No futebol as decisões normalmente acontecem em maio, mas este mês de abril poderá definir ter impacto direto no desfecho dos mais diversos campeonatos europeus. Após a paragem para as seleções, em meados de marços, os líderes parecem ter acusado a pressão e somam desaires atrás de desaires. E não, o Benfica não é caso único na Europa. Também Arsenal, Napoli, Bayern Munique e Barcelona estão em plena crise de resultados. Mas vamos por casos.
O Benfica soma apenas uma vitória nos quartos jogos disputados pós-pausa para as seleções. As águias venceram o Rio Ave pela margem mínima e depois entraram num ciclo negativo de três derrotas consecutivas. Como maior consequência viram uma vantagem de dez pontos face ao rival FC Porto encolher para... quatro.
No país vizinho, em Espanha, o Barcelona também está num mau momento. Tal como o Benfica, os blaugranas somam apenas um triunfo nos últimos quatro jogos, atravessando agora uma série de três jogos sem marcar qualquer golo, sendo que num deles foram goleados pelo rival Real Madrid na Taça do Rei, prova da qual foram eliminados.
No entanto, refira-se, a liderança na La Liga permanece quase intocável, com 11 pontos de vantagem, até porque o Real Madrid parece mais interessado em conquistar a Taça do Rei e renovar o título... na Liga dos Campeões.
Em Inglaterra também muito mudou após. O Arsenal parecia lançado para a conquista de um título que foge há tanto tempo, mas nos últimos três jogos somou dois tropeções e o Manchester City já está à espreita. Neste momento, os gunners têm quatro pontos de vantagem, mas ainda terão que defrontar a equipa de Guardiola que tem um jogo... a menos.
Na Alemanha, por seu turno, o Bayern Munique também tem facilitado e nas últimas cinco partidas somou apenas duas vitórias, tendo caído, com estrondo, na Taça da Alemanha. Pelo meio houve, ainda, lugar a uma troca no comando técnico: Tuchel rendeu Julian Nagelsmann. No que ao campeonato diz respeito, os bávaros prosseguem na liderança, com mais dois pontos do que o Borussia Dortmund.
A fechar, e não menos importante, está o Napoli, equipa que está prestes a terminar um longo jejum e vencer o título. O conjunto de Luciano Spalletti tem uma larga vantagem, que lhe dá total confronto, mas o momento atual não é o ideal: duas vitórias em cinco jogos. De todo o modo 14 pontos de vantagem perante a Lazio devem ser mais do suficientes para rubricar o título italiano.
Leia Também: Mais um líder em quebra? Barcelona soma o terceiro 'deslize' consecutivo