O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou, esta quinta-feira, uma multa de 8 mil euros ao Sporting por causa de incidentes relacionados com o jogo diante do Moreirense, a contar para a quinta jornada da I Liga.
A primeira parte na multa, no valor de 5.100 euros, prende-se com o arremesso de quatro artefactos pirotécnicos: um pote de fumo, dois petardos e um flashlight e agravada por reincidência.
Acresce a este valor 612 euros de multa por cântico insultuoso à Liga. O mapa de castigos, que cita o relatório do delegado da Liga, revela que oa adeptos "entoaram, de forma clara, audível e perceptível a seguinte frase: ‘Oh eh oh, horários indecentes; Oh eh oh violência da polícia; Oh eh oh querem matar o futebol; a Liga é merda."
Uma outra coisa no valor de 1.020 euros foi aplicada por causa de uma tarja fora das dimensões permitidas. Uma dessas faixas pretendeu assinalar o aniversário de um grupo de casuals, referenciado por violência, o 'Sporting Youth.' Pelas mesmas razões, o Conselho de Disciplina puniu uma tarja com as iniciais da claque Directivo Ultras XXI (DUXXI), assim como um tributo da Juventude Leonina ao "Ultra Heitor".
A terminar, e para perfazer um total de 7.854 euros em multas, o mesmo organismo puniu os leões com uma coima no valor de 1.122 euros por um atraso (de 2 minutos) no início do jogo, outro ponto em que o clube é reincidente.
O Sporting, recorde-se, continua sob alçada da UEFA por conta do comportamento dos seus adeptos. Os leões, que têm apelado a uma conduta mais exemplar dos seus adeptos, têm uma pena suspensa por dois anos, mas em caso de reincidência no mau comportamento dos adeptos será impedido de vender bilhetes aos adeptos.
Leia Também: Diego Cavinato reage após teste antidoping positivo: "O pior autogolo..."