A caminhada irrepreensível sofreu um grande revés. Portugal vacilou na final do Europeu de sub-19, em Malta, este domingo, permitindo que a Itália aplicasse um plano de vingança - após a goleada lusa por 5-1 na fase de grupos - e se sagrasse campeã europeia, com um triunfo pela margem mínima por 1-0.
Costuma-se dizer "em equipa que ganha não se mexe" e Joaquim Milheiro acabou por cumprir com isso mesmo, sem qualquer alteração em relação ao onze apresentado nas 'meias', na goleada frente à Noruega (5-0). Porém, as dificuldades contra um adversário a quem aplicaram uma goleada por 5-1, na fase de grupos, foram bem visíveis desde o apito inicial.
Portugal não teve vida fácil para manter a bola nos pés e viu a Itália ameaçar o perigo com as investidas de Francesco Esposito e do ex-Benfica Cher Ndour. O alerta foi dado e, aos 19 minutos, os italianos acabaram mesmo por abrir o ativo, sem que Gonçalo Ribeiro conseguisse travar o cabeceamento de Michael Kayode, após assistência de Hasa.
Esperava-se que a seleção de Joaquim Milheiro conseguisse reagir no imediato, mas a verdade é que as dificuldades em construir jogo arrastaram-se durante toda a segunda parte, de tal forma que foi a Itália a ameaçar novo golo, através de Hasa, por duas ocasiões.
O regresso dos balneários trouxe uma seleção portuguesa de sub-19 de 'cara lavada', fruto da dupla substituição promovida por Joaquim Milheiro, sendo que até foi o recém-entrado Diogo Priostes a rubricar (finalmente) o primeiro remate de Portugal à baliza adversária, aos 49 minutos.
Os jovens portugueses mantiveram a toada e começaram a soltar as 'amarras', com várias tentativas de remate, uma das quais tirada em cima da linha por Mastrantonio num cabeceamento de Martim Fernandes.
Com substituições pelo meio, Portugal esteve perto de restabelecer a igualdade, mas também a Itália ameaçou ampliar a vantagem. A verdade é que, com uma primeira parte de avanço dada ao adversário, a reação tardia da seleção lusa não impediu o desgosto de milhões de portugueses, com nova final perdida.
Recorde-se que Portugal conquistou o Europeu de sub-19 pela primeira e única vez em 2018, precisamente contra a Itália, seleção que também contava com uma conquista, diante da equipa das quinas, em 2003. Pelo meio, a seleção nacional vacilou na final em 2014 e 2017, tendo também perdido em 2019, diante da rival Espanha.
[Notícia atualizada às 22h01]
TERMINA O JOGO. Itália sagra-se campeã da Europa de sub-19.
90+2' - Luís Gomes entra para o lugar de António Ribeiro. É o último esforço dos portugueses.
90' - Cinco minutos de compensação.
89' - Mastrantonio vê o amarelo por 'queimar' tempo.
82' - Banco da seleção portuguesa protesta nova decisão do árbitro e um adjunto do selecionador acaba por ver o amarelo.
79' - Samuele Vignato aproveita um momento de desconcentração e fica perto do segundo para a Itália.
78' - Michael Kayode trava lance perigoso e não escapa ao cartão amarelo.
76' - Joaquim Milheiro volta a mexer e lança Herculano para o lugar de Gustavo Sá.
73' - Gustavo Sá vê o cartão amarelo. É o terceiro para jogadores de Portugal.
70' - Hugo Félix vê o seu remate sair por cima.
68' - Joaquim Milheiro não escapa ao cartão amarelo devido a protestos.
66' - Gustavo Sá arrisca novo remate à baliza e vê Mastrantonio segurar a bola com tranquilidade.
64' - Ex-Benfica Cher Ndour sai para dar lugar a Luca Lipani.
61' - Quase. Mastrantonio nega o golo a Martim Fernandes em cima da linha. Seria a igualdade no encontro quando Portugal está a crescer.
58' - Na cobrança do pontapé de canto, Nuno Félix aparece solto e falha o empate ao 'pentear' a bola para fora, sem perigo.
57' - Gustavo Sá volta a tentar a sua sorte e vê um desvio de Dellavalle muito perto de trair Mastrantonio.
53' - Samuele Vignato 'troca as voltas' a dois defesas portugueses e testa as luvas de Gonçalo Ribeiro com algum perigo.
51' - Depois de um, vem outro. Gustavo Sá tenta a sua sorte e atira ao lado.
