O encontro com os 'springboks' terá lugar em 20 de julho, em hora e local ainda por definir, na África do Sul, e será antecedido de dois encontros com outra seleção que esteve no Mundial2023, a Namíbia, também em território africano.
"É fantástico e uma grande honra para Portugal poder jogar com o campeão do mundo. Esperamos que sirva também para os clubes e as entidades oficiais perceberem de uma vez por todas que precisamos de mais apoio", exultou o presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), Carlos Amado da Silva, em declarações à agência Lusa.
O encontro entre Portugal e África do Sul será promovido pela World Rugby e "sem dúvida" que "resulta da boa prestação da seleção portuguesa no Mundial" que decorreu em setembro e outubro.
"Agora temos de trabalhar e preparar este encontro quase como se fosse o próprio Mundial. Temos de ombrear com os campeões do mundo, não podemos ir lá fazer má figura", concluiu Amado da Silva.
A África do Sul venceu o Campeonato do Mundo de râguebi França2023, em outubro, tornando-se na primeira seleção a conquistar quatro títulos em 10 edições da competição.
Portugal participou pela segunda vez no Mundial, após uma primeira presença em 2007, e obteve a primeira vitória da sua história na competição, batendo as Fiji por 24-23 na última jornada do Grupo C.
Antes, os 'lobos' tinham perdido com o País de Gales (28-8) e com a Austrália (34-14) e alcançado um empate com a Geórgia (18-18).