O FC Porto iniciou a nova temporada da mesma forma que terminou a transata: a ganhar e a conquistar títulos. Os dragões bateram o Tondela (3-0) na noite de sábado e arrecadaram a 23.ª Supertaça para o palmarés do clube da Invicta. O favoritismo dos dragões era inegável, mas tornou-se demasiado evidente nos primeiros 45 minutos, período de tempo em que a história do jogo ficou selada.
Depois de Taremi e Evanilson terem colorido o marcador, a segunda parte foi morna e apenas um novo golo do avançado iraniano fez explodir de alegria as bancadas do Estádio Municipal de Aveiro. Tendo sido este o primeiro jogo oficial da temporada 2022/23 no futebol português, claro está, não faltam motivos de destaque. Vamos a eles.
A figura
Mehdi Taremi foi a 'chave' que desbloqueou a resistência beirã do Tondela. O avançado iraniano esteve verdadeiramente endiabrado nos primeiros 45 minutos e ficou diretamente ligado aos golos. No primeiro só teve de encostar, mas no segundo foi protagonista de uma grande jogada e só o poste lhe tirou o golo, ainda que Evanilson tenha mesmo metido a bola no fundo das redes. Na segunda parte caiu de produção, tal como os colegas, mas ainda foi a tempo de fechar as contas em Aveiro com um belo remate já na reta final do encontro.
Depois de bisar na final da Taça de Portugal, no último encontro da temporada passada, o avançado iraniano inicia mais uma temporada ao serviço do FC Porto... com um bis.
Marcaram 2 + golos em jogo da Supertaça🇵🇹:
— playmakerstats (@playmaker_PT) July 30, 2022
Júlio Carlos
Jordão
Nené
Jacques
Manuel Fernandes
Fernando Gomes
Futre
Kostadinov
Domingos
Sá Pinto
Jardel
Ricardo Fernandes
Yannick Djaló
Rolando
Pizzi
Taremi pic.twitter.com/5g1C9m7z33
A surpresa
Danny Loader foi a grande surpresa no onze, relegando nomes como o de Galeno para o banco de suplentes, e correspondeu de forma categórica. O avançado inglês atuou em zonas mais recuadas, nas costas de Taremi e Evanilson (que deu o lugar a Toni Martínez ao intervalo) e revelou-se fundamental ao arrastar as marcações adversárias. Foi mesmo uma autêntica dor de cabeça para os jogadores do Tondela, aliando velocidade com capacidade de passe, visão de jogo e... de olhos postos na baliza. Só não marcou porque Niasse defendeu todos os seus remates à baliza.
A desilusão
Khacef ficou diretamente ligado ao lance do segundo golo do FC Porto, aquando ficou 'congelado' e viu Evanilson correr e meter a bola no fundo da baliza, e ainda 'cheirou' a expulsão depois de uma entrada muito dura sobre João Mário. Saiu ao intervalo.
Os treinadores
Sérgio Conceição
Na antevisão da Supertaça tinha lançado o alerta de que o jogo teria de ser abordado de forma séria, pese embora o Tondela esteja agora a competir na II Liga. De facto, o FC Porto entrou em campo com vontade de mandar no jogo e de resolver a questão o mais rapidamente possível. A vantagem ao intervalo era um prémio mais do que justo, sendo que a segunda parte ficou longe de ser deslumbrante. Ainda assim, é bom recordar, foi o primeiro jogo oficial da nova época.
Nota, ainda, para um dado histórico, daqueles que o próprio Sérgio Conceição diz não ser assim tão importante. O atual treinador do FC Porto alcançou o oitavo título no comando técnico azul e branco e igualou Artur Jorge.
8.º título de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto: iguala Artur Jorge como treinador mais titulado na história do clube
— playmakerstats (@playmaker_PT) July 30, 2022
Treinadores com + títulos pelo FC Porto (excluindo comps. regionais):
8 Artur Jorge
8 Sérgio Conceição
6 José M. Pedroto
6 J. Mourinho
6 Jesualdo F. pic.twitter.com/eJIFam5yPc
Tozé Marreco
Tinha prometido garra e atitude dentro de campo e o Tondela foi mesmo um digno vencido desta Supertaça. No entanto, ficou demasiado evidente que o treinador dos beirões não tinha argumentos para poder jogar olhos nos olhos perante o FC Porto. Tem um sério desafio pela frente, mas conta com jogadores que têm qualidade para estar no máximo escalão e que serão essenciais no objetivo de regressar à I Liga.
O árbitro
Manuel Mota teve uma noite tranquilidade, ainda que tenha aberto o livro dos cartões amarelos logo aos nove minutos para admoestar... Sérgio Conceição. De resto, nota para dois lances. Na grande penalidade foi chamado pelo VAR a consultar as imagens, tendo sido novamente alertado para avaliar um lance de possível cartão vermelho para Khacef. No primeiro acabou por assinalar penálti, ao passo que no segundo manteve a decisão de mostrar apenas cartão amarelo ao jogador do Tondela.
Leia Também: O momento em que o FC Porto ergue a 23.ª Supertaça