Viktor Gyokeres não precisou de muito tempo para ganhar a confiança de Rúben Amorim e dos adeptos do Sporting. O avançado sueco foi protagonista de um alto investimento no verão, com a direção de Frederico Varandas a pagar 20 milhões de euros fixos ao Coventry, fazendo de Gyokeres o jogador mais caro da história do clube leonino. Ora, cinco jogos (oficiais) depois, as dúvidas passarem dissipadas em Alvalade.
Gyökeres joga, luta e marca golos - três em cinco partidas. Carlos Saleiro considera, por isso, que a estrutura do Sporting acertou em cheio ao insistir na contratação do ponta de lança sueco de 25 anos, prevendo que o mesmo possa sair por um valor bastante superior no futuro.
"Até ao momento o balanço é extremamente positivo. As exibições, os golos, a postura, a entrega, a qualidade... Tem surpreendido. Ao início, sendo um jogador vindo de um segundo escalão, mesmo tratando-se de Inglaterra, despertava dúvidas, mas essas dúvidas já foram dissipadas logo após o primeiro ou segundo jogo", começa por dizer Saleiro, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.
"Tem feito grandes jogos pelo Sporting. A entrega dele é uma coisa fora do normal. Batalha muito, dá muito à equipa, faz com a equipa suba no terreno, segura a bola... Tem dado muito ao jogo do Sporting. Vejo-o como uma grande contratação e há que dar os parabéns a toda a estrutura do Sporting, por ter encontrado um jogador deste nível numa segunda divisão. Obviamente que o valor foi muito elevado, e era um risco tremendo, mas obviamente o Sporting terá preparado esta contratação com tempo e o jogador poderá sair por valores muitos mais elevados do aquele que custou", vaticina o antigo jogador do Sporting, que também entende que a passagem por Inglaterra deu outro estofo ao internacional sueco.
"Diria que um bom avançado consegue jogar bem de costas para a baliza, consegue fazer movimentos em rotura, consegue fazer movimentos laterais, consegue ser finalizador. Neste momento vejo-o como um jogador muito completo. Tem surpreendido mesmo muito pelo poderio físico. Os defesas do nosso campeonato já repararam nisso. Eu próprio joguei em Inglaterra, numa divisão abaixo, na League 1, e notei logo a diferença. O Championship também é assim. Se ele continuar com esta capacidade física, acho que vai ser um ponta de lança muito poderoso e temido pelas defesas contrárias", vinca Saleiro.
Hjulmand também já impressiona
Saleiro também não deixa de salientar os outros dois reforços contratados pelo Sporting na última janela de transferências. O antigo ponta de lança português, que fez toda a formação em Alcochete, aplaude o trabalho realizado pela estrutura leonina durante este verão e acredita que em termos desportivos as opções tomadas já estão a dar frutos.
"Concordo que foi uma grande contratação e penso que a estrutura do Sporting preparou muito bem este mercado. O médio defensivo [Hjulmand] também está a acrescentar muito e acredito que o lateral espanhol [Iván Fresneda] possa vir a fazer o mesmo. O trabalho do Sporting nos bastidores está a ser muito bem feito. Não está a contratar em demasia, mas está a contratar naquilo que verdadeiramente necessita. Os jogadores contratados vieram para acrescentar e é isso mesmo que tem de acontecer. Obviamente têm de lutar pelos lugares deles e isso só vai aumentar a competividade interna, que é aquilo que um clube grande necessita. Só futuramente se saberá se em termos financeiros vai compensar ou não, mas em termos desportivos já está a compensar muito", defende.
Paulinho libertou-se da pressão
A chegada de Gyokeres também retirou peso dos ombros de Paulinho, o outro ponta de lança do plantel que tinha sobre si a maior responsabilidade de marcar golos. Os primeiros jogos já revelaram o lado mais eficaz do internacional português e Saleiro não tem dúvidas de que o novo colega de posto é o principal responsável.
"Concordo que a chegada de Gyokeres libertou mentalmente Paulinho. Jogando sozinho, a atenção defensiva está toda focada num só elemento. Havendo dois elementos para finalizar, os defesas têm de ter mais cuidado e há sempre mais espaço. Acho que o Paulinho tem sobressaído nesse sentido. Está sempre bem posicionado e tem finalizado muito bem. Talvez o Paulinho precisasse de um jogador deste nível para aumentar os níveis de competividade. Os dois estão a fazer uma grande temporada. Acho que será importante estarem os dois bem. Acho que casam bem em campo, mas também pode dar resultado irem rodando", remata o antigo avançado português que vestiu a camisola do Sporting por 69 ocasiões.
Leia Também: Rúben Amorim enche Gyökeres de elogios: "Deus deu-lhe aquele físico..."