"Se ninguém contestou Amorim, por que razão Schmidt é posto em risco?"

José Manuel Capristano defende a continuidade de Roger Schmidt e pede "cabeça fria" aos benfiquistas. No entanto, admite que adaptar João Neves a ala-direito é "um crime lesa-pátria".

Notícia

© Getty Images

David Silva
10/11/2023 08:01 ‧ 10/11/2023 por David Silva

Desporto

Exclusivo

Com uma Liga dos Campeões 'a zeros', segundo lugar no campeonato e exibições de qualidade questionável, a contestação a Roger Schmidt cresce no seio benfiquista. Isso não só é visível nas redes sociais, a ágora dos tempos modernos, como também nos jogos, com grandes 'assobiadelas' à equipa. 

Após a derrota com a Real Sociedad, Roger Schmidt deu a 'mão à palmatória': "Fiz um trabalho muito mau". Avizinha-se um jogo difícil, no domingo, numa receção ao 'invencível' Sporting. José Manuel Capristano, antigo dirigente do Benfica, afirma, em entrevista ao Desporto ao Minuto, que deve ser mantida a calma neste momento.

"Penso que temos de ter 'cabeça fria' para analisar. O Benfica. se ganhar no domingo ao Sporting, ou mesmo se empatar, fica a lutar pelo título. Há ciclos. O Benfica está a atravessar um mau momento no plano europeu, uma carreira desastrosa. Mas, no plano nacional, está na luta pelo título, em segundo lugar e a três pontos do primeiro, com quem joga no domingo. Não é uma época assim tão desastrosa. Na Europa, sim, não só em termos de resultados. como de exibições. A primeira parte contra a Real Sociedad, então, foi paupérrima", afirma Capristano.

Apesar de pôr 'panos quentes' quanto à época como um todo, o antigo 'braço direito' de Vale e Azevedo deixa críticas ao rendimento atual da equipa. "O Benfica não é isto. Tem de jogar mais do que isto. Não sei se é do sistema... Os jogadores do Benfica, com a qualidade individual e coletiva que têm, deviam jogar melhor. Está longe de ser o Benfica com que sonhávamos, como Rui Costa disse que sonhava. Os jogadores têm de honrar o 'manto sagrado' que vestem, a história gloriosa do Benfica, umas das mais gloriosas da Europa. Os jogadores do Benfica têm de merecer vestir esta camisola", atira, sem rodeios. 

O jogo de domingo, diante do Sporting, no Estádio da Luz, não é "decisivo" na opinião de Capristano, mas sim "muito importante" (como todos os dérbis da Segunda Circular) por estarmos numa fase inicial da temporada.

Se ninguém contestou Amorim, por que razão Schmidt é posto em risco?

Que as exibições do Benfica têm sido más, especialmente na Liga dos Campeões, isso é certo. Mas, para o antigo candidato à presidência do Benfica, o lugar de Roger Schmidt ainda não está em perigo. 

"Se o Rúben Amorim ficou em quarto lugar no ano passado e ninguém o pôs em risco, e bem, por que é que, no Benfica, um treinador que foi campeão nacional no ano passado é posto em risco por toda a gente? Há dualidade de critérios, os benfiquistas vão do oito ao oitenta. Acho que Rui Costa não merecia estar a passar por isto. Faço ideia o que lhe vai na alma... Os benfiquistas devem apoiar incondicionalmente a equipa, quer a equipa técnica, quer os jogadores", refere José Manuel Capristano. 

E mesmo as 'experiências' que Roger Schmidt tem promovido, nesta temporada, sendo o melhor exemplo as várias posições ocupadas por Fredrik Aursnes, às vezes durante o mesmo encontro, têm um contexto: as lesões.

"O defesa lateral direito [Alexander Bah], infelizmente, é o único de raiz. O João Vítor é defesa-central. Adapta-se, mas o treinador não gosta dele. O Bah lesionou-se e o treinador 'inventa'... Do lado esquerdo, Bernat também está lesionado, Jurasek esteve lesionado e recuperou. Mas ele é que trabalha com os jogadores todos os dias. Pôr o João Neves a lateral-direito é um crime de lesa-pátria. Ele é um prodígio a jogar no meio-campo. Jogou mal [contra a Real Sociedad] porque não está rotinado. Faz falta no miolo. Mas, lá está, o treinador é que dá os treinos todas as semanas. Mas não estou de acordo... Só não vou mais longe por respeito ao Benfica. Se dissesse tudo o que penso...".

Rui Costa é o homem certo no lugar certo

José Manuel Capristano criticou publicamente Luís Filipe Vieira após a sua detenção, em julho de 2021, dizendo que o 'vieirismo' tinha acabado. O seu sucessor foi o antigo diretor-desportivo, Rui Costa, que tem sido defendido por Capristano. 

"Mandato positivo. O ano passado, em termos desportivos, foi um êxito. Criou condições ao treinador para melhorar o plantel. Comprou por muitos milhões um ponta de lança e um defesa esquerdo, duas posições cirúrgicas. Agora, quem é que indicou estes jogadores, não sei. É o homem certo no lugar certo. São os antigos jogadores, com o talento do Rui Costa, naturalmente, e com o coração benfiquista que tem, que fazem o futuro dos grandes clubes. Qualquer dia, o Sporting e o FC Porto irão por aí", garante. 

Leia Também: "Se o Benfica perder com o Sporting, Roger Schmidt tem o lugar em risco"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Publicação natalícia de Salah faz 'estalar' a polémica: "Hipócrita"

Liverpool

Publicação natalícia de Salah faz 'estalar' a polémica: "Hipócrita"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas