O Flamengo conquistou, este sábado, a edição 2022 da Taça Libertadores, ao vencer na final o Athletico Paranaense, de Luiz Felipe Scolari, por 1-0.
Numa final disputada em Guaiaquil, no Equador, a formação de Curitiba até começou melhor que o adversário com uma grande ocasião protagonizada por Alex Santana, mas a expulsão de Pedro Henrique, que viu o segundo amarelo aos 43 minutos, deixou a equipa comandada por Luiz Felipe Scolari com 10 unidades e complicou ainda mais a tarefa.
A jogar contra uma equipa com menos um adversário, foi com facilidade que o Flamengo chegou ao golo da vitória. Servido por Everton Ribeiro, Gabigol surgiu na área para anotar o tento vitorioso e fazer história.
Ao marcar mais uma vez em finais de Libertadores, o avançado superou Pelé e igualou Zico e Thiago Neves na lista de brasileiros com mais golos em finais da Taça Libertadores. O líder é Coutinho, que marcou cinco vezes com o Santos na década de 1960. Além disso, Gabigol igualou Luizão como o maior marcador brasileiro da história da Libertadores no total. Eles estão empatados com 29 tentos.
Depois de dois títulos consecutivos do Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, o Flamengo conquistou o seu terceiro troféu da mais importante prova de clubes da América do Sul, juntando-o aos alcançados em 2019, quando era orientado por Jorge Jesus, e em 1981.