O Benfica empatou, este domingo, 2-2, no Estádio D. Afonso Henriques, diante do Vitória SC, num duelo relativo à 21.ª jornada da I Liga. Um encontro que contou com seis minutos de compensação e gerou bastantes críticas por parte de Di María.
"É como dizemos sempre, jogamos contra tudo e contra todos, o guarda-redes e os jogadores perderam muito tempo, tivemos seis minutos de descontos, o FC Porto e o Sporting têm 10 e 11, mas este ano é assim e temos de continuar a trabalhar sozinhos", frisou o internacional argentino na flash-interview da Sport TV+. Declarações estas que podem motivar agora um castigo ao extremo das águias, com a APAF a já ter avançado com uma queixa contra o vigente campeão do Mundo.
O Desporto ao Minuto decidiu averiguar se Di María tem ou não razão sobre o que afirmou de forma tão veemente. E, na verdade, não tem. O argentino mentiu. O Benfica, em 21 jornadas, beneficiou de 10 ou mais minutos de desconto em sete partidas, já o FC Porto em apenas cinco ocasiões usufruiu de período tão alargado. Neste capítulo, o Sporting só em três situações contou com descontos de dois dígitos.
No que diz respeito à totalidade dos descontos decretados no final de cada partida, o FC Porto é, efetivamente, o emblema com mais minutos (176), mais dez do que o Benfica. O Sporting, mais uma vez, e apesar de ter um jogo a menos no calendário (diante do Famalicão), tem menos 25 minutos de tempo adicional do que os pupilos de Roger Schmidt e menos 35 minutos do que os comandados de Sérgio Conceição.
E se eliminássemos os descontos aos três 'grandes' o que sucederia? O Benfica sairia beneficiado? Nem de perto, nem de longe. As águias acabariam prejudicadas. O Benfica estaria no segundo lugar, com 48 pontos, menos quatro do que na classificação atual, a cinco do líder Sporting (que teria mais um ponto, com a agravante de ter ainda um jogo por realizar).
Por sua vez, o FC Porto moraria na quarta posição, com 37 pontos, menos oito do que na classificação atual. Ou seja... estariam a 16 pontos do leão de Amorim.
Leia Também: Nem Pote, nem João Neves. Zalazar é o médio do mês da I Liga