O facto de a situação económica do Barcelona ter mudado drasticamente graças à activação das alavancas financeiras é algo que está a gerar muitas críticas, seja em Espanha mas também noutros países.
É o caso de Rafael van der Vaart, ex-Real Madrid, que falou sobre os mais de 150 milhões de euros investidos até à data pelo Barcelona, bem como dos problemas contratuais de Frenkie de Jong. O ex-internacional neerlandês, antes do jogo entre Barcelona e Rayo Vallecano, arrasou Joan Laporta e a direção blaugrana, no programa Ziggo Sport da televisão neerlandesa.
"Como diabos se pode comprar jogadores quando não se tem dinheiro? Acho que é uma vergonha", começou por dizer Van der Vaart. "E Laporta não para de se rir por todo o lado. Este homem pensa que é o rei. Mas eu penso que ele é um pouco idiota".
Uma das questões que mais incomoda Van der Vaart é, no entanto, Frankie de Jong. "Não se pode tratar as pessoas dessa maneira", disse. O Barcelona procura há semanas uma forma de resolver a saída do médio a fim de reduzir a factura salarial e poder trazer novos reforços. Mas, o antigo jogador do Real Madrid ainda acredita que o problema reside única e exclusivamente no Barça: "Será que Frenkie ganha demasiado? Primeiro assinas um contrato e depois cumpres esse mesmo contrato ou sais nas devidas condições, mas não desta forma. Isto é uma máfia e eles têm de ser castigados".
Leia Também: Chelsea prepara proposta por Aubameyang. Eis os valores em cima da mesa