FC Porto escapa à 'fumarada' do Caldeirão e segue na perseguição ao topo

Dragões derrotaram o Marítimo, numa partida em que, ainda antes do apito para o intervalo, já tinham visto Bernardo Folha, Sérgio Conceição e Vítor Bruno receberem ordem de expulsão.

Notícia

© FC Porto

Carlos Pereira Fernandes
01/02/2023 20:56 ‧ 01/02/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto não se deixou deslumbrar pela conquista da Taça da Liga e regressou, esta quarta-feira, à ação na I Liga, com uma vitória sobre o Marítimo, por 2-0, que acabou por dar (muito) trabalho.

Wendell e Wenderson Galeno marcaram os golos do triunfo azul e branco, numa partida que ficou marcada pelas expulsões de Bernardo Folha, Pablo Moreno, Sérgio Conceição e Vítor Bruno ainda antes do intervalo.

Um triste espetáculo salvo por Diogo Costa

Sérgio Conceição tinha alertado, na véspera, para os perigos da deslocação a um “terreno tradicionalmente difícil”. Mas, na verdade, é preciso ter alguma generosidade para caraterizar aquilo que se passou durante os primeiros 45 minutos de um verdadeiro jogo de futebol.

Entre tropeções, ressaltos e bolas soltas, Marítimo e FC Porto protagonizaram um triste espetáculo, que acabou, invariavelmente, para ‘descambar’ para a vertente física desde bem cedo, de tal maneira que, aos 13 minutos, Fábio Veríssimo já tinha exibido três cartões amarelos.

Nos escassos momentos em que se jogou à bola, a equipa insular foi a mais perigosa, e podia mesmo ter chegado ao intervalo em vantagem, não fosse Diogo Costa ter ‘voado’ para desviar os remates de longe de Val Costa e Bruno Xadas.

Já nos restantes, houve… ‘chuva’ de vermelhos. O adjunto dos dragões, Vítor Bruno, foi o primeiro a ser expulso, por reclamar com a arbitragem. Seguiram-se Bernardo Folha e Pablo Moreno, por acumulação de amarelos, e Sérgio Conceição, por protestos.

Com ambas as equipas reduzidas a dez unidades, os dragões tiveram, finalmente, a primeira oportunidade digna desse nome, quando Wenderson Galeno atirou rasteiro, para as mãos de Giorgi Makaridze.

Futebol apareceu, por fim

O cenário estava mal parado, e Sérgio Conceição e José Gomes não ficaram indiferentes. O primeiro retirou o ‘apagado’ Mehdi Taremi para lançar Evanilson, e o segundo apostou em André Vidigal, Percy Liza e Oito Gomes, em detrimento de Val Soares, Brayan Riascos e Léo Pereira.

Coincidência ou não, o jogo ganhou outra fluidez… e espetáculo, uma vez que, logo num dos primeiros lances da segunda parte, Wendell apareceu à entrada da grande área a desferir um ‘tiraço’ que deixou Giorgi Makaridze ‘plantado’.

Instantes depois, foi a vez de Wenderson Galeno aproveitou o súbito ‘adormecimento’ da defesa adversária para fazer, também ele, o gosto ao pé, catapultando os dragões para um período bem mais tranquilo.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 42 pontos e ascende, provisoriamente, à segunda posição, com menos oito pontos do que o Benfica (que tem um jogo a mais) e mais dois do que o Sporting de Braga (que vai visitar o Sporting).

Quanto ao Marítimo, permanece ‘afundado’ no 17.º e penúltimo lugar do campeonato português, com 13 pontos, menos cinco do que o Gil Vicente, equipa que mora imediatamente acima da ‘linha de água’.

Momento do jogo: A primeira parte provocou dúvidas quanto àquilo que o FC Porto poderia levar dos Barreiros. No entanto, a equipa fez questão de as dispersar, logo no arranque da segunda, graças a um belo remate de Wendell, que desfez o nulo.

Onzes

Marítimo: Makaridze; Cláudio Winck; Moises Mosquera, René Santos, Vitor Costa; Val Soares, Beltrame, Xadas, Leo Pereira; Brayan Riascos e Pablo Moreno.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Wendell; Uribe, Bernardo Folha, Otávio, Galeno; Pepê e Taremi.

Antevisão

Após um dia de encerramento de mercado de transferências de inverno de 'loucos', eis que, esta quarta-feira, é hora de recentrar todas as atenções no futebol propriamente dito. Neste caso, no embate da 18.ª jornada da I Liga, entre Marítimo e FC Porto.

Duas equipas que vivem em 'universos' completamente diferentes no que às ambições desportivas diz respeito. Começando pelos dragões, que sabem que estão obrigados a vencer para não deixarem escapar ainda mais o Benfica na liderança da tabela.

Já os insulares, encontram-se no polo oposto. Somam apenas 14 pontos conquistados, até ao momento, o que os deixa na 17.ª e penúltima posição, a cinco pontos do Gil Vicente, a equipa que mora imediatamente acima da 'linha de água' e que tem mais um jogo disputado.

O Marítimo-FC Porto será ajuizado por Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, terá lugar nos Barreiros, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Bruno Costa é colocado a treinar à parte e ainda pode deixar o FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

José Mourinho

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica2969
3FC Porto3062
4Sp. Braga2960
5Vitória SC2948
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Lamborghini

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas