O Sporting não conseguiu chegar ao seu principal objetivo. Os leões bem trabalharam para sair de Itália com aquele que seria o seu primeiro triunfo em solo transalpino, mas não conseguiram mais do que um empate na casa da Atalanta (1-1), em jogo da quinta jornada do grupo D da Liga Europa.
Scamacca abriu a contas em Bérgamo para a equipa da casa ainda no primeiro tempo, mas o inglês Marcus Edwards saltou do banco para marcar o golo do empate. O britânico mexeu com a partida, mas os sportinguistas não conseguiram resgatar a vitória.
Filme do jogo
Para esta partida que era decisiva rumo ao objetivo que era o primeiro lugar neste grupo D da Liga Europa, Rúben Amorim fez muitas mexidas na equipa inicial. Houve a registar a presença de Sebastián Coates no banco de suplentes por opção técnica, tal como de Marcus Edwards devido ao acidente de viação registado na manhã de quarta-feira.
À semelhança do que tinha acontecido em Alvalade na primeira mão deste confronto, os leões tiveram muitas dificuldades em conter o jogo da equipa adversária. Ainda que a defesa leonina tenha optado por jogar muito no limite do fora de jogo, a formação de Bérgamo conseguiu contornar isso e criar ocasiões de perigo para a baliza de Adán.
Logo aos sete minutos, a Atalanta colocou a bola no fundo das redes adversárias. Lookman serviu Scamacca e o italiano apareceu isolado na cara de Adán para marcar o primeiro da partida. Porém, e com recurso ao VAR, o golo foi anulado. O mesmo dianteiro transalpino voltou a isolar-se na cara de Adán aos 14 minutos, mas estava novamente em posição irregular.
Os italianos estavam melhor na partida, conseguindo explorar o espaço entre a linha defensiva e Adán, mas o Sporting também deu o ar da sua graça em Bérgamo. Aos 20 minutos, Hjulmand meteu a bola redondinha em Viktor Gyökeres. O sueco passou por Djimsiti, entrou na área adversária e rematou de pé direito, tirando tinta do poste da baliza da Atalanta.
No entanto, a resposta da equipa da casa foi demolidora e má para as ambições dos leões. Corria o minuto 23 quando o marcador piscou pela primeira vez no Gewiss Stadium. Após um excelente passe de Koopmeiners, Scamacca volta a fugir aos defesas do Sporting e, ainda fora da área, desfere um remate fortíssimo que termina no fundo das redes de Adán.
Com os transalpinos a vencer, o Sporting ficava longe do sonho de atingir o primeiro lugar do grupo D. Mas esse intento voltou a estar perto de ganhar cor aos 35 minutos. Gyökeres levou a melhor sobre um defesa da Atalanta e depois isolou Pedro Gonçalves. Só com Musso pela frente, internacional português tentou picar a bola e entregou a bola ao guarda-redes da Atalanta.
Mas o segundo tempo trouxe consigo uma história completamente diferente. O Sporting vulgarizou a poderosa Atalanta, muito por culpa do inglês Marcus Edwards, que pareceu recuperado depois do acidente de viação que sofreu na manhã de quarta-feira. É que o avançado nem precisou de mais de dois minutos em campo para mexer com o jogo. Aos 48 minutos, Geny Catamo, também lançado ao intervalo, serviu Edwards que, na pequena área, rematou de pé direito. Porém, Djimsiti. Do outro lado, e aproveitando o facto da defesa dos leões estar descompensada, Éderson coloca a bola em Scamacca, mas o internacional italiano atirou ao lado da baliza de Adán, que saiu dos postes para fazer a mancha.
O Sporting estava por cima nesta segunda parte e chegou ao empate aos 56 minutos, por intermédio de Marcus Edwards que foi um verdadeiro agitador do ataque leonino na etapa complementar. Gyökeres tabela com o avançado inglês, o britânico fugiu a Djimsiti e depois rematou com o pé direito, que é o seu pior, para o empate em Bérgamo.
Este golo teve o condão de lançar a equipa de Rúben Amorim para uma exibição extraordinária e que, não fossem os malfadados postes e falhanços, podia ter redundado numa humilhação para a equipa da casa. Aos 66 minutos, Pedro Gonçalves deve ter ficado a pensar como não conseguiu marcar o golo. Desmarcado por Edwards, o internacional português entrou na área contrária e rematou rasteiro, fazendo a bola bater primeiro no poste direito, passar por toda a linha de golo, e depois tocar no poste esquerdo antes de sair para fora da baliza.
O mesmo Pote falhou de forma incrível aquela que seria a remontada dos leões em Bérgamo aos 71 minutos. Isolado após um enorme passe de Morita, o jogador leonino surgiu na cara de Juan Musso, mas tanto tentou desviar o remate que a bola saiu rente ao poste da baliza dos italianos. Já a Atalanta procurava segurar este ímpeto dos lisboetas, uma vez que o empate lhes dava o primeiro lugar no grupo D.
Até final, o Sporting bem procurou a vitória, mas não conseguiu voltar a marcar a Musso. Em contrapartida, os leões viram o Sturm Graz perder com o Rakow em casa, ficando desde já definido o acesso ao playoff da Liga Europa para os lisboetas. Em fevereiro de 2024, a equipa de Rúben Amorim defrontará um dos terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Feitas as contas, a Atalanta segura a liderança do grupo D com 11 pontos, mais três do que o Sporting. Na última jornada desta fase da prova, os leões recebem o Sturm Graz.
Momento do jogo: Bom golo de Marcus Edwards que abriu as portas para uma potencial remontada do Sporting que acabou por não surgir.
Equipas iniciais
Atalanta: Juan Musso, Scalvini, Djimsiti, Kolasinac, Hateboer, De Roon, Koopmeiners, Éderson, Ruggeri, Lookman e Scamacca.
Suplentes: Carnesecchi, Rossi, Holm, Pasalic, Muriel, Bakker, Zortea, Adopo, Bonfanti, Del Lungo, Miranchik e Cissé.
Sporting: Antonio Adán, Ricardo Esgaio, Diomande, Gonçalo Inácio, St. Juste, Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis Francisco Trincão, Gyökeres e Pedro Gonçalves.
Suplentes: Israel, Diogo Pinto, Coates, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Dário Essugo, Paulinho, Geny Catamo, Eduardo Quaresma e Afonso Moreira.
Antevisão
Jogo de emoções fortes em Bérgamo. O Sporting visita, esta quinta-feira, os italianos da Atalanta, na quinta jornada do Grupo D da Liga Europa, numa partida decisiva na luta pela liderança do agrupamento, que vale a passagem direta aos oitavos de final.
Os leões entram em campo com menos três pontos do que o adversário desta tarde, fruto do facto de terem perdido em Lisboa por 2-1. Os transalpinos já asseguraram um dos dois primeiros lugares da tabela classificativa, mas sabem de antemão que um triunfo dos lisboetas relança a questão da luta pelo primeiro lugar para a sexta e última ronda.
Do lado da equipa de Rúben Amorim também não há espaço para descanso. É que outro resultado que não a vitória levará a que o Sporting tenha um confronto direto com o Sturm Graz na última ronda pelo segundo lugar no grupo D, embora os verde e brancos tenham a vantagem no confronto direto, pois venceram o clube austríaco, por 2-1, na primeira volta.
O jogo entre a Atalanta e o Sporting, que será disputado no Gewiss Stadium, está agendado para as 17h45 desta quinta-feira, contará com arbitragem do inglês Michael Oliver e poderá segui-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Eis o onze provável de Amorim para o duelo em Bérgamo