"Vou tentar renovar o título de campeão nacional de fundo. Tive um período de paragem depois do Giro, perdi bastante forma, mas estamos aqui [Mogadouro] para dar o nosso melhor", assegurou João Almeida, em declarações à agência Lusa.
Na sexta-feira, o ciclista de A-dos-Francos, de 24 anos, sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio na categoria de elites pela segunda vez, depois de já ter vencido em 2021, mostrando-se até algo surpreendido com o atual momento de forma.
Depois do triunfo no contrarrelógio, com o seu colega de equipa Ivo Oliveira a ser segundo, as atenções estão centradas na prova de fundo de elites de domingo, com Almeida a salientar que os adversários "estão fortes".
"Vamos estar atentos à concorrência e dar o nosso melhor para alcançar os nossos objetivos", vincou.
João Almeida alcançou um inédito pódio para Portugal na Volta a Itália deste ano, ao terminar em terceiro, garantindo que este feito "é uma motivação" que lhe dá "confiança para o futuro".
A corrida de fundo de elites masculinas encerra o programa dos Nacionais: a prova arranca às 11:30 de domingo e os corredores irão enfrentar 169,6 quilómetros, dos quais 56,5 quilómetros serão feitos fora do circuito, a sul de Mogadouro, no distrito de Bragança.
A chegada acontecerá cerca das 16:00, à sexta passagem pela meta, momento em que se conhecerá quem sucede a João Almeida ou se o próprio corredor da UAE Emirates consegue revalidar o título.
Todas as corridas têm chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho, no centro da vila de Mogadouro, local onde também acontecem as partidas das provas de fundo.