49' - Portugal apresenta-se de 'cara lavada' e consegue o primeiro remate à baliza adversária, por intermédio de Diogo Prioste.
46' - Diogo Prioste e Martim Marques entram para os lugares de Samuel Justo e Martim Fernandes, respetivamente.
46' - Arranca a segunda parte, com Joaquim Milheiro a fazer uma dupla substituição.
INTERVALO
45+1' - Ex-Benfica não escapa ao cartão amarelo.
45+1' - Gustavo Sá é rasteirado por Cher Ndour à entrada da área e há livre perigoso a favor de Portugal.
45' - Dois minutos de compensação
41' - Luis Hasa volta a assustar e o remate passa rente à trave.
37' - Luis Hasa tenta a sua sorte de fora da área e Gonçalo Ribeiro impede o segundo dos italianos.
33' - Jogo entra numa fase de maior rigidez nos duelos físicos e, desta vez, é Filippo Missori a ver o cartão amarelo.
28' - Rodrigo Ribeiro cai na área ao tentar um remate na cara de Mastrantonio. Árbitro nada assinalou.
25' - E sai. outro. Samuel Justo trava investida ofensiva perigosa da Itália e não escapa à cartolina amarela.
24' - Gabriel Brás comete falta e vê o primeiro amarelo da partida.
21' - Portugal tenta reagir de imediato e protesta uma falta que poderia dar um livre direto perigoso.
19' - GOLO da Itália. Michael Kayode aproveitou um cruzamento de Hasa para cabecear para o fundo das redes e o toque de Gonçalo Ribeiro não foi suficiente para evitar o golo dos italianos.
16' - Seleção italiana continua com a bola e a equipa de Joaquim Milheiro está recolhida ao seu meio-campo.
12' - Cher Ndour junta-se à ameaça italiana e Portugal está com dificuldades.
9' - Francesco Esposito apareceu solto na grande área e ameaçou o primeiro no encontro.
7' - Falta dura de Alessandro Dellavalle não mereceu mais do que um aviso por parte do árbitro alemão Sven Jablonski.
6' - Faticanti tentou colocar a bola em Kayode, na grande área, mas passou o perigo para Gonçalo Ribeiro.
5' - Jogo prossegue ainda sem iniciativas ofensivas de parte a parte. Tudo muito 'amarrado' no meio-campo.
0' - Rola a bola no Ta' Qali National Stadium, em Malta, com Portugal e Itália a ambicionarem a conquista de novo Campeonato da Europa.
Onzes
Portugal: Gonçalo Ribeiro; Martim Marques, António Ribeiro, Gabriel Brás, Gonçalo Esteves; Nuno Félix, Gustavo Sá, Samuel Justo; Carlos Borges, Rodrigo Ribeiro e Hugo Félix.
Itália: Mastrantonio; Regonesi, Lorenzo Dellavalle, Alessandro Dellavalle, Missori; Cher Ndour, Faticanti, Hasa; Vignato, Esposito e Kayode.
Antevisão
A espera terminou. A seleção portuguesa de sub-19 está de regresso a uma final do Campeonato da Europa e, este domingo, irá medir forças com a Itália, precisamente contra quem venceu a competição pela primeira e única vez na história.
Antes desse feito histórico (4-3, após prolongamento), em 2018, Portugal já tinha defrontado a seleção italiana na final de 2003, com uma derrota por 2-0, sendo que, neste momento, as duas seleções contam com uma conquista cada, curiosamente entre si. Algo que terá de ser forçosamente desempatado.
De referir que a equipa às ordens de Joaquim Milheiro conta com um trajeto 100% vitorioso na presente edição do Europeu de sub-19, somando quatro triunfos em quatro jogos, com 13 golos marcados e quatro sofridos. Desses 13, cinco foram apontados à Itália, na goleada por 5-1, na segunda jornada da fase de grupos.
Recorde-se que a seleção nacional de sub-19 chegou à final da referida competição também em 2014 (derrota frente à Alemanha por 1-0), 2017 (desaire diante da Inglaterra por 2-1) e, mais recentemente, em 2019 (derrota com Espanha por 2-0), pelo que irá tentar 'limpar a imagem' da última edição já este domingo.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Ta' Qali National Stadium, em Malta, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Portugal não dá hipóteses à Noruega e está na final do Europeu de sub-19
Leia Também: As imagens da festa de Portugal ao carimbar nova final do Euro de sub-19
Leia Também: Euro sub-19: Portugal procura segundo título frente à 'conhecida' Itália