Dragão cai com estrondo nos Arcos e deixa Benfica à espreita da liderança

Rio Ave marcou três golos no primeiro tempo e a reação do FC Porto não foi além de um golo nos descontos.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
28/08/2022 22:23 ‧ 28/08/2022 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O FC Porto caiu aos pés do Rio Ave, este domingo, ao perder na deslocação ao Estádio dos Arcos (3-1), tendo ido para o intervalo já a perder por três golos. A liderança fica a cargo do Sporting de Braga, mas pode ainda passar para as mãos do rival Benfica já esta terça-feira.

Os dragões depararam-se com dificuldades em pegar no jogo e, sensivelmente a meio do primeiro tempo, Aziz aproveitou para inaugurar o marcador. Pedro Amaral não tardou em ampliar a vantagem e, já perto do intervalo, Aziz tratou de assinar o bis, causando o desespero no seio dos dragões.

Sérgio Conceição arriscou com uma tripla alteração ao intervalo e o FC Porto teve de correr atrás do resultado, mas a equipa demonstrou doses de intranquilidade e Taremi até uma grande penalidade desperdiçou.

45 minutos atípicos 

Sensivelmente uma semana após o triunfo no Clássico, Sérgio Conceição Os azuis desde cedo depararam-se com várias dificuldades em assumir as rédeas da partida e isso ficou notório nas diversas tentativas de criar jogadas... sem sucesso.

Sensivelmente a meio do primeiro tempo, Aziz aproveitou uma descoordenação da defesa adversária e, a passe de Fábio Ronaldo, não tremeu na cara de Diogo Costa para mexer com o marcador à passagem do minuto 22.

O FC Porto tentou reagir de imediato e Evanilson até chegou a introduzir a bola dentro da baliza de Jhonatan, mas o avançado foi prontamente apanhado em fora de jogo, permitindo que os vilacondenses respirassem de alívio.

Quem não respirou de alívio foi a defesa dos azuis e brancos que, aos 33 minutos, voltou a tremer. Num lance de insistência pela direita, Aziz cruzou para o lado contrário e Pedro Amaral apareceu solto para redobrar os festejos dos rioavistas.

Só que, ainda antes do intervalo, o Rio Ave acabaria mesmo por chegar a um surpreendente 3-0 e, à passagem do minuto 43, Aziz intrometeu-se entre os defesas e deu seguimento ao belo cruzamento de Pedro Amaral, deixando Sérgio Conceição desesperado.

Tentativas inglórias na hora de reduzir

O técnico dos dragões não hesitou em promover uma tripla alteração ao intervalo, com as entradas de Toni Martínez, Galeno e Gabriel Veron, mas a reação nunca foi suficientemente esclarecedora e, nos momentos de perigo, havia sempre alguma 'parede' a negar qualquer hipótese de festejo azul e branco.

Aliás, aos 62 minutos, a 'parede' foi mesmo o ferro da baliza de Jhonatan ao travar um potente remate de Taremi na marcação de uma grande penalidade, por mão de Costinha na bola dentro da grande área, num lance em que seria o VAR a alertar Tiago Martins.

Os dragões deixaram de acreditar em tais hipóteses gradualmente, mas ainda foram tentando assustar a baliza de Jhonatan, com destaque para um remate do recém-entrado Toni Martínez a obrigar o guardião rioavista a uma enorme defesa.

Já dentro dos oito minutos de descontos, o FC Porto ainda reduziu num cabeceamento certeiro de Toni Martínez e, apesar da margem de recuperação cada vez mais apertada, certo é que ainda assustou fazer o segundo por intermédio de Galeno e Otávio.

Com este resultado, o FC Porto mantém os mesmos nove pontos no segundo lugar da classificação, atrás do líder provisório Sporting de Braga, com dez, sendo que o Benfica ainda poderá isolar-se na liderança na terça-feira, no jogo em atraso contra o Paços de Ferreira. Já o Rio Ave soma o primeiro triunfo e tem agora quatro pontos na 14.ª posição.

Momento do jogo: O penálti falhado por Taremi frente à ex-equipa acabou por ser crucial ao evitar aquele que poderia ser o início de uma recuperação do FC Porto. Com mais meia hora para jogar, os dragões foram deixando de acreditar em tais hipóteses.

Leia Também: Surpresa em Vila do Conde. Aziz coloca Rio Ave a vencer FC Porto

Leia Também: Pedro Amaral aproveitou passividade do FC Porto para ampliar as contas

Leia Também: Aziz virou pesadelo para os dragões e bisou ainda antes do intervalo

Onzes

Rio Ave: Jhonatan; Miguel Nóbrega, Aderllan Santos, Renato Pantalon; Costinha, Amine, Joca, Guga Rodrigues, Pedro Amaral; Yakubu Aziz e Fábio Ronaldo.

FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Iván Marcano, Pepe, João Mário; Matheus Uribe, Bruno Costa, Otávio, Pepê; Evanilson e Mehdi Taremi

Antevisão

O FC Porto desloca-se, este domingo, a Vila do Conde para defrontar o recém-promovido Rio Ave, que ainda não conseguiu vencer esta época e que terá pela frente um adversário 100% vitorioso.

Sensivelmente uma semana depois do triunfo no Clássico, diante do Sporting (3-0), a equipa de Sérgio Conceição desloca-se ao Estádio dos Arcos, de onde tem por hábito sair a sorrir, de tal forma que é preciso recuar até 2004 para recordar o último triunfo dos vilacondenses no campeonato, por 1-0.

O conjunto de Luís Freire não teve o melhor regresso à I Liga e, após duas derrotas (uma das quais frente ao Sporting, por 3-0), um empate na passada jornada, frente ao Estoril (2-2) permitiu a soma do primeiro ponto no campeonato, procurando agora a primeira vitória na competição.

Apesar dos momentos distintos, avizinha-se tarefa complicada para os azuis e brancos, que só mantendo a habitual solidez poderá obter novo triunfo, algo que até levou Sérgio Conceição a relembrar as dificuldades do jogo com o Vizela, na conferência de antevisão ao jogo com o Rio Ave.

O jogo de Vila do Conde está agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Tiago Martins e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Rio Ave-FC Porto: Seguir viagem com a solidez do costume

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Estoril1821
10Famalicão1820
11Rio Ave1820
12Gil Vicente1719
13Estrela1716
14Arouca1816
15C.D. Nacional1716
16AVS1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Renault

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas