A France Football, revista que anualmente atribui a Bola de Ouro, revelou neste sábado todos os votos para a edição de 2023. Lionel Messi ficou bem à frente dos seus concorrentes, nomeadamente Erling Haaland e Kylian Mbappé.
Depois de ter ganho em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019, com o Barcelona, e em 2021, já com as cores do PSG, Lionel Messi venceu a oitava Bola de Ouro.
No total, Messi somou 462 pontos. Ele está bem à frente de Haaland (357 pontos) e Mbappé (270 pontos), que subiram ao pódio pela primeira vez. Kevin De Bruyne (Manchester City) ficou em quarto lugar com 100 pontos.
Há depois Rodri (Manchester City, 57 pontos), Vinicius Junior (Real Madrid, 49), Julian Álvarez (Manchester City, 28), Victor Osimhen (Nápoles, 24), Bernardo Silva (Manchester City, 20) e Luka Modric ( Real Madrid, 19).
Na votação por país, Portugal destaca-se como um dos únicos países que não nomeou nem Messi, nem Haaland, como seu favorito. O escolhido foi o luso Bernardo Silva, do Manchester City. Outro dos países que destoou da 'regra' foi a Costa do Marfim, que elegeu Kylian Mbappé.
Leo Messi won the Ballon d’Or over Erling Haaland by 105 points.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) November 4, 2023
🇦🇷 Leo Messi - 462 points
🇳🇴 Erling Haaland - 357 points
…here full list of votes country by country! ️
🇿🇦 South Africa: Messi
🇦🇱 Albania: Messi
🇩🇿 Algeria: Haaland
🇩🇪 Germany: Messi
England: Messi
🇸🇦… pic.twitter.com/IeXwbESkIQ
Recorde-se que a votação é composta por 100 jornalistas dos 100 primeiros países do ranking da FIFA. “O desempenho individual” e o “caráter decisivo dos concorrentes” são os critérios mais importantes, à frente do “aspeto coletivo e dos troféus conquistados” e “da classe do jogador e do seu sentido de fair play”.
Leia Também: Haaland perde Bola de Ouro e Guardiola reage: "Tem a carreira toda..."
Leia Também: Messi leva Bola de Ouro para o treino e deixa jovens... 'loucos'