Depois da tempestade, vem a bonança. Leão vai sorrir nos Açores?

Sporting acostumou-se a dar boas réplicas sempre que perdeu nas noites europeias da época passada, a primeira em que Rúben Amorim comandou o leão na Liga dos Campeões. A derrota contra o Marseille obrigará o conjunto de Alvalade a reagir depressa. Será a história um bom pronúncio?

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
06/10/2022 08:04 ‧ 06/10/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

O Sporting sentiu pela primeira vez na temporada o sabor amargo de uma derrota europeia. Frente ao Marseille, na terça-feira, no Vélodrome, o leão foi derrotado por uns expressivos 1-4 numa partida que não se previa tão desastrada para os lusos.

Trincão abriu o marcador logo ao primeiro minuto de jogo, aquele que foi o golo mais rápido do Sporting no novo formato da Liga dos Campeões. Mesmo com um recorde na mão, o leão foi pisado com força pelo Marseille, que aplicou, assim, a quarta derrota dos verdes e brancos na temporada, a primeira na Liga dos Campeões.

Reação é o que se pede neste momento. Mas como é que a equipa de Rúben Amorim tem reagido aos desaires da Liga milionária? A história garante: melhor reação era impossível.

Às derrotas responde-se com vitórias

A época 2021/22 foi a primeira na qual Rúben Amorim liderou o Sporting na Liga dos Campeões. Num total de oito jogos na prova, o leão foi vergado quatro vezes, uma delas logo no arranque.

Uma derrota contra o Ajax por 1-5, em casa, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, deixou o universo sportinguista à beira de um ataque de nervos. A equipa sabia que tinha de reagir para se livrar do sermão de Amorim e conseguiu fazê-lo. Na jornada seguinte da I Liga, o Sporting ganhou 1-0 ao Estoril.

Notícias ao Minuto Haller marcou cinco golos ao Sporting, em Alvalade© Getty Images

A reação foi boa, mas não foi única. Logo na jornada 2 da fase de grupos da prova europeia, o Sporting perdeu com o Borussia Dortmund por 1-0 na Alemanha, jogo ao qual respondeu com nova vitória contra o Arouca, por 2-1.

Desde aí, o sabor na boca do leão foi unicamente o da vitória, pelo menos até voltar a encontrar o Ajax na Liga milionária. Já na segunda ronda da fase de grupos, o Sporting voltou a perder contra os neerlandeses, agora por 2-4. A equipa não esqueceu do que já tinha feito e, na 14.ª jornada da I Liga, bateu o Boavista por 2-0 em Alvalade.

Notícias ao Minuto Sporting perdeu quatro vezes na Liga dos Campeões de 2021/22© Getty Images

Já nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Sporting voltou a perder contra o Man. City, agora por uns expressivos 0-5. A moral não era a melhor, já que as derrotas contra Santa Clara e Sp. Braga, bem como o empate frente ao FC Porto, não deixavam a equipa em bons lençóis na I Liga. Com a obrigação de vencer para se manter na corrida, o Sporting venceu o Estoril por 3-0.

Bom pronúncio?

Na terça-feira, o leão caiu pela primeira vez na Liga dos Campeões de 2022/23. Apesar de ter sido a quarta derrota da época, depois dos desaires contra FC Porto, Desp. Chaves e Boavista, o Sporting seguia imparável na prova milionária com uma vitória histórica frente ao Eintracht Frankfurt, a primeira em solo germânico, e outra frente ao Tottenham, em casa.

Notícias ao Minuto Derrota em Marseille foi a primeira do Sporting na Liga dos Campeões de 2022/23© Reuters

A história diz que o conjunto de Alvalade, sob o comando de Rúben Amorim, sabe reagir às derrotas europeias com triunfos. Mas será que a história vai repetir-se nesta época? Na próxima jornada da I Liga, o Sporting vai ter uma deslocação que, por tradição, é complicada. Nos Açores, os verdes e brancos vão jogar contra o Santa Clara, que segue num momento delicado, estando no 16.º e antepenúltimo lugar da tabela.

O Santa Clara-Sporting tem apito inicial agendado para as 15h30 de sábado.

Leia Também: Rúben Amorim com duas novidades no mais recente treino do Sporting

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Sporting

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Alfa Romeo

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas