O FC Porto desloca-se, este domingo, a Vila do Conde para defrontar o recém-promovido Rio Ave, que ainda não conseguiu vencer esta época e que terá pela frente um adversário 100% vitorioso.
Sensivelmente uma semana depois do triunfo no Clássico, diante do Sporting (3-0), a equipa de Sérgio Conceição desloca-se ao Estádio dos Arcos, de onde tem por hábito sair a sorrir, de tal forma que é preciso recuar até 2004 para recordar o último triunfo dos vilacondenses no campeonato, por 1-0.
O conjunto de Luís Freire não teve o melhor regresso à I Liga e, após duas derrotas (uma das quais frente ao Sporting, por 3-0), um empate na passada jornada, frente ao Estoril (2-2) permitiu a soma do primeiro ponto no campeonato, procurando agora a primeira vitória na competição.
Apesar dos momentos distintos, avizinha-se tarefa complicada para os azuis e brancos, que só mantendo a habitual solidez poderá obter novo triunfo, algo que até levou Sérgio Conceição a relembrar as dificuldades do jogo com o Vizela, na conferência de antevisão ao jogo com o Rio Ave.
O jogo de Vila do Conde está agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Tiago Martins e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Luís Freire
Projeção do jogo: "Temos de ser competitivos e, mais do que temer o adversário, temos de saber contrariar os seus muitos pontos fortes, pois marcaram golos de todas as maneiras e são muito pressionantes a constringir a circulação de bola dos oponentes"
Histórico com o adversário: "É verdade que o Rio Ave, normalmente, não se dá muito bem com o FC Porto. Mas isso é passado, e estamos cá para fazer uma nova história. Queremos mostrar que somos uma equipa competitiva, com muita vontade de crescer e de fazer coisas boas, mostrando um bom futebol"
Reação após mau arranque: "Além desse ponto conquistado, mostrámos uma melhoria na capacidade jogar no meio-campo adversário, de criar oportunidades de golo, de ter mais agressividade e posse de bola, e sermos reativos à perda. É nessa senda que temos de continuar"
Sérgio Conceição
Análise ao adversário: "O Rio Ave é uma equipa que subiu com todo o mérito e que manteve praticamente todo o grupo, reforçando-se com bons valores também. Conseguiu um bom resultado na anterior ronda, diante do Estoril. Falamos de uma equipa rápida, com bons jogadores no meio-campo. Porém, é importante olhar para o Rio Ave no seu todo. Por exemplo, também é importante ver se o Pedro Amaral joga a central ou a lateral. Nós temos de olhar para a equipa do Rio Ave e ver quais são as peças que devem ir a jogo."
Jogar sem Taremi: Se sabe? Quando o Taremi foi substituído no último jogo, o reforço que o substituiu deu uma excelente resposta e foi considerado por muitos o melhor em campo. Estamos habituados a iniciar com 11. Queremos contar com todos, infelizmente não podemos contar com o Marko [Grujic], que está magoado. O Taremi está em dúvida, foi uma semana difícil para ele, temos treino amanhã e vamos ver a evolução, poderá estar disponível a nível físico.
Vizela ainda na memória: Nós podíamos ter tido problemas como em Vizela, se não tivéssemos ao nosso melhor nível contra o Sporting. O jogo frente ao Rio Ave vai depender muito daquilo que fizermos e o caminho que consideramos que nos vai levar ao triunfo.
Últimos resultados
Rio Ave: E-D-D-V-D
FC Porto: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Rio Ave: Jhonatan; Miguel Nóbrega, Aderllan Santos, Renato Pantalon; Costinha, Vítor Goes, Joca, Guga Rodrigues, Pedro Amaral; Yakubu Aziz e Fábio Ronaldo.
FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Iván Marcano, Pepe, João Mário; Matheus Uribe, Bruno Costa, Otávio, Pepê; Evanilson e Mehdi Taremi
Ausentes
Rio Ave: André Pereira (lesionado) e João Ferreira (castigado)
FC Porto: Wilson Manafá e Marko Grujic (lesionados)
Leia Também: "Livro 'A verdade de Vieira'? Não leio esse tipo de autores"