O Benfica recebe, este domingo, o Vitória SC, em jogo a contar para a 24.ª ronda do campeonato português.
Na antevisão ao encontro, o técnico das águias, Nélson Veríssimo, disse esperar um duelo difícil contra os minhotos, pedindo que não se olhe para os recentes resultado da equipa orientada por Pepa.
O treinador dos encarnados falou ainda da situação em torno de Yaremchuk, que está a sofrer com a invasão por parte da Rússia à Ucrânia, de onde o futebolista é natural.
Fique com o essencial das declarações de Nélson Veríssimo:
Tema a irregularidade da equipa entre provas? Acima de tudo temos de perceber que são provas diferentes, eventualmente o ambiente o ambiente possa estar diferente em relação ao último jogo porque tivemos casa cheia e não sei se iremos ter também amanhã. Agora, a ambição, a motivação e o querer ganhar tem de lá estar. São jogadores que já passaram por esta experiência e têm muitos jogos de Liga dos Campeões. Sabem o que é passar por essas vivências e que o jogo a seguir é o mais importante. Acredito que com esse fator motivacional e essa importância de saber o que é representar esse clube essas questões sejam ultrapassadas. Acreditamos que essas questões não se coloquem amanhã.
Oscilação exibicional da equipa: Eu não diria assim. Já tive oportunidade de falar sobre o jogo no Bessa, foram 60 minutos bons e depois nos últimos 30 minutos já falei sobre isso antes. Relativamente ao Ajax, e o objetivo para esse jogo era transportar para esse jogo o que de bom tínhamos feito nos 60 minutos frente ao Boavista, e dar maior continuidade. Isso foi conseguido. Percebo que se fale mais da segunda parte do que da primeira, mas na nossa opinião fizemos um jogo competente, boas ações ofensivas e defensivas. Não há uma explicação efetiva, o certo e o errado. O objetivo era para o último jogo era transportar as mais valias que tivemos no Bessa e eles conseguiram. Agora, a evolução das equipas é vincado pela consistência das exibições, e o nosso desafio é transportar esta regularidade para o jogo de amanhã com o Vitória SC.
Ausências de Weigl e Otamendi: É natural que todo o treinador goste de ter o plantel todo à disposição. Sabíamos que o Julian e o Nico estavam em risco de falhar o jogo seguinte, mas o nosso plantel dá-nos garantias suficientes para quem entre tenha o rendimento esperado. E certamente irão dar uma boa resposta.
Jogo desgastante com o Ajax. Mexidas à vista? Sim, é verdade que o tipo de jogo que foi obrigou os jogadores a correrem muito e estarem focados. O número de intervalo de dias entre um jogo e outro é suficiente para recuperar os jogadores e os seus índices físicos e psicológicos. A ideia foi treinar, recuperar os jogadores e amanhã escolher o melhor jogo para abordar este jogo.
Como está Yaremchuk? Está combalido como todos estamos. É uma situação terrível, dramática. Fazemos uma pequena ideia do que se passa, porque acompanhamos à distância, ele tem familiares na Ucrânia e está a viver a situação muito por dentro. O que nos resta é dar todo o apoio que ele precisa, e é isso que está a ser feito. É um momento delicado. Tem feito questão de treinar, e mostra-se disponível para o jogo de amanhã. Se mexe comigo e não tenho nenhum familiar na Ucrânia... faço ideia de como se sentirá o Roman. É uma situação lamentável e difícil de perceber como é que isto pode acontecer. Temos de dar todo o apoio que ele precisar e ter consciência de que, num ou noutro momento, ele pode precisar de conforto. E estamos aqui para ajudá-lo. Temos de ser solidários nesta altura.
Adversário: Esperamos um Benfica dominador no que ao jogo ofensivo diz respeito, e compacto e consistente no jogo defensivo. É preciso pegar nas muitas coisas boas que fizemos no último jogo e dar continuidade neste jogo com o Vitória SC. Sabemos que vamos defrontar uma equipa com qualidade e não podemos cair no erro de olhar apenas para os resultados mais recente deles. Temos de fazer uma análise ao todo, reconhecer que esta equipa tem competência e bem treinada. Esperamos um jogo difícil em que para o superarmos temos de estar com os níveis de ativação muito elevados. Queremos conquistar os três pontos que é o nosso objetivo.