O Benfica venceu na segunda-feira o Boavista no Estádio da Luz e estendeu a manta de pontos para o FC Porto. Ameaçado antes de entrar em campo, depois de ver os dragões a aproximarem-se e ficarem a dois pontos, o emblema encarnado teve de suar para vencer e manter-se confortável.
A equipa acusou alguma pressão e o momento tornou-se delicado no que toca à manutenção da liderança. Os golos que decidiram o jogo frente ao Boavista surgiram já na reta final do encontro, com o conjunto de Roger Schmidt a perder a excentricidade que a caracterizava no arranque da temporada.
A observar tudo na esquina está o FC Porto, que já sabe bem o que é começar atrás e acabar à frente. A esperança azul e branca na revalidação segue em pé e a história pode repetir-se.
2012/13: o ano do 'quase tudo'
À 21.ª jornada, exatamente a mesma jornada que o Benfica encerrou na segunda-feira, a liderança pertencia às águias, com 55 pontos. Imediatamente atrás vinha o FC Porto, com 53 pontos, numa luta a dois. Com o Sporting completamente arredado e o impressionante Paços de Ferreira com 38 pontos, os dragões focaram as forças numa única missão: ultrapassar o Benfica.
Golo de Kelvin deu vitória ao FC Porto no Clássico da I Liga© Global Imagens
A reviravolta aconteceu na 29.ª jornada, quando a equipa de Vítor Pereira fez Jorge Jesus e o Benfica ajoelharem com um golo de Kelvin ao cair do pano. O FC Porto sentou-se no trono, com 75 pontos, mais um que os encarnados, conquistando o título nacional em Paços de Ferreira.
Benfica perdeu o título nacional por um ponto para o FC Porto© Global Imagens
Nessa mesma temporada, o Benfica acabou por perder a I Liga por um ponto, a Taça de Portugal frente ao Vitória SC e a Liga Europa contra o Chelsea.
2019/20: De vencedor a vencido
O Benfica vinha de um título que encheu o universo encarnado de entusiasmo. Com Bruno Lage no comando, a história que se escreveu com Jorge Jesus, que chegou aos quatro títulos nacionais seguidos, parecia mais perto de se repetir. Tudo desmoronou quando Bruno Lage não garantiu os resultados esperados e deixou o comando da equipa.
Bruno Lage foi um dos treinadores do Benfica em 2019/20© Getty Images
Na jornada 21 do campeonato, a diferença pontual foi reduzida para um ponto. Uma derrota frente ao Sp. Braga deixou os encarnados mais pressionados que nunca no trono. A ultrapassagem que há muito era anunciada acabou por acontecer dois jogos depois, quando a equipa de Bruno Lage travou a fundo frente ao Moreirense.
Empate em casa frente ao Moreirense atirou o Benfica para fora da liderança© Getty Images
Desde aí até à confirmação do título nacional perdido foram nove jogos. Já com Nélson Veríssimo no comando, o Benfica não conseguiu reerguer-se e viu o rival fazer a festa. Um FC Porto-Sporting, no Estádio do Dragão, decidiu tudo a favor dos azuis e brancos. O 29.º título nacional dos dragões chegou à 32.ª jornada da I Liga.
Risco repete-se
A 13 jornadas do fim da I Liga, o Benfica volta a estar ameaçado. A diferença pontual é de cinco pontos, correndo o risco de ser reduzida para dois em caso de derrota.
Benfica tem cinco pontos de vantagem para o FC Porto© Getty Images
A jornada até à decisão do título não será fácil para a equipa de Roger Schmidt. Ainda com a Liga dos Campeões para gerir enquanto luta pela I Liga, o Benfica terá de receber Sp. Braga e o seu adversário direto FC Porto, visitando Alvalade na penúltima jornada do campeonato. Será que a história repetir-se-á?
Leia Também: "Boavista? Houve fases em que o Benfica perdeu alguma intensidade..."