O 16.º dia do Mundial ficou marcado pelo apuramento de mais duas seleções para os 'oitavos' da principal prova de seleções, mas também pelo nome de Cristiano Ronaldo que esteve em destaque (não da forma desejada) no seio da seleção nacional.
Na projeção ao duelo de Portugal frente à Suíça, agendado para esta terça-feira, Fernando Santos admitiu não ter ficado satisfeito ao ver mais pormenorizadamente a reação do internacional português aquando da substituição frente à Coreia do Sul, instantes antes do treino da seleção nacional, que contou com o avançado madeirense de rosto mais fechado, num dia em que o seu nome foi dado como reforço no Al-Nassr em janeiro, algo desmentido pelo jornalista Piers Morgan.
No que toca aos dois jogos realizados esta segunda-feira, a contar para os 'oitavos' do Mundial, a Croácia e o Brasil saíram a sorrir, deixando os asiáticos Japão e Coreia do Sul pelo caminho, respetivamente.
A Croácia necessitou das grandes penalidades para confirmar o apuramento para os 'quartos', diante de um Japão que chegou a estar a ganhar, mas concedeu o golo do empate (1-1), resultado que se manteve até ao intervalo e até ao final do prolongamento (o primeiro deste Mundial). No desempate por penáltis (1-3), Livakovic 'agigantou-se' e revelou ser essencial para o desfecho da eliminatória ao protagonizar três defesas, num jogo em que os adeptos japoneses voltaram a dar uma lição de educação ao recolherem o lixo das bancadas enquanto assistiam à festa dos croatas.
Ainda antes do duelo entre Brasil e Coreia do Sul, o ambiente de festa apoderou-se da seleção canarinha no autocarro, algo que acabaria por se estender mais tarde às bancadas, com o triunfo por 4-1 a ditar a confirmar o apuramento e ainda o adeus de Paulo Bento à seleção asiática, numa decisão já tomada antecipadamente pelo treinador português. Além disso, foram exibidas tarjas de apoio a Pelé, tanto nas bancadas, como no relvado, após o internamento da antiga lenda do futebol brasileiro por problemas respiratórios.
Esta terça-feira, Marrocos e Espanha discutem a penúltima vaga dos 'quartos' do Mundial, sendo que a última decisão dos 'oitavos' fica guardada para o desfecho do duelo entre Portugal e Suíça. Os vencedores das duas partidas marcam encontro para este sábado, em duelo agendado para as 15 horas (horário de Portugal Continental).
Os jogos deste dia
Marrocos-Espanha, 15 horas (Eucation City Stadium, em Al Rayyan)
Portugal-Suíça, 19 horas (Lusail Iconic Stadium, em Lusail)
Leia Também: Diário do Mundial'2022: Ingenuidade senegalesa e brilhantismo de Mbappé