O Sporting sentiu pela primeira vez na temporada o sabor amargo de uma derrota europeia. Frente ao Marseille, na terça-feira, no Vélodrome, o leão foi derrotado por uns expressivos 1-4 numa partida que não se previa tão desastrada para os lusos.
Trincão abriu o marcador logo ao primeiro minuto de jogo, aquele que foi o golo mais rápido do Sporting no novo formato da Liga dos Campeões. Mesmo com um recorde na mão, o leão foi pisado com força pelo Marseille, que aplicou, assim, a quarta derrota dos verdes e brancos na temporada, a primeira na Liga dos Campeões.
Reação é o que se pede neste momento. Mas como é que a equipa de Rúben Amorim tem reagido aos desaires da Liga milionária? A história garante: melhor reação era impossível.
Às derrotas responde-se com vitórias
A época 2021/22 foi a primeira na qual Rúben Amorim liderou o Sporting na Liga dos Campeões. Num total de oito jogos na prova, o leão foi vergado quatro vezes, uma delas logo no arranque.
Uma derrota contra o Ajax por 1-5, em casa, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, deixou o universo sportinguista à beira de um ataque de nervos. A equipa sabia que tinha de reagir para se livrar do sermão de Amorim e conseguiu fazê-lo. Na jornada seguinte da I Liga, o Sporting ganhou 1-0 ao Estoril.
Haller marcou cinco golos ao Sporting, em Alvalade© Getty Images
A reação foi boa, mas não foi única. Logo na jornada 2 da fase de grupos da prova europeia, o Sporting perdeu com o Borussia Dortmund por 1-0 na Alemanha, jogo ao qual respondeu com nova vitória contra o Arouca, por 2-1.
Desde aí, o sabor na boca do leão foi unicamente o da vitória, pelo menos até voltar a encontrar o Ajax na Liga milionária. Já na segunda ronda da fase de grupos, o Sporting voltou a perder contra os neerlandeses, agora por 2-4. A equipa não esqueceu do que já tinha feito e, na 14.ª jornada da I Liga, bateu o Boavista por 2-0 em Alvalade.
Sporting perdeu quatro vezes na Liga dos Campeões de 2021/22© Getty Images
Já nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Sporting voltou a perder contra o Man. City, agora por uns expressivos 0-5. A moral não era a melhor, já que as derrotas contra Santa Clara e Sp. Braga, bem como o empate frente ao FC Porto, não deixavam a equipa em bons lençóis na I Liga. Com a obrigação de vencer para se manter na corrida, o Sporting venceu o Estoril por 3-0.
Bom pronúncio?
Na terça-feira, o leão caiu pela primeira vez na Liga dos Campeões de 2022/23. Apesar de ter sido a quarta derrota da época, depois dos desaires contra FC Porto, Desp. Chaves e Boavista, o Sporting seguia imparável na prova milionária com uma vitória histórica frente ao Eintracht Frankfurt, a primeira em solo germânico, e outra frente ao Tottenham, em casa.
Derrota em Marseille foi a primeira do Sporting na Liga dos Campeões de 2022/23© Reuters
A história diz que o conjunto de Alvalade, sob o comando de Rúben Amorim, sabe reagir às derrotas europeias com triunfos. Mas será que a história vai repetir-se nesta época? Na próxima jornada da I Liga, o Sporting vai ter uma deslocação que, por tradição, é complicada. Nos Açores, os verdes e brancos vão jogar contra o Santa Clara, que segue num momento delicado, estando no 16.º e antepenúltimo lugar da tabela.
O Santa Clara-Sporting tem apito inicial agendado para as 15h30 de sábado.
Leia Também: Rúben Amorim com duas novidades no mais recente treino do Sporting