O Benfica recebeu e venceu, esta sexta-feira, o Famalicão (3-0), em jogo da 15.ª jornada da I Liga. Numa noite em que o resultado foi melhor do que a exibição, as águias de Roger Schmidt contaram com a inspiração de Rafa Silva, que completou o 300.º jogo ao serviço do clube da Luz, para levar de vencida o conjunto de João Pedro Sousa.
A vitória (a quarta consecutiva) permite, também, pressionar o Sporting, uma vez que o Benfica assume a liderança provisória do campeonato, com mais dois pontos do que o rival da segunda circular, que apenas amanhã, sábado, entra em ação, com a visita ao Portimonense.
Arthur Cabral (30'), Rafa Silva (85') e Petar Musa (89') foram os marcadores de serviço na noite em que o Estádio da Luz se despediu do ano civil de 2023.
No seu jogo 300 pelo Benfica, Rafa Silva marca: 81.º golo pelos encarnados, o 9.º da época pic.twitter.com/5Ob7oLXPTQ
— Playmaker (@playmaker_PT) December 29, 2023
Filme do jogo
A primeira parte começou com Tiago Gouveia a mostrar serviço no corredor esquerdo. Na ausência de Di María, que ainda está na Argentina, foi o jovem extremo português a saltar para o onze e depressa começou a criar problemas aos homens de Vila Nova de Famalicão.
O remate de Gouveia, logo aos cinco minutos, saiu forte, mas Luiz Junior conseguiu resolver a dois tempos. Logo depois Rafa Silva teve uma boa oportunidade nos pés, mas atirou ao lado da baliza e levou os adeptos ao desespero.
O Famalicão acordou com este duplo 'abanão' e conseguiu equilibrar a luta a meio-campo, aproveitando os lances de bola parada para causar problemas a Trubin. No entanto, eram as águias quem mais estavam perto do golo e à meia hora de jogo o nulo foi mesmo desfeito. João Neves 'abriu o livro', desmarcou Rafa, que cruzou rasteiro para o coração da grande área, onde apareceu Arthur Cabral (30') que, com um toque, meteu a bola no fundo das redes.
O Benfica ganhou mais confiança com o golo marcado e foi em busca de aumentar a vantagem, pese embora sem efeitos práticos até ao intervalo.
Na segunda parte o Famalicão foi obrigado a arriscar mais para ir em busca do eventual empate, mas faltava um pouco de mais de acerto aos comandados de João Pedro Sousa. Theo Fonseca, aos 55 minutos, apareceu isolado na cara de Trubin, que impediu o remate com uma grande defesa. No entanto, o árbitro assinalou fora de jogo do jogador do Famalicão.
O Benfica reagiu de seguida e João Neves ficou muito perto de ampliar a vantagem na Luz. Canto estudado, João Mário assistiu, mas a trivela do jovem médio português não saiu nas melhores condições e Luiz Junior conseguiu afastar a bola.
O Famalicão continuava determinado em chegar ao empate e Trubin teve de voltar a aplicar-se, desta vez a valer e perante um remate de Chiquinho, que ficou a queixar-se de ter sido derrubado por Tomás Araújo na grande área.
O jogo entrava num ritmo elevado, com ocasiões para os dois lados. Aos 62 minutos Luiz Junior também disse presente após Arthur Cabral ficar com via aberta para a baliza, depois de nova assistência de Rafa.
Logo depois novo lance de perigo na grande área do Benfica, com Trubin novamente a evitar o golo, desta vez com uma defesa com... o peito.
Roger Schmidt não parecia gostar do que estava a ver na segunda metade da partida e operou uma 'mini revolução' na equipa, fazendo três substituições de uma assentada. Florentino Luís, Gonçalo Guedes e Musa entraram para os lugares de Tiago Gouveia, Kokçu e Arthur Cabral.
O Famalicão continuava a subir no terreno de jogo e aos 72 minutos esteve mesmo à beira de chegar ao empate. Youssouf arriscou o remate a longa distância e acertou com estrondo no poste. Um minuto depois foi Gustavo Sá quem ganhou nas alturas e quase bateu Trubin, que ficou pregado ao relvado.
Schmidt viu-se obrigado a mexer novamente devido à lesão de Fredrik Aursnes, que até então havia disputado todos os minutos do Benfica nesta temporada, e fez entrar David Jurásek, estabelecendo uma nova ordem na defesa: Morato passou da lateral esquerda para o eixo defensivo, ao passo que Tomás Araújo deixou a dupla com António Silva para ocupar o lugar de lateral direito.
O Famalicão ia apertando a manta na frente, e deixando espaço... na retaguarda. O Benfica aproveita para explorar as costas, aproveitando uma dessas ocasiões para chegar ao segundo golo. Rafa Silva (85') combinou com Guedes, tabelou com Musa e atirou a contar, deixando os adeptos mais descansados.
O golo deitou o Famalicão ao tapete e o Benfica aproveitou para marcar mais um golo, desta vez por intermédio de Petar Musa (89') que fixou o resultado final na Luz. Rafa Silva (quem mais?) foi quem assistiu para o golo do ponta de lança croata.
Feitas as contas, o Benfica contabiliza agora 36 pontos, mais dois do que o rival Sporting, que ainda não entrou em ação nesta ronda. As águias ficam a torcer por um deslize dos leões em Portimão, cuja partida está agendada para a noite de amanhã, sábado. Por seu turno, o Famalicão acumula o quarto jogo consecutivo sem ganhar no campeonato, correndo o risco de perder o sétimo lugar, onde por enquanto permanece, com 18 pontos amealhados.
Momento do jogo: O golo de Rafa surgiu no momento certo para o Benfica. O Famalicão ia ameaçando o empate, mas acabou traído na hora de defender.
Equipas iniciais
ONZE DO BENFICA: Trubin, Aursnes, António Silva, Tomás Araújo, Morato, João Neves, Kokçu, Tiago Gouveia, João Mário, Rafa e Arthur Cabral.
JÁ HÁ 𝗢𝗡𝗭𝗘! #SLBFCF • #LigaPortugal pic.twitter.com/JD6rArfGe0
— SL Benfica (@SLBenfica) December 29, 2023
ONZE DO FAMALICÃO: Luiz Júnior, Nathan Santos, Enea Mihaj, Otávio, Francisco Moura, Mirko Topic, Zaydou Youssouf, Théo Fonseca, Gustavo Sá, Chiquinho, Jhonder Cádiz.
A equipa escolhida para o jogo desta noite
— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) December 29, 2023
️ #amordeperdicao #LigaPortugalBetclic #SLBFCF #DiadoVilaNova pic.twitter.com/heHc2i0NBg
Antevisão
O Benfica fecha o ano de 2023, esta sexta-feira, com a receção ao Famalicão, atual sétimo classificado, em jogo da 15.ª jornada da I Liga. As águias encontram-se na vice-liderança, a um ponto do Sporting, e tentam pressionar o rival que apenas vai a jogo amanhã, sábado, com uma visita a Portimão.
Sem Di María, Otamendi e Tengstedt, as águias de Schmidt tentam confirmar a boa fase que atravessam perante um adversário que se encontra num período de menor folgar, com três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos.
André Narciso é o árbitro nomeado para apitar a partida no Estádio da Luz.
Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências do duelo entre Benfica e Famalicão no Desporto ao Minuto a partir das 18h45.
Leia Também: Benfica e Corinthians alcançam acordo por Lucas Veríssimo. Eis os valores