Evanilson é o jogador mais influente do FC Porto, nos últimos jogos, e prova disso é o registo goleador que o avançado tem apresentado. Depois de um calvário, na época passada, fortemente marcada por lesões, o avançado de 24 anos parece estar de volta aos velhos tempos e caminha a passos largos para aquele que poderá ser o ano com mais golos desde que chegou aos azuis e brancos, em 2020.
Sete golos nos últimos quatro jogos no FC Porto é o que o camisola 30 dos dragões tem para apresentar. O bis diante do Farense - o quarto, esta época - colocou em 18 a fasquia de remates certeiros desde o início da temporada, e deixou o antigo jogador do Fluminense a apenas três de igualar o melhor registo desde que se veste de azul e branco. Em 2020/21, o dianteiro marcou por 21 ocasiões em 46 jogos. Esta temporada, vai nos 18, com menos 22 jogos disputados.
A subida de rendimento de Evanilson, que coincide com o melhor ciclo de jogos sem perder do FC Porto (sete), permitiu que o avançado atingisse um registo histórico na carreira. Ao celebrar diante do Farense no domingo, o camisola 30 do FC Porto faturou pelo quarto jogo consecutivo, algo que nunca tinha atingido até agora.
4 jogos a marcar: Evanilson estabelece o melhor registo da carreira - antes, só conseguira marcar em 3 jogos seguidos pic.twitter.com/rPwEctygJK
— Playmaker (@playmaker_PT) January 28, 2024
Numa altura em que se está a pouco mais de um mês da primeira convocatória de Dorival Júnior como selecionador do Brasil, há quem já o recomende ao novo timoneiro da canarinha. "Ele trabalha muito. Teve muitas lesões na época passada, mas esta época tem feito grandes jogos, tem-nos ajudado a ganhar vários jogos com golos importantes. Merece a seleção e espero que isso aconteça em breve", assinalou Pepê, depois do triunfo, em Faro.
'Pistola' calibrada em busca da estreia na seleção
Mas terá Evanilson melhores números, esta temporada, do que os seus concorrentes à posição de avançado, no escrete? A resposta é 'sim'. Quer olhemos para 2024, quer para toda a época 2023/24, o avançado do FC Porto é dos que tem melhor registo goleador.
A par de João Pedro, do Brighton, Evanilson também somou 18 remates certeiros desde o início da presente temporada desportiva, isto se tirarmos da equação avançados que deram nas vistas na edição de 2023 do Brasileirão e que, neste momento, estão a regressar à competição. Casos de Yuri Alberto (Corinthians), Endrick (Palmeiras), Pedro (Flamengo), Vítor Roque, transferido do Athletico Paranaense para o Barcelona, ou o veterano Paulinho (Atlético Mineiro) entram nesta lista.
Retirando da equação Neymar, atualmente a recuperar de uma grave lesão nos ligamentos do joelho esquerdo, Evanilson concorre com nomes consagrados como Gabriel Jesus, o já referido João Pedro, Gabriel Martinelli e Richarlison por um lugar nos eleitos de Dorival Júnior. Mas o avançado do FC Porto vence a concorrência por larga vantagem.
A dupla de Gabriéis, que tem sido o abono de família do Arsenal, esta época, leva 13 golos em toda a temporada, menos do que Evanilson. Jesus marcou pela última vez a 17 do mês de dezembro, levando sete remates certeiros em toda a época. Por seu turno, Martinelli fez dois dos golos do triunfo recente ante o Crystal Palace, contando com seis, esta temporada.
Resta olharmos para os números de Richarlison. O dianteiro do Tottenham leva oito golos esta temporada, o último dos quais no recente empate dos spurs na visita ao Man. United. Dados claramente longe dos apresentados por Evanilson, no FC Porto.
Avançado confiante na chamada à canarinha
As boas atuações deixam, certamente, Evanilson na lista do selecionador Dorival Júnior. São sete golos nos últimos quatro jogos, além de duas assistências. Um grande cartão de visita e que o avançado espera ver retribuído com uma chamada da canarinha.
"Fico muito feliz com a boa fase. É fruto de muito trabalho da equipa. Temos trabalhado bem durante a semana e nos jogos. Quanto à seleção, é continuar a fazer a minha parte e pode ser que apareça", frisou o avançado à flash-interview da Sport TV, depois de ter bisado diante do Farense no último domingo.
É preciso, agora, esperar pelo início do mês de março para saber se Evanilson irá ou não ter a primeira oportunidade de se mostrar na seleção principal do Brasil, ele que já foi utilizado em duas ocasiões pela equipa olímpica dos canarinhos.
Leia Também: Evanilson lança a boia às águas algarvias. As notas do Farense-FC Porto
Leia Também: "Seleção brasileira? É continuar a trabalhar. Faço a minha parte"
Leia Também: Evanilson dobra a conta pessoal e segura vitória para o FC Porto
Leia Também: No meio da 'loucura' em Faro, Evanilson coloca o FC Porto na frente