O Nacional somou a segunda vitória caseira na II Liga, num encontro dominado integralmente pelos madeirenses, que fecharam o marcador ainda na primeira parte, com Carlos Daniel a fazer as honras da casa, aos 15 minutos, e Witi a fixar o resultado, aos 43.
As duas equipas mantêm as mesmas posições que ocupavam na ronda transata, com o Nacional a ocupar a 13.ª posição, agora com 16 pontos, e o Benfica o último lugar do pódio, com 22.
Os 'alvinegros' que disputaram a fase de grupos da Taça da Liga na interrupção do campeonato à conta do Mundial2022, mostraram ter mais andamento e ritmo de jogo do que o Benfica B, que esteve sem competir durante um mês e meio.
O primeiro tento surgiu aos 15 minutos, partindo dos pés de Danilovic no meio campo, que encontrou Witi na grande área livre de marcação. O extremo moçambicano apostou num cruzamento tenso que só necessitou de ser encostado por Carlos Daniel, que deixou Samuel Soares sem qualquer reação.
O domínio insular continuou perante a passividade dos visitantes, que não tiveram nenhum remate registado no primeiro tempo, tendo o segundo golo surgido em cima dos 45, com Witi a passar de assistente a protagonista, deixando Tiago Coser 'sentado', antes de bater com destreza o guardião benfiquista.
O Nacional chegou a balançar as redes no segundo tempo, numa jogada que culminou com Carlos Daniel e Rúben Macedo a surgir em cima da linha de golo, com o último a atirar a marcar, mas o lance acabou anulado por posição irregular do camisola 70.
O Benfica B tentou reagir e ainda colocou uma bola na malha lateral, aos 50, através de um potente remate do meio da rua levado a cabo por Henrique Pereira e, aos 83, Cher Ndour acertou com estrondo na barra da baliza de Rui Encarnação.
O conjunto insular registou duas baixas ao longo da partida, com Witi a sair a contas com uma lesão muscular na coxa direita e Rúben Macedo, que entrou para ocupar a vaga, a sair de maca após um violento choque com Samuel Soares.
O final do encontro ficou marcado por desentendimentos e, apesar do aviso prévio do árbitro Flávio Lima, o técnico Luis Castro, Luís Esteves e o guardião Samuel Soares foram admoestados com cartão amarelo.
Leia Também: BSAD vence Leixões e deixa a zona de descida na II Liga