Os golos da partida disputada no Funchal ficaram reservados para a segunda metade, com o Tondela a lançar o mote com um 'bis' de Rui Gomes (55 e 63 minutos), tendo o Marítimo igualado as contas no espaço de dois minutos, por Matheus Costa (73) e Euller Silva (74).
Os 'verde rubros' entraram melhor na partida, com Higor Platiny, aos três minutos, a obrigar a uma defesa atenta de Ricardo Silva, para, aos nove, Lucas Silva acertar com estrondo na barra.
Os tondelenses reagiram aos 27, num primeiro momento com o remate de Luan Farias, travado por uma defesa incompleta de Samú Silva, para, na recarga, Roberto atirar a rasar a barra da baliza maritimista.
O Tondela mostrou outra face na etapa complementar, inaugurando o marcador aos 55, após um erro dos insulares a repor a bola em jogo, com Rui Gomes, servido por Yaya, a tirar partido da situação, voltando a 'mexer' no marcador aos 63, após surpreender a defesa madeirense numa arrancada pela direita, fixando o 2-0.
Quando a história do jogo parecia estar definida, o Marítimo mostrou ter ainda uma palavra a dizer, empatando o encontro num espaço de dois minutos, primeiro por Matheus Costa, na sequência de um canto, seguindo-se Euller Silva, após um excelente cruzamento de Tomás Domingos, ambos de cabeça.
O Marítimo mantém o segundo posto, à condição, com 16 pontos, enquanto o Tondela ocupa o nono lugar da tabela classificativa, com 10.
Leia Também: II Liga: Siga em direto os resultados e marcadores da 8.ª jornada