O Benfica joga, esta quarta-feira, a derradeira cartada no acesso à fase final da Liga dos Campeões. Após deixar para trás o Midtjylland, por um esclarecedor resultado agregado de 7-2, o obstáculo que se segue é o Dínamo Kyiv, na primeira mão do playoff.
Uma partida que terá lugar no Stadion Miejski Wladyslawa Króla, na cidade polaca de Lodz, dado que o adversário dos encarnados não pode jogar em 'casa', claro está, devido à invasão por parte das forças militares russas à Ucrânia.
Este é um rival de boa memória para o clube da Luz. Os dois últimos embates tiveram lugar no passado ano de 2021, a contar para a fase de grupos da prova milionária, tendo o primeiro acabado com um nulo, e o segundo com um triunfo dos então homens de Jorge Jesus, por 2-0.
De lá para cá, muita coisa mudou. André Almeida, Jan Vertonghen e Roman Yaremchuk foram de titulares a opções secundárias. Já Pizzi (também ele titular), Valentino Lázaro e Darwin Núñez (que saíram do banco), já nem atuam de águia ao peito.
O Dínamo Kyiv-Benfica será ajuizado pelo árbitro alemão Felix Zwayer, e tem pontapé de saída agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira.
Treinadores em discurso direto
Mircea Lucescu
Benfica é favorito: Têm favoritismo e superioridade técnica, mas nós temos coração (...). É uma equipa muito boa.
Diferenças em relação à última época: Fizeram boas transferências, como Enzo [Fernández], Florentino [que regressou de empréstimo] e Neres, que treinei no Shakhtar. Aumentaram o seu valor e jogam um futebol espetacular.
Dínamo Kyiv desfalcado: Queremos compensar as ausências com outros jogadores, com trabalho. Será um jogo muito difícil, mas estamos preparados.
Roger Schmidt
Jogo mais importante da época: O jogo seguinte é sempre o mais importante, mas sei o que quer dizer. É claro que, para o clube e para os adeptos, seria ótimo jogar a Liga dos Campeões. É a melhor competição do mundo de clubes. Se tiveres de disputar os playoffs no início da época, é sempre um grande objetivo alcançar a Liga dos Campeões. Cabe-nos mostrar que somos a melhor equipa e que merecemos jogar a Liga dos Campeões.
Dínamo Kyiv não joga para o campeonato: Já fizeram quatro jogos, esta época, para esta competição, pelo que temos um bom plano. O Benfica também jogou contra eles, na temporada passada, e não houve muitas alterações no plantel, por isso, sabemos que estão habituados a jogar juntos. Preparámo-nos o melhor possível, e a chave, como sempre, é focar-nos em nós mesmos, fazer um jogo de excelência ao nível tático, respeitar o adversário e adaptar-nos dependendo das armas deles.
Vantagens: É muito difícil de dizer. Ambas as equipas merecem estar nos playoffs e chegar à Liga dos Campeões, mas apenas uma pode lá chegar. Temos de demonstrar, nestes dois jogos, que somos a melhor equipa. É a nossa tarefa, a situação é muita clara. Uma das equipas estará na Liga dos Campeões, e esperamos que seja a nossa.
Últimos resultados
Dínamo Kyiv: E-V-V-V
Benfica: V-V-V-V
Últimos onzes
Dínamo Kyiv: Bushchan; Kedziora, Zabarnyi, Syrota, Dubinchak; Sydorchuk, Shepeliev, Buyalskyi; Tsyngakov e Besedin.
Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo; Florentino Luís, Enzo Fernández, João Mário; Diogo Gonçalves, Rafa e Gonçalo Ramos.
Ausências
Dínamo Kyiv: Kostevych, Supryaga (lesionados), Garmash e Sydorchuk (castigados).
Benfica: Lucas Veríssimo, João Victor (lesionados) e Gonçalo Ramos (em dúvida).
Leia Também: Negócio de Aursnes pode ficar mais caro aos cofres do Benfica