Benfica segue para os 'quartos' da Champions às costas do 'matador' Ramos

Avançado português bisou e assistiu em noite de sentido único na Luz. Rafa, João Mário e David Neres também fizeram o gosto ao pé. Adversário da próxima fase conhecido a 17 de março.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
07/03/2023 21:48 ‧ 07/03/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica garantiu, esta terça-feira, um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões, ao receber e golear o Club Brugge (5-1) na Luz. Depois da vitória na Bélgica, as águias de Schmidt não se deixaram relaxar e assinaram uma exibição categórica na qual Gonçalo Ramos emergiu como a grande figura da noite. 

Rafa Silva, João Mário e David Neres foram os outros marcadores de serviço e ajudaram o Benfica a fazer do Club Brugge uma presa muito fácil. 

No dia 17 de março as águias irão conhecer o adversário que se segue nesta Liga dos Campeões. 

Filme do jogo 

A primeira parte foi quase de sentido único e se dúvidas existissem sobre quem seguira em frente, essas ficaram rapidamente dissipadas nos primeiros 45 minutos. 

O Benfica entrou a todo o vapor e aos dois minutos já se gritava golo na Luz, com João Mário a finalizar, com grande classe, uma bela jogada construída a partir do corredor direito. No entanto o VAR vislumbrou um fora de jogo e o golo foi anulado. 

As águias não desanimaram e foram criando alguns lances de perigo, sendo que o golo, que desta vez contava mesmo, chegou pelos pés de Rafa Silva aos 38 minutos. Gonçalo Ramos arrancou na esquerda, descobriu o colega no coração da grande área, que teve toda a calma do mundo antes de atirar a contar e lançar a festa na Luz. 

Os belgas pouco iam ameaçando Odysseas, tirando os lances de bola parada, e sofreram o segundo em cima do intervalo. Desta feita, Gonçalo Ramos (45'+2) fez tudo sozinho e assinou um belo golo para delírio dos adeptos. 

O resultado ao intervalo deixava, assim, o Benfica com um pé e meio na fase seguinte da Liga dos Campeões. 

A segunda parte contou com o mesmo ritmo imposto pelos encarnados e a noite era mesmo de Gonçalo Ramos, que aos 57 minutos, bisou na conta pessoal e deixou o marcador em 3-0

Os belgas estavam mais perdidos do que nunca e aos 71 minutos viram a noite transformar-se num autêntico pesadelo. Já com David Neres e Gilberto em campo, Sylla derrubou o segundo na grande área e João Mário não perdoou Mignolet na marca dos 11 metros.

A noite não estava, porém, encerrada no que diz respeito à lista dos marcadores e David Neres (77') também fez o gosto ao pé. O extremo brasileiro rematou cruzado e rasteiro, mas o árbitro anulou por indicação do auxiliar. No entanto, o VAR entrou em ação para alertar o árbitro de que não havia qualquer irregularidade no lance e o golo contou mesmo, para desespero do Brugge. 

Ainda assim, a formação de Scott Parker ainda conseguiu apontar o tento de honra, aos 87 minutos, graças a um pontapé fulminante de Bjorn Meijer

O Benfica 'despachou' assim os belgas com uma mão cheia de golos na Luz e está na próxima fase da Liga dos Campeões. A equipa de Roger Schmidt prossegue em prova na maior competição de clubes, ao mesmo tempo que se encontra na liderança isolada do campeonato. 

Momento do jogo: O golo de Rafa serviu para acabar com qualquer tipo de esperanças que os belgas tivessem. 

Equipas iniciais

Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álex Grimaldo, Chiquinho, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Rafa Silva, João Mário, Gonçalo Ramos.

Suplentes: Samuel Soares, Gilberto, Lucas Veríssimo, Morato, Rafael Rodrigues, João Neves, Cher Ndour, David Neres, Gonçalo Guedes, Schjelderup, Musa e Tengstedt.

Club Brugge: Mignolet, Clinton Mata, Brandon Mechele, Abakar Sylla, Tajon Buchanan, Casper Nielsen, Hans Vanaken, Kamal Sowah, Bjorn Meijer, Roman Yaremchuk e Noa Lang.

Suplentes: Bursik, Odoi, Jutglà, Onyedika, Rits, Boyata, Nusa, Talbi e Cisse Sandra.

Antevisão

O Benfica tenta, esta terça-feira, selar o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, sem grandes sobressaltos. As águias recebem o Club Brugge na Luz  e até podem seguir em frente mesmo com uma derrota pela margem mínima. 

Após o triunfo na Bélgica (2-0), obtido graças aos golos de João Mário, de penálti, e David Neres, as águias estão a um passo de assinar a sexta presença nos 'quartos' da 'Champions, repetindo os percursos de 1994/95, 2005/06, 2011/12, 2015/16 e 2021/22.

O jogo entre Benfica e Club Brugge, da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, tem apito inicial para as 20h00 e conta com a arbitragem do turco Halil Umut Meler. 

Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: "O Benfica tem legitimidade para pensar na final da Liga dos Campeões"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas