Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

FC Porto apaga 'Estrela' e fica a olhar para cima a contar... os milhões

Dragões regressam às vitórias e encurtam, provisoriamente, a distância para Sporting e Benfica, na antecâmara da partida da Liga dos Campeões.

FC Porto apaga 'Estrela' e fica a olhar para cima a contar... os milhões
Notícias ao Minuto

22:30 - 17/02/24 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto recusa abdicar da corrida ao título de campeão nacional, por muito complicada que a missão se esteja a afigurar, e regressou, ao início da noite deste sábado, aos triunfos, ao receber e bater o Estrela da Amadora, por 2-0, em encontro a contar para a 22.ª jornada do campeonato português.

Uma importante ‘injeção de moral’ para os homens de Sérgio Conceição, ainda para mais, na antecâmara do tão aguardado encontro com o Arsenal, a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira.

Chico, João Mário e um dragão de ‘fogachos’

Após dois ‘deslizes’ consecutivos, perante Rio Ave (empate sem golos) e Arouca (derrota, por 3-2), o FC Porto estava obrigado a demonstrar uma outra imagem, e, aos seis minutos, podia mesmo ter desfeito o nulo, não fosse a boa defesa de Bruno Brígido a um cabeceamento de Evanilson, após um cruzamento ‘teleguiado’ de Francisco Conceição.

O internacional sub-21 português foi, de resto, o principal dínamo ofensivo dos azuis e brancos, protagonizando inúmeros desequilíbrios, na ala direita, juntamente com João Mário, como aquele que originou mais uma ocasião, aos 20 minutos. Neste cabo, Nico González foi apanhado de surpresa e cabeceou ao lado.

Do outro lado, o Estrela da Amadora foi respondendo com uma ou outra transição rápida para o ataque, a mais perigosa das quais aos 29 minutos. André Luiz ‘cavalgou’ rumo à baliza, tendo valido a velocidade de Zaidu Sanusi, a recuperar para lhe ‘tirar o pão da boca’. No entanto, pelo meio, o nigeriano sofreu uma lesão, aparentemente, grave, pelo que deu o lugar a Jorge Sánchez.

Contrariedade para Sérgio Conceição… que teve motivos para sorrir, apenas sete minutos depois. A tal dupla João Mário-Francisco Conceição voltou a ‘carburar’, e, desta vez, o primeiro ensaiou um cruzamento rasteiro, que, após sofrer um desvio em Pedro Mendes, teve como resposta um remate certeiro de Wenderson Galeno.

Os dragões estavam na frente do marcador, mas continuavam a não convencer. De tal maneira que, no instante seguinte, Diogo Costa teve de ‘voar’ para negar um remate de cabeça de Ronaldo Tavares, que levava ‘selo’ de golo. Do outro lado, Francisco Conceição teve tudo para marcar, mas atirou à figura de Bruno Brígido.

‘Matar’ para depois descansar

Se, na primeira parte, o FC Porto esteve longe de convencer, na segunda, o cenário mudou de figura. Os dragões assinaram um regresso dos balneários fulgurante, e estiveram à beira de dilatar a vantagem por duas ocasiões, primeiro, por Evanilson (que atirou por cima), e, depois, por Galeno (que rematou para uma boa defesa de Bruno Brígido).

No entanto, à terceira foi mesmo de vez. João Mário recebeu a bola à entrada da grande área adversária, encheu o pé e colocou a bola no fundo da baliza. Um lance que acabou por ‘matar’ o jogo, visto que, daí em diante, este acabou por não ter grande história, culminando num resultado que não merece contestação.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 48 pontos, o que o deixa na terceira posição da I Liga, a cinco pontos dos líderes, Sporting (que ainda vai visitar em Moreirense e tem um outro jogo em atraso, com o Famalicão) e Benfica (que vai receber o Vizela). Já o Estrela da Amadora, é 14.º classificado, com 21 pontos.

Momento do jogo: A vantagem mínima era um resultado perigoso para o FC Porto, como o Estrela da Amadora chegou a deixar bem claro, no primeiro tempo. pelo que o belo remate de João Mário, aos 57 minutos, se revestiu de importância acrescida, para aquele que acabou por ser o resultado final.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio, Zaidu Sanusi; Nico González, Alan Varela, Pepê, Francisco Conceição; Wenderson Galeno e Evanilson.

Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Hevertton Santos, Kialonda Gaspar, Pedro Mendes, Rúben Lima, Nilton Varela; Léo Cordeiro, Aloísio Souza; André Luiz, Leo Jabá e Ronaldo Tavares.

Antevisão

O estádio do Dragão vai receber, ao início da noite deste sábado, o embate da 22.ª jornada da I Liga, que colocará, frente a frente, FC Porto e Estrela da Amadora, duas equipas que 'desesperam' por vitórias, de forma a encerrar os ciclos 'negros' pelos quais atravessam.

Os azuis e brancos vêm de uma derrota com o Arouca, por 3-2, que se seguiu a um empate sem golos, perante o Rio Ave. Conjunto de resultados que os deixam no terceiro lugar, a já dez pontos dos líderes, Sporting (que tem um jogo em atraso) e Benfica.

Os amadorenses, por seu lado, somaram apenas dois triunfos ao cabo das 13 últimas partidas em todas as competições, o que, não só os deixa no 12.º lugar da tabela, com 21 pontos, como também já lhes custou a eliminação da Taça de Portugal.

O FC Porto-Estrela da Amadora vai contar com a arbitragem de Tiago Martins, juiz da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Estrela da Amadora: Depois do choque em Arouca, haverá terapia?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório