Nick Dunlap deve ter recolhido o sorriso quando recebeu uma notícia que tem dado que falar nas redes sociais. O jovem, de 20 anos fez história esta segunda-feira, ao vencer o American Express, torneio de golfe que faz parte do PGA Tour, o circuito profissional, e que é um dos torneios mais importantes desta modalidade.
Mas houve um pormenor que afastou Nick Dunlap do prémio final de 1.512 milhões de dólares (cerca de 1.3 milhões de euros). O facto de ainda ser um golfista amador fez com que o chorudo cheque fosse para o segundo classificado, Christian Bezuindehout.
Apesar de ter perdido este prémio, o jovem escreveu uma página de história. Dunlap foi o primeiro golfista amador a ganhar um evento do PGA Tour desde 1991. Na altura, Phil Mickelson conquistou o Northern Telecom Open e também abriu mão do prémio.
"Não pude receber o cheque, mas foi um privilégio estar aqui e receber o apoio do público. É algo único poder demonstrar que o golfe amador também é bom. Mas reconheço que estou em choque. Nunca tinha visto tanta câmara e tanto jornalista no green...", disse Dunlap.
Dunlap, de 20 anos está no segundo ano da universidade de Alabama. A vitória permite-lhe não só levar para casa o troféu do torneio, como também a oportunidade de poder jogar qualquer torneio do PGA Tour até 2026, sem precisar deixar a universidade. E poderá ainda participar no Masters, um dos quatro Grand Slams de golfe.
2023 U.S. Amateur champion and University of Alabama sophomore Nick Dunlap wins The American Express by one stroke over Christiaan Bezuidenhout, becoming the first amateur to win a PGA TOUR event since Phil Mickelson in 1991.
— PGA TOUR Communications (@PGATOURComms) January 22, 2024
"I'm so happy to be standing here."
— PGA TOUR (@PGATOUR) January 22, 2024
Nick Dunlap's emotional winning interview.@PGATOURU | @TheAmExGolf pic.twitter.com/pOUCnNfv14
WOW!
— PGA TOUR (@PGATOUR) January 22, 2024
20-year-old amateur Nick Dunlap is a PGA TOUR champion.
He's the youngest amateur to win since 1910. pic.twitter.com/DKQmK0fuAe
Leia Também: Melo Gouveia em último lugar no Dubai, Rory McIlroy revalida título