Seis das 23 convocadas da seleção feminina concentraram-se em Madrid

A seleção feminina de futebol de Espanha, envolta em polémica desde a conquista do título mundial, iniciou hoje a preparação dos jogos da Liga das Nações, com seis das 23 convocadas a juntarem-se em Madrid.

Notícia

© Lusa

Lusa
19/09/2023 13:25 ‧ 19/09/2023 por Lusa

Desporto

Liga das Nações

Da capital, as jogadoras, que alinham no Real Madrid e Atlético de Madrid, e o corpo técnico vão rumar a Valência, onde decorrerá o estágio de preparação para os embates com Suécia e Suíça.

Na segunda-feira, pouco depois de Montse Tomé, a nova selecionadora, ter incluído 15 campeãs do Mundo - após 21 das 23 terem renunciado - na lista de convocadas, as futebolistas reagiram, em comunicado.

No documento, as futebolistas internacionais reafirmaram a sua "vontade de não ser convocadas por motivos justificados" para a seleção, declinando assim a chamada de Montse Tomé, que deixou fora das eleitas Jenni Hermoso.

A selecionadora justificou a ausência da jogadora que esteve no centro da polémica iniciada com o beijo do então presidente federativo, Luis Rubiales, com a necessidade de "proteger do ruído mediático" a capitã da equipa que conquistou o Mundial.

Hermoso, que já se juntou à sua equipa no México, respondeu entretanto à selecionadora, questionando: "Querem proteger-me de quê, ou de quem?".

No plano político, o ministro da Cultura e do Desporto, Miguel Iceta, garantiu que o governo "não vai ser um espetador passivo" no conflito que opõe as jogadoras à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e assegurou que o presidente do Conselho Superior do Desporto (CSD) vai envolver-se pessoalmente no diferendo.

"A RFEF está a fazer muitas coisas mal, creio que isso é claro, creio que a convocatória é anómala e que é preciso corrigir os erros, se quisermos, de verdade, recuperar a senda de êxitos que teve o seu maior momento em Sydney", afirmou o ministro.

De acordo com o jornal Marca, o presidente do CSD, Victor Francos, vai reunir-se hoje com representantes das jogadoras.

A seleção espanhola vai concentrar-se Oliva, Valência, para preparar a campanha da Liga das Nações, que apura para os Jogos Olímpicos Paris2024, frente à Suécia, em Gotemburgo, na quarta-feira, recebendo depois, em 26 de setembro, a Suíça, em Córdoba.

Desde a conquista do título mundial, em 20 de agosto passado, que a seleção espanhola vive momentos conturbados, criados pelo beijo na boca que o então presidente da RFEF, Luis Rubiales, deu à jogadora Jenni Hermoso, durante as celebrações da vitória no estádio de Sydney.

Jeni Hermoso disse que o beijo não foi consentido, ao contrário do que afirma Rubiales que, entretanto, está a ser alvo de processos disciplinares pelo Tribunal Administrativo do Desporto de Espanha e por parte da FIFA.

A jogadora apresentou, por seu turno, uma queixa na justiça por agressão sexual de Rubiales, que inicialmente recusou demitir-se, mas que acabou por se demitir do cargo.

Logo nos dias posteriores à final do Mundial, mais de 80 futebolistas espanholas divulgaram um comunicado de solidariedade com Jenni Hermoso e anunciaram que recusavam jogar na seleção nacional de Espanha se não houvesse mudanças na federação.

Além da saída de Rubiales, a federação demitiu o treinador da seleção feminina, Jorge Vilda, e substituiu-o por Montsé Tomé, que era a 'número dois' do selecionador.

Leia Também: Dolores Silva triste pelo que se passa na seleção feminina da Espanha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas