O FC Porto visita, este sábado, o Santa Clara num dia em que os três grandes vão todos a jogo na 11.ª jornada da I Liga. Após a derrota com o Benfica na última ronda, mas com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, já assegurados, a equipa portista tenta retomar o caminho das vitórias no campeonato e pressionar as águias, que se encontram na liderança e que jogam horas mais tarde.
Sérgio Conceição fez questão de salientar que encara esta viagem aos Açores com a mesma seriedade de qualquer duelo na Champions e apenas pensa em ganhar.
Do outro lado, estará um Santa Clara consciente das dificuldades impostas pelo atual campeão nacional, mas focado em conseguir pontuar, tal como garantiu Mário Silva.
O histórico de confrontos é amplamente favorável aos dragões, que em 18 jogos apenas não ganharam dois. Curiosamente nunca se registou qualquer empate entre as duas equipas.
O pontapé de saída está agendado para as 15h30 - menos uma horas nos Açores - e Artur Soares Dias é o árbitro escolhido para ajuizar a partida em São Miguel.
Treinadores em discurso direto
Mário Silva
Época complicada: "Não tem sido uma época fácil para nós. Temos tido momentos de altos e baixos e o que queremos é prolongar os momentos de sucesso o máximo de tempo que conseguirmos. Sabemos que amanhã [sábado] vai ser um jogo de grau de dificuldade muito elevado".
Adversário sem relaxamento: "Uma equipa como o FC Porto está muito habituada a este tipo de jogos seguidos, de diferentes competições em poucos dias. Acredito que não vai haver influência em termos daquilo que será o jogo".
Sérgio Conceição
Festejos no avião: "Os jogos são todos decisivos. O festejo está relacionado com o objetivo estipulado no início da época. Não festejo vitórias, mas festejei o objetivo. O grupo de trabalho está consciente disso. Vencemos o Bayer Leverkusen e não fizemos festa nenhuma. Agora resta-nos regressar ao campeonato. Temos a obrigação de ganhar qualquer jogo, seja em que competição for. Queremos vencer o Santa Clara e depois o Atlético de Madrid. Faremos por isso".
Santa Clara: "É uma deslocação tradicionalmente difícil. O Santa Clara no têm feito um campeonato de acordo com a qualidade da equipa, até porque tem jogadores muito interessantes. Cabe-nos fazer um bom jogo, com um espírito semelhante ao que tivemos no último jogo [com o Club Brugge]. Não conseguimos os três pontos na última jornada e queremos rapidamente voltar às vitórias, dentro daquilo que é o nosso objetivo".
Últimos resultados
Santa Clara: VDDDE
FC Porto: VDVVV
Últimos onzes
Santa Clara: Gabriel Batista, Pierre Sagna, Kennedy Boateng, Cristian Tassano, MT, Adriano Firmino, Victor Bobsin, Gabriel Silva, Bruno Almeida, Ricardinho, Kyosuke Tagawa.
FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu Sanusi, Otávio, Matheus Uribe, Stephen Eustáquio, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Evanilson.
Ausentes
Santa Clara: Tomás Domingos, Paulo Henrique, Marco Pereira, Costinha e Bruno Jordão (lesionados).
FC Porto: Pepe, Veron (lesionados); Eustáquio (castigado).