O Clássico entre FC Porto e Benfica acontece já na noite desta sexta-feira, naquele que é o jogo-cartaz da 10.ª jornada da I Liga. Será uma autêntica chuva de estrelas que vai invadir o relvado do Estádio do Dragão, com destaque, claro está, para os homens mais ofensivos de cada equipa.
Mehdi Taremi e Gonçalo Ramos serão duas das principais armas à disposição de Sérgio Conceição e Roger Schmidt, respetivamente, no duelo de sexta-feira, cada um deles em destaque na respetiva equipa, nesta temporada.
Olhemos, primeiro, para o avançado iraniano. Habitual goleador dos azuis e brancos, Taremi, esta época, tem aliado a veia goleadora com a de assistente de forma muito consistente. Aos 30 anos, o avançado parece estar na melhor forma desde que chegou ao FC Porto, e prova disso são os nove golos e seis assistências em 13 jogos realizados na presente época.
Para além de ser um dos concorrentes ao prémio de maior goleador no final da presente temporada desportiva, Mehdi Taremi goza, neste momento, de um estatuto que não é, necessariamente, associado a avançados. É que o 'mago das Arábias' é, a par de Álvaro Djaló, do Sporting de Braga, o jogador com mais assistências para golo na I Liga. Foram quatro em nove jogos já realizados. Dados que devem, certamente, deixar Schmidt de sobreaviso.
'Feiticeiro' Ramos de baterias recarregadas
Depois de ter ficado de fora, por opção de Roger Schmidt, do encontro da Taça de Portugal, diante do Caldas, Gonçalo Ramos prepara-se para regressar com a energia recarregada para o Clássico e tentar estrear-se a marcar em duelos contra o FC Porto.
Após uma época em que esteve 'tapado' por Darwin Núñez, o jovem avançado português emergiu como a principal referência na posição de ponta de lança das águias, estabelecendo-se como titular imprescindível para Roger Schmidt, apesar de muito se ter escrito sobre a sua saída, no mercado de verão.
Alheio a esses rumores, o camisola 88 dos encarnados fez esquecer o seu antecessor, entretanto transferido para o Liverpool, e começou a época a fazer o que melhor sabe: marcar golos. Foram já dez as ocasiões em que o avançado já festejou nesta época, dados que superaram os registos de temporadas anteriores ao serviço do emblema lisboeta. Os seis remates certeiros na I Liga colocam o jovem no topo dos melhores marcadores da prova.
Taremi sorri nos duelos entre ambos. Ramos procura golo
O encontro de sexta-feira no Dragão será o terceiro que coloca, frente a frente, Mehdi Taremi e Gonçalo Ramos, com clara vantagem para o avançado do FC Porto. Nos dois encontros anteriores entre ambos, o iraniano, eleito melhor avançado e jogador da I Liga no mês de setembro, saiu sempre vitorioso, tendo, inclusive, feito um golo e uma assistência no duelo frente ao jovem avançado benfiquista, em dezembro do ano passado.
Se alargamos o leque aos jogos diante do Benfica e nos quais não esteve Gonçalo Ramos, podemos verificar que Mehdi Taremi nunca perdeu contra a equipa lisboeta enquanto jogador do FC Porto. Foram quatro vitórias e dois empates em encontros com as águias.
Por seu turno, Gonçalo Ramos ainda procura o seu primeiro golo em partidas diante do rival portista. Titular nos únicos dois jogos que fez ante o FC Porto, o avançado português saiu do relvado cabisbaixo e com dois desaires na bagagem (3-1 no Dragão e 0-1 na Luz).
Sexta-feira marcará, assim, o tira-teimas entre as duas referências ofensivas de FC Porto e Benfica. Fará Taremi a diferença diante dos encarnados, ou Ramos estrear-se-á a marcar diante dos azuis e brancos? A resposta começa a ser dada a partir das 20h15 desta sexta-feira.
Leia Também: Dois 'grandes' e muitas pérolas. Vem aí o Clássico acima dos 500 milhões
Leia Também: Taremi supera Enzo e é eleito o melhor jogador do mês na I Liga