O Boavista recebeu e derrotou, esta segunda-feira, o Benfica (3-2), em jogo de encerramento da 1.ª jornada da nova edição da I Liga. As águias até estiveram em vantagem por duas ocasiões, mas foram ao 'tapete' numa noite de grande festa para os adeptos axadrezados no Bessa.
As águias iniciaram, assim, a defesa pelo título da pior maneira e com uma entrada em falso. Para tal contribuíram as expulsões de Musa (50') e uma grande penalidade cometida por António Silva já em cima dos 90 minutos. Por seu turno, Petit quebrou a 'maldição' e venceu, pela primeira vez, o Benfica na sua carreira enquanto treinador ao fim de 18 confrontos.
Filme do jogo
Roger Schmidt decidiu operar duas mexidas no onze, deixando Ristic e João Mário no banco para lançar o reforço Jurásek e o ponta de lança Musa. No entanto a entrada dos encarnados ficou aquém do esperado.
Por seu turno, o Boavista entrou em campo com vontade de encostar o Benfica às cordas, mas a pressão exercida pelos comandados de Petit depressa... perdeu força. As águias igualaram o nível de intensidade e aos poucos foram consolidando o seu jogo, conseguindo mesmo chegar ao golo ainda antes da meia hora de jogo. Aos 22 minutos, Rafa Silva meteu o 'turbo' para rasgar a defensiva axadrezada e assistiu Ángel Di María (outra vez ele, sim), que abriu assim as contas do marcador no Bessa.
🇦🇷Ángel Di Maria marca há dois jogos consecutivos pelo Benfica. É a primeira vez que consegue este registo pelo clube.
— Playmaker (@playmaker_PT) August 14, 2023
Apontou o 17.º golo pelas águias. pic.twitter.com/E10e1jj7GA
O golo deixou o Benfica mais confortável e desmoralizou o Boavista, que ia perdendo gás com o avançar dos ponteiros do relógio. As águias tentavam explorar os flancos, mas a noite não estava a ser de grande inspiração para os laterais Jurásek e Bah, que tardavam em servir Musa da melhor maneira.
Ao final dos primeiros 45 minutos a vantagem encarnada ajustava-se face aos acontecimentos registados até então.
A segunda parte foi completamente diferente e ficou marcada pela expulsão de Petar Musa logo aos 50 minutos. O avançado croata chegou tarde a um lance com Abascal e acabou por acertar em cheio no tornozelo do adversário. O árbitro António Nobre estava bem posicionado e não teve dúvidas em mostrar o cartão vermelho direto ao ponta de lança do Benfica.
Logo a seguir o Boavista aproveitou a vantagem numérica para restabelecer a igualdade. Na sequência do livre indireto, eis que a bola sobrou para Róbert Bozeník (55'), que, à segunda, bateu Odysseas, deixando o Bessa ao rubro.
Roger Schmidt não perdeu tempo em tentar equilibrar a equipa e retirou Ángel Di María, que não ficou muito satisfeito, para lançar Morato.
O Benfica foi em busca de novo golo que devolvesse a vantagem, e Rafa ficou muito perto de marcar, acertando na trave, num lance que as águias até ficaram a pedir grande penalidade por alegada mão de Filipe Ferreira. O árbitro esperou pelo VAR, que mandou seguir jogo.
Rafa tinha deixado um primeiro aviso e aos 75 minutos não perdoou. O avançado português desmarcou Jurásek, que cruzou rasteiro para Kokçu atirar para defesa apertada de João Gonçalves. João Neves fez a recarga de cabeça, o guardião axadrezado voltou a impedir que a bola entrasse na baliza, mas Rafa acabou com o momento de brilho de João Gonçalves e meteu a bola no fundo das redes.
Só depois de estar novamente em desvantagem é que o Boavista foi novamente em busca de mais e tentou, aí sim, tirar frutos do facto de ter mais um homem em campo do que as águias.
Schmidt tentou evitar uma possível quebra física da equipa e operou uma tripla alteração para os minutos finais: Rafa, Kokçu e João Neves saíram para dar lugar a David Neres, Chiquinho e Florentino Luís.
A história do jogo estava, porém, longe de estar escrita e o Boavista voltaria a empatar a partida em cima do minuto 90. Odysseas precipitou-se numa saída da baliza, deixou a baliza à mercê de De Santis e António Silva viu-se obrigado a derrubar o adversário em falta, originando uma grande penalidade. Bruno Lourenço não tremeu na marca do castigo máximo e converteu o penálti em golo.
Antes do apito final, o Boavista tirou máximo proveito da vantagem numérica, e de alguma desorientação por parte dos jogadores encarnados, e chegou ao golo da vitória. Bozeník (90'+13) voltou a ficar na cara de Odysseas e não perdoou, oferecendo o triunfo perante o delírio dos adeptos no Bessa.
É a segunda vez na história que o Benfica sofre uma reviravolta no ️Bessa após ir com vantagem ao intervalo:
— Playmaker (@playmaker_PT) August 14, 2023
2017/18 V 2-1 Boavista
2023/24 V 3-2 Boavista pic.twitter.com/ohoQ7W7DAs
Momento do jogo: A expulsão de Musa mudou o rumo dos acontecimentos. O jogo parecia estar bem encaminhado para o Benfica, mas as coisas mudaram radicalmente a partir do momento em que o avançado croata recebeu ordem de expulsão.
Equipas iniciais
ONZE DO BOAVISTA: João Gonçalves; Chidozie, Rodrigo Abascal, Bruno Onyemaechi, Pedro Malheiro; Sebastián Pérez, Morais, Miguel Reisinho, Makouta; Róbert Bozeník e Salvador Agra.
| 𝟭𝟭 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 - LINE UP
— Boavista FC (@boavistaoficial) August 14, 2023
𝗩𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗕𝗢𝗔𝗩𝗜𝗦𝗧𝗔! #FeitosDeXadrez #BFCSLB pic.twitter.com/R3wbJdFpK3
ONZE DO BENFICA: Odysseas; Alexander Bah, António Silva, Otamendi, Jurásek; Kokçu, João Neves, Di María, Aursnes; Rafa Silva e Musa.
JÁ HÁ 𝗢𝗡𝗭𝗘! #BFCSLB • #LigaPortugal pic.twitter.com/akWC7ZMamY
— SL Benfica (@SLBenfica) August 14, 2023
Antevisão
Menos de uma semana depois de conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira, o Benfica inicia a defesa do título de campeão nacional esta segunda-feira, com a deslocação ao reduto do Boavista, em jogo de encerramento da jornada inaugural da I Liga. As águias são os últimos dos 'três grandes' a entrar em ação e querem evitar qualquer tipo de deslize indesejado no Bessa.
Num recinto tradicionalmente complicado para qualquer equipa, o Benfica terá de estar ao melhor nível, tal como Roger Schmidt alertou na antevisão da partida. Do outro lado estará um Boavista preparado para encontrar um adversário que chega moralizado pela conquista do primeiro troféu da temporada 2023/24.
O pontapé de saída está agendado para as 20h45 e António Nobre é o árbitro escolhido para dirigir o encontro no Bessa.
Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida entre Boavista e Benfica no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Gonçalo Ramos aborda saída do Benfica e faz promessa ao PSG: "Espero..."