O FC Porto recebe, na tarde deste domingo, o Portimonense em jogo da 8.ª jornada I Liga. Os dragões procuram regressar aos triunfos depois de duas derrotas consecutivas, frente a Benfica e Barcelona, e têm pela frente um adversário de... boa memória. Isto porque o historial não deixa dúvidas: nos últimos 17 embates os portistas venceram sempre os algarvios.
O último empate remonta há mais de 30 anos, em fevereiro de 1989, ao passo que a última vitória do Portimonense aconteceu em março de 1987.
Ainda assim, Sérgio Conceição não espera facilidades esta tarde no Dragão, alertando para o longo tempo de Paulo Sérgio à frente da formação algarvia. Do outro lado, o treinador do Portimonense também não acredita que seja favorável medir forças com um FC Porto que vem de duas derrotas consecutivas.
O jogo entre FC Porto e Portimonense está agendado para as 18h00 e contará com a arbitragem de Nuno Almeida.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Análise ao adversário: "Acho que é a equipa que tem o treinador há mais tempo no clube depois de mim. Falamos por isso de um treinador experiente. No início não esteve tão bem neste campeonato, mas recentemente ganhou ao Vitória SC e a Vizela, sendo que empatou em Arouca. Nós agora teremos de assumir as responsabilidades e vencer este encontro".
Responder às derrotas: "Não estamos habituados a perder. Fizemos coisas positivas, mas outros não tão boas e nas quais temos de trabalhar. A equipa está sempre a evoluir, mas uma coisas temos de perceber. Nós tivemos 24% do tempo em vantagem no campeonato…. A dedicação de um encontro em que temos 100% responsabilidade de um encontro é diferente de um jogo em que temos 50%. Eu só peço aos meus jogadores que deem 100%, porque senão não posso estar aqui eu para os defender".
Paulo Sérgio
Receita para pontuar: "O FC Porto tem um vasto grupo de atletas de qualidade e temos de estar alerta desde que o árbitro apita até que a partida termine. Qualquer desconcentração, qualquer distração, qualquer passe errado que provoque uma transição pode penalizar-nos bastante".
Derrotas não são sinónimo de facilidades: "Nós conhecemos muito bem a forma de o FC Porto jogar. Esses dois jogos, um em que jogou grande parte do tempo contra 10, e um jogo da 'Champions' em que não foi em nada, antes pelo contrário, inferior ao adversário, [só] não obteve o resultado [pretendido], mas a qualidade do futebol e aquilo que nós reconhecemos no FC Porto está lá, por isso, esses resultados não influenciam em nada aquilo que vai ser o jogo de amanhã [domingo]".
Últimos resultados
FC Porto: DDVVV
Portimonense: VDVEE
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Pepê, Romário Baró, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi
Portimonense: Vinicius Silvestre, Pedrão, Alemão, Filipe Relvas, Guga, Carlinhos, Dener, Gonçalo Costa, Sylvester Jasper, Ronie Carrillo, Hélio Varela
Ausentes
FC Porto: Zaidu, Marcano, Veron, Pepe (lesionados); Fábio Cardoso (castigado).
Portimonense: Adeniran, Luan Campos (em dúvida); Nakamura (lesionado).