceição pode aproveitar para ampliar a vantagem pontual face ao rival;
Ainda assim, a tarefa não se adivinha fácil no Dragão, até porque o Famalicão quer entrar na discussão do resultado e já deu provas no passado que consegue criar dificuldades frente aos azuis e brancos.
Siga, em direto, a partida entre FC Porto e Famalicão no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Famalicão: Aproveitar o brinde leonino e consolidar a liderança