O Arsenal parece estar totalmente recuperado da 'mini-crise' por que passou, no início de fevereiro, e alcançou, ao início da noite desta quarta-feira, a terceira vitória consecutiva, ao receber e bater o Everton, por categóricos 4-0.
Bukayo Saka desfez o nulo a favor do conjunto orientado por Mikel Arteta, aos 40 minutos, e, na reta final da primeira parte, foi a vez de Gabriel Martinelli fazer, também ele, o gosto ao pé, num lance em que o VAR teve de entrar em ação, visto que foi, inicialmente, invalidado, por fora de jogo.
Já no segundo tempo, foi a vez de Martin Odegaard aparecer no coração da grande área a concretizar uma magistral jogada coletiva dos gunners, e de Gabriel Martinelli alcançar o bis, selando, desta maneira, o resultado final, no Emirates.
Resta referir que o internacional sub-21 português Fábio Vieira começou a partida no banco, tendo de lá saído aos 73 minutos, para o lugar de Granit Xhaka. Já do outro lado da 'barricada', Rúben Vinagre foi, uma vez mais, suplente não utilizado.
Feitas as contas, com este triunfo, o Arsenal passa a somar 60 pontos e reforça a liderança da Premier League, visto que passa a deter uma vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado e campeão inglês em título, o Manchester City.
Quanto ao Everton, permanece com 21 pontos e permanece na 18.ª e antepenúltima posição da tabela, imediatamente abaixo da 'linha de água', a um ponto de distância do Leeds United, equipa que segue logo à frente e que tem um jogo a menos.
Onzes
Arsenal: Ramsdale; Ben White, Gabriel, Saliba, Zinchenko; Jorginho, Xhaka, Odegaard; Saka, Martinelli e Trossard.
Everton: Pickford; Coleman, Tarkowski, Keane, Mykolenko; Gueye, Onana, Doucouré; Iwobi, McNeil e Maupay.
Antevisão
Arsenal e Everton acertam, esta quarta-feira, o calendário da Premier League, numa partida em atraso da já 'longínqua' sétima jornada, que se reverte de especial importância para ambas as equipas, ainda que por motivos radicalmente diferentes.
Os gunners, líderes isolados, vão a jogo, no Emirates, sabendo de antemão que, em caso de triunfo, alcançarão os cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Manchester City, podendo, novamente, 'suspirar de alívio'.
Já os toffees, chegam à reta final da temporada na 18.ª e antepenúltima posição da tabela, imediatamente abaixo da 'linha de água', pelo que estão proibidos de voltar a vacilar se pretendem continuar 'vivos' na luta pela manutenção.
O Arsenal-Everton será ajuizado pelo árbitro inglês Michael Oliver, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Adeptos do Arsenal já fazem piadas sobre Bellerin e Fábio Vieira