O Sporting goleou, esta quarta-feira, a Belenenses SAD, por 4-1, e aproveitou a escorregadela do Benfica para aumentar a distância para o terceiro lugar.
No encontro que encerrou a 20.ª ronda da I Liga, Paulinho bisou frente aos azuis, com Porro e Sarabia a marcarem os outros golos dos leões. Abel Camará fez o golo de honra dos azuis.
Filme do jogo:
Rúben Amorim promoveu algumas mexidas no onze inicial em relação à equipa que venceu na final da Taça da Liga o Benfica. O técnico fez descansar João Palhinha, Ricardo Esgaio e Matheus Reis, chamando para os seus lugares Manuel Ugarte, Porro e Nuno Santos.
E bastaram apenas onze minutos de jogo no Estádio Nacional, em Oeiras, para que o marcador começasse a funcionar. Porro e Sarabia combinaram na direita e depois o jogador emprestado pelo PSG fez um passe curto que encontrou Paulinho no coração da área. O ponta de lança, solto de marcação, só teve de atirar para o fundo das redes defendidas por Álvaro Ramalho.
Praticamente na jogada seguinte, os campeões nacionais aumentaram a vantagem apenas seis minutos depois por intermédio de Pedro Porro (17'). O defesa espanhol encheu o pé e, de fora da área, atirou um potente remate que apenas terminou na baliza adversária.
Num encontro completamente eletrizante nestes minutos iniciais, a equipa da casa fez questão de mostrar que não estava arredada da discussão do resultado e aos 21 minutos reduziu a desvantagem. Abel Camará aproveitou uma bola perdida dentro da grande área e fez também ele um golaço.
Depois do golo, a Belenenses SAD até esteve muito perto de empatar minutos depois, aos 27 minutos, mas Antonio Adán respondeu com uma grande defesa que impediu o bis de Abel Camará. Mas quem também desperdiçou um golo foi Pote. Servido por Porro, o internacional português apareceu bem a desviar, mas acabou por atirar muito por cima.
Mas o Sporting não iria para o descanso sem marcar o terceiro golo. Depois de um excelente cruzamento de Nuno Santos, Pablo Sarabia apareceu bem ao segundo poste para marcar o décimo golo da época em todas as provas.
Num golo sempre muito mexido, os campeões nacionais entraram na etapa complementar da mesma forma que tinham saído da etapa inicial, com golos, neste caso de Paulinho. Pedro Porro tirou um cruzamento com conta, peso e medida e o avançado português só teve de bisar na partida.
Com o jogo mais do que resolvido, Rúben Amorim optou por fazer algumas mexidas na equipa, fazendo descansar jogadores que tinham sido titulares no encontro do passado sábado frente ao Benfica na Taça da Liga. O técnico aproveitou ainda para promover a estreia de Marcus Edwards, um dos reforços de inverno dos verde e brancos, jovem jogador que aproveitou a oportunidade para fazer um remate perigoso que quase deu em golo.
O Sporting passa, assim, a somar 50 pontos no segundo lugar, e repõe em seis a diferença pontual para o líder FC Porto, a mesma distância a que está o rival Benfica, que ocupa o terceiro posto. A Belenenses SAD continua no último lugar da prova com 12 pontos, e está agora a seis da primeira equipa acima da zona de descida que é o Arouca.
Momento do jogo: Grande golo de Pedro Porro. Suplente utilizado na vitória frente ao Benfica, o espanhol foi chamado à titularidade no Jamor e respondeu com um golaço de fora da área que aumentou a vantagem.
Equipas iniciais:
Onze da Belenenses SAD: Álvaro Ramalho, Carraça, Yohan Tavares, Danny Henriques, Nilton Varela, Diogo Calila, Yaya Sithole, Cafú Phete, Afonso Sousa, Abel Camará e Safira.
Suplentes da Belenenses SAD: João Monteiro, Luca, Lukovic, Jójó, Mota, César Sousa, Ndour, Braima e Tomás Castro.
Onze do Sporting: Adán, Porro, Feddal, Gonçalo Inácio, Neto, Ugarte, Matheus Nunes, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Paulinho e Sarabia.
Suplentes do Sporting: André Paulo e João Virgínia; Matheus Reis, Rúben Vinagre, Gonçalo Esteves, Palhinha, Daniel Bragança, Tabata e Marcus Edwards.
Antevisão:
Belenenses SAD e Sporting medem forças, esta quarta-feira, no encerramento da 20.ª jornada da I Liga, com os leões a procurarem manter em seis pontos a distância para o líder FC Porto.
No Estádio Nacional, em Oeiras, os campeões nacionais estão obrigados a regressar aos triunfos no campeonato para não deixar escapar ainda mais o líder FC Porto, que venceu na receção ao Marítimo. Por outro lado, a Belenenses SAD procura fugir do último lugar da tabela.
De recordar que o Sporting não vai poder contar com o capitão Coates, que se encontra ao serviço da seleção do Uruguai, mas Rúben Amorim já poderá lançar em campo o reforço Marcus Edwards, que chegou do Vitória SC.
A partida entre a Belenenses SAD e o Sporting que tem apito inicial agendado para as 20h45 terá arbitragem de Gustavo Correia e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.