Powered by Betano
AFC Bournemouth
Bournemouth
23
novembro
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
23
novembro
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
23
novembro
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30
Everton FC
Everton
23
novembro
15H00
Brentford FC
Brentford
1
2.42
X
3.15
2
2.87

Otávio, o violinista que sabe tocar bombo: As notas do Chaves-FC Porto

Dragões voltaram a vencer sob a batuta do luso-brasileiro.

Notícia

© Global Imagens

Francisco Amaral Santos
05/03/2023 08:13 ‧ 05/03/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O FC Porto recuperou parte do sorriso na noite de sábado. Após a derrota inesperada diante do Gil Vicente, averbada precisamente há uma semana, os dragões retomaram o caminho das vitórias (3-1) no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, num jogo com direito a quatro golos e duas expulsões. 

O triunfo azul e branco - sendo que ontem o FC Porto até equipou de amarelo - impediu que o Benfica conseguisse ampliar a vantagem na liderança para 11 pontos, voltando os dois rivais a estarem separado por oito. Ainda assim, o atual campeão nacional continua longe do lugar que valerá a desejada renovação do título. 

A noite em Trás-os-Montes não foi de grandes luxos, tal como Sérgio Conceição admitiu, com o FC Porto a deixar de lado os violinos para tocar... bombo. Pois bem, no meio desta troca artística, houve quem se destacasse pela simples arte de se adaptar ao contexto. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Otávio assinou mais uma exibição de mão cheia. E não falamos apenas do golo, que foi bem conseguido, claro está. O internacional português é um verdadeiro todo o terreno e adapta-se a qualquer estilo de jogo deste FC Porto. Ontem, Sérgio Conceição deixou os violinistas Taremi e Pepê no banco, mas não abdicou do violinista luso-brasileiro, que mostrou que também sabe tocar bombo caso seja necessário.

Esteve sempre ligado ao jogo, nunca virou a cara à luta, sofreu inúmeras faltas e ainda assinou um dos três golos portistas em Chaves. Um artista absolutamente fundamental neste FC Porto. 

A surpresa

Danny Namaso já havia deixado boas indicações frente ao Gil Vicente, mas acabou 'engolido' pelas expulsões dos colegas e por um jogo atípico que acontecera no Dragão. Ontem voltou a ser titular e respondeu da melhor forma: a marcar. 

Abriu o ativo aos 15 minutos, num lance em que deixa um adversário para trás antes de atirar a contar para a baliza flaviense, e ainda ficou perto de um segundo golo, já no decorrer da segunda parte. Tem mostrado argumentos para ser titular mais vezes. 

A desilusão 

Os laterais continuam a ser a maior dor de cabeça para Sérgio Conceição. Entre Rodrigo Conceição e Zaidu torna-se complicado dizer quem esteve mais abaixo do razoável, sendo que o lateral nigeriano decidiu chegar-se à frente nesta corrida ao cometer uma grande penalidade e ao ver um amarelo por simular outra, na área contrária. 

Os treinadores 

Vítor Campelos 

O Desportivo de Chaves tem sido fustigado por lesões, mas voltou a apresentar-se com uma equipa dinâmica e capaz de criar problemas a qualquer adversário. Vítor Campelos apenas se pode queixar de alguma falta de eficácia, uma vez que o Chaves teve oportunidades suficientes para marcar, pelo menos, um golo nos primeiros 45 minutos. 

Sérgio Conceição 

Sem Uribe e João Mário, castigados, além de Galeno, Veron e Evanilson, lesionados, Sérgio Conceição surpreendeu ao deixar Taremi e Pepê no banco, apostando numa equipa com maior capacidade física. A verdade é que a estratégia resultou e ao intervalo o FC Porto já tinha a vitória encaminhada. Soube reconhecer que a noite "não era de ópera" em Chaves e que, por isso, teve de ser mais pragmático na hora de eleger o onze inicial. 

O árbitro 

Manuel Oliveira teve uma noite de muito trabalho e nem sempre foi feliz nas decisões tomadas. Errou ao dar o primeiro amarelo a Jô Batista, uma vez que foi o jogador do Chaves quem sofreu falta de Grujic, e nem sempre conseguiu segurar o jogo. 

Leia Também: Sérgio Conceição: "Por vezes não se pode tocar violino, toca-se bombo"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão mostra vídeo de João Neves durante jogo

Madalena Aragão

Madalena Aragão mostra vídeo de João Neves durante jogo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